Postagens

Mostrando postagens de Junho 29, 2011

ESTRESSE E TRABALHO

Imagem
Talvez o ambiente do trabalho tenha se modificado e acompanhado o avanço das tecnologias com mais velocidade do que a capacidade de adaptação dos trabalhadores. Os profissionais vivem hoje sob contínua tensão, não só no ambiente de trabalho, como também na vida em geral. Há, portanto, uma ampla área da vida moderna onde se misturam os estressores do trabalho e da vida cotidiana. A pessoa, além das habituais responsabilidades ocupacionais, além da alta competitividade exigida pelas empresas, além das necessidades de aprendizado constante, tem que lidar com os estressores normais da vida em sociedade, tais como a segurança social, a manutenção da família, as exigências culturais, etc. É bem possível que todos esses novos desafios supere os limites adaptativos levando ao estresse.
O tipo de desgaste à que as pessoas estão submetidas permanentemente nos ambientes e as relações com o trabalho são fatores determinantes de doenças. Os agentes estressores psicossociais são tão potentes quanto …

SITUAÇÕES EMOCIONAIS

Imagem
SINTOMAS
A Fobia é um sentimento de medo, injustificado e desproporcional, que se intromete persistentemente no campo da consciência e se mantém ali, independentemente do reconhecimento de seu caráter absurdo. A característica essencial da Fobia consiste num temor patológico que escapa à razão e resiste a qualquer espécie de objeção, temor este dirigido a um objeto (ou situação) específico.
O medo, seja com características fóbica ou não, reflete sempre uma grande insegurança e pode aparecer tanto nos Transtornos de Ansiedade quanto nos transtornos depressivos.
A associação da Depressão com crises de pânico é encontrada em proporções que chegam a 70% dos casos.
A Ansiedade aparece em nossa vida como um sentimento de apreensão, uma sensação de que algo está para acontecer, ela representa um contínuo estado de alerta e uma constante pressa em terminar as coisas que ainda nem começamos. Desse jeito, nosso domingo têm uma apreensão de segunda-feira e a pessoa antes de dormir já pensa em tudo q…

TERAPIA DE CASAL

Imagem
Brigas e desentendimentos são comuns em qualquer relação. Mas o que fazer quando as discussões parecem fugir do controle? Como agir quando a paixão esfria e a convivência fica cada dia mais complicada? Para quem não quer desistir de uma relação, uma alternativa certeira pode ser a terapia de casal – quem já experimentou, garante: na vida real, ela é muito mais séria e eficiente do que nas telas do cinema.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, abrir o jogo e contar, detalhadamente, todos os problemas conjugais para um terapeuta, além de facilitar a vida a dois, pode fazer maravilhas por seu casamento. A seguir, os psicólogos Antonio Carlos Alves de Araújo e Kelen de Bernardi Pizol ajudam a responder as dúvidas mais comuns sobre a terapia e dão valiosos conselhos para vencer a crise no seu relacionamento amoroso.
O que é a terapia de casal e como ela funciona?
A terapia de casal, ou terapia conjugal, é uma psicoterapia em que ambos os parceiros participam, tendo o foco na sua in…

FITOTERAPIA

Imagem
Terapia por meio da prática de plantas medicinais que agem nos mecanismos de defesa imunológica, com promoção de curas. As plantas medicinais, no modelo da Bio-Saúde, são utilizadas para desinfecção e desintoxicação. Elas também podem ser aplicadas no O-Ring Test, pois atuam energeticamente de acordo com os vários pontos do corpo da pessoa examinada. Na Fitoterapia, recomenda-se que sejam utilizadas plantas nativas do lugar onde vivem as pessoas que vão praticá-la. A seleção das plantas deve considerar a compatibilidade entre elas, no caso de serem compatíveis elas são prescritas na forma de chás, banhos e sucos.

GEOTERAPIA

Imagem
Homem e terra são inseparáveis". A afirmação do médico japonês Atom Inoue diz respeito a um dos princípios da Bio-Saúde, as terapias caseiras. Uma destas terapias é a cataplasma de terra ou argila. A prática consiste na aplicação de uma massa pastosa formada por água e argila ou urina e argila/terra nas regiões acometidas de inflamações ou tumores. Recomenda-se que a terra ou a argila seja retirada, se possível, do próprio quintal de quem vai empregá-la.

HIDROTERAPIA

Imagem
A Hidroterapia já foi praticada por povos como os romanos, os egípcios e os hebreus. Hoje a técnica é difundida e conquista cada vez mais adeptos. Em plena fase de resgate de suas práticas, a hidroterapia é indicada para tonificar o corpo, aliviar dores, estimular a digestão, a circulação e o sistema imunológico.As práticas de hidroterapia da Bio Saúde são baseadas na filosofia do Instituto Kneipp, da Alemanha.
Nos banhos hidroterápicos, a prática de exercícios na água provoca o aumento da freqüência respiratória e cardíaca, do suprimento sangüíneo para os músculos, do metabolismo muscular, da circulação periférica e do relaxamento, diminuindo a pressão sangüínea, edemas e a sensibilidade nos terminais nervosos. A liberdade na imersão permite movimentos que trabalham grandes grupos musculares de uma só vez. Dentre as técnicas mais utilizadas em hidroterapia estão as duchas, massagens, saunas, banhos de imersão completos ou parciais e compressas.

REIKI E MASSAGENS

Imagem
Rei, em japonês, quer dizer "Sabedoria Universal"; Ki "Energia Vital". Trata-se de uma terapia oriental milenar que canaliza a energia vital e a distribui, pela imposição de mãos. O Reiki proporciona melhora nos planos físico, mental e emocional, com conseqüente alívio de conflitos internos e males físicos. Seus principais benefícios são: equilíbrio das energias, aumento da criatividade e da energia vital, liberação das emoções, rejuvenescimento celular, sono tranqüilo e reparador, relaxamento físico e mental, ação sobre as causas das enfermidades e doenças e o resgate da alegria e autoconfiança reprimidas.
Assim como o Reiki, as massagens terapêuticas têm como finalidade promover o bem estar físico, mental e emocional. Elas são indicadas principalmente para ativar a circulação sanguínea e energética, desbloquear canais de energia, o que alivia dores musculares e articulares.