VARIZES
A Sociedade de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) lançou no dia 11 de outubro de 2011 diretrizes para o tratamento de doenças vasculares. Uma delas é o uso de meias comporessiva para quem tem varizes e outra diz respeito a intervenções cirúrgicas.
As cirurgias mais recomendadas são as de radiofrequência endovascular (introdução de cateteres), a laser (introdução de cateter com laser dentro das varizes) e escleroterapia com espuma (introdução de um líquido com seringas).
As meias, por sua vez, são usadas nos tratamentos medicamentosos e também durante recuperação cirúrgica e devem ser sempre prescritas por um profissional.
A médica angiologista Élide Reis explica que varizes são "veias dilatadas, tortuosas e alongadas. Se não tratadas, podem causar insuficiência venosa crônica, manchas escuras na pele e até hemorragias".
Conforme dados da Sociedade de Angiologia, a doença afeta 50% das mulheres e 37% dos homens brasileiros. "Isso porque as mulheres têm uma variação hormonal muito grande e ainda fazem uso de anticoncepcional", dia Élide, ressaltando a questão psicológica. "Tenho uma paciente que não vai á praia por vergonha e isso atrapalha a vida social".
Foi o que aconteceu com a esteticista J.S. 32. "Antes da cirurgia, morria de vergonha, deixava de usar saia, de ir ao clube e praia, tudo por causa daquela veia horrível".
VEIA NÃO TEM RELAÇAO COM TROMBOSE
A especialista Élide Reis diz que as pessoas costumam associar problemas de trombose a varizes, mais isso é mito. A verdade é que qualquer roupa que aperte, principalmente as batatas da perna, são prejudicias por não favorecerem a circulação.
DICAS E LOCAIS DE TRATAMENTO
* SOBREPESO - As pessoas acima do peso têm maior predisposição a varizes, principalmente pelo maior esforço das pernas.
* POSIÇÕES - Não ficar muito tempo em pé ou muito tempo sentado, pois isso atrapalha o fluxo sanguíneo.
* EXERCÍCIOS - Evitar atividades físicas de impacto. Dê preferência a caminhadas leves, hidroginástica ou natação.
* Locais para tratamento pelo Sistema Unico de Saúde - Hospital das Clínicas (3283-8000), Hospital Santa Izabel (2203-8444) e Hospital Ana Nery (3117-1938).
OBS: As mulheres devem priorizar saltos de 3 a 4 cm e plataforma. Sandália rasteira e saltos altos podem causar varizes em quem tem predisposição genética.
Fonte: Jornal Massa.