ESCABIOSE (SARNA)
Sarcoptes scabiei é o nome científico de um ácaro que causa escabiose, mais conhecida como sarna. É isso mesmo! Humanos também têm sarna.
Apesar de ser famosa na raça canina, os animais não a transmitem para seus donos.
A transmissão acontece somente entre humanos e, assim como nos bichos, causa coceira, principalmente no abdomen e entre os dedos. A infecção é muito rápida, e toda família deve fazer o tratamento, que dura cerca de três dias, e deve ser repetido uma semana depois.
A doença é mais comum em crianças e pessoas com doenças que deixam o sistema imunológico debilitado, como a Aids. Nesses casos, o quadro é mais grave e afeta o corpo todo. A escabiose é um problema comum, não gera qualquer outro dano á saúde e é tratada com medicamentos via oral. Em algumas situações é recomendado o uso alternado de tópicos e remédios, além da higiene, que se não for bem feita faz o problema voltar.
CUIDADOS PARA EVITAR REINFECÇÃO
# HIGIENE PESSOAL
Lavar muito bem as maõs. Se possível, usar álcool gel após a lavagem. Usar sabonetes e cremes tópicos, mas apenas sob prescrição médica.
# HIGIENE DO AMBIENTE
Roupas de cama e banho devem ser lavadas diariamente. Em alguns casos, é necessário ferver as peças.
# ROUPA
Peças do vestuário pessoal naõ devem ser compartilhadas. Após o uso, as peças devem ser lavadas o mais rápido possível.
#CONTATOS
È adequado afastar a pessoa da escola ou trabalho até um dia depois do término do tratamento. No caso de pessoa hospitalizada, é recomendado isolamento por até dois dias após o fim do tratamento.
Fonte: Jornal Massa.