Postagens

Mostrando postagens de Outubro 17, 2013

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A GRIPE E O RESFRIADO?

Imagem
A diferença principal é que a gripe pode matar e o resfriado, no máximo, pode te deixar meio caidão. A sabedoria popular costuma dizer que a gripe é um estágio avançado do resfriado, mas isso é um tremendo engano. Gripe e resfriado são infecções distintas, causadas por tipos de vírus bem diferentes: a gripe é causada por um tipo específico de vírus (o influenza), enquanto o resfriado pode ser desencadeado por vários tipos de vírus. Os sintomas iniciais são bem parecidos - nariz entupido e dores no corpo, principalmente -, mas a gripe logo se diferencia: além de produzir dores mais intensas, gera náuseas, febre, congestionamento das vias respiratórias e comprometimento do sistema imunológico, o que pode abrir espaço para problemas mais graves, como a pneumonia. O resfriado, pelo contrário, não costuma ir além de dores leves, tosse, espirros e coriza no nariz. Muitas vezes, inclusive, resfriado é confundido com crise de rinite alérgica. "Ninguém perde uma festa ou um dia de trabalh…

É POSSÍVEL DORMIR DE OLHOS ABERTOS?

Imagem
Sim, mas só se houver algo de errado no corpo. A condição médica que impede que os olhos se fechem totalmente se chama lagoftalmo – quando ocorre à noite, fazendo com que a pessoa durma de olhos abertos, é chamada de lagotftalmo noturno. O problema pode ser temporário ou permanente, e as causas geralmente são doenças musculares ou que atingem o nervo facial, como a hanseníase, uma das principais causadoras do problema no Brasil. Também dá para dormir de olhos abertos por causa de mal-formações na pálpebra, cistos, alergias, doenças congênitas (adquiridas durante a gestação), uso de depressores do sistema nervoso central (como bebidas alcoólicas e remédios sedativos) e até mesmo por causa de sonambulismo. As consequências são pesadas: ressecamento do globo ocular, vermelhidão, infecções e, em casos extremos, cegueira. Mas dá para curar com remédios, exercícios para as pálpebras e cirurgia. Só não vá pensando em treinar para ver se consegue dormir com os olhos abertos: como o sono está l…

SAIBA COMO O SER HUMANO ENVELHECE

Imagem
O principal motor do envelhecimento humano fica dentro de nossas células. Lá, as mitocôndrias fazem a respiração celular para produzir energia, mas acabam gerando como resíduo radicais livres, moléculas com um elétron a menos e que reagem facilmente, danificando a própria célula. Com o tempo os danos se acumulam, fazendo o corpo envelhecer. Além disso, a divisão celular desordenada também ajuda a envelhecer. Ao longo da vida, algumas células se multiplicam constantemente. A cada divisão, fragmentos de DNA são perdidos, causando pequenos erros genéticos que são passados para as células-filhas. Isso acontece até que a célula não consegue mais se dividir ou é destruída pelo próprio organismo por conter muitos erros. Aí, game over. Velho é a vovozinha Como cada parte do corpo mostra que o prazo de validade está chegando ao fim HEEEEEIN?! Algumas células do aparelho auditivo não se renovam e vão ficando cada vez mais danificadas, tornando difícil ouvir sons agudos. Além disso, os cílios que le…