Postagens

Mostrando postagens de Agosto 24, 2015

GLOSÁRIO

Imagem
Ganache: creme usado na confeitaria para cobrir bolos, bombons, sorvetes e petit-fours. Elaborado com creme de leite e chocolate e pode ser aromatizado com algumas gotas de conhaque.
Gaspacho: prato típico da Andaluzia, Espanha, é uma sopa fria refrescante, que pode ser preparada com vários ingredientes como tomate, pepino, beterraba, etc.
Limão-siciliano: fruta perfumada, de origem italiana. O limão-siciliano tem côr verde-amarelada, sua casca é enrugada e bem grossa. Maior que o limão-galego, porém com menos suco e mais ácido.
Tartare: é o nome dado a preparações com carne crua e condimentada. O mais conhecido é o steak tartare, preparado com carne de boi picada, servida crua com gema de ovo e com diversos condimentos. Também esta terminologia é usada para denominar pratos com peixe.
Maçã Granny Smith: de tamanho médio, com casca verde brilhante e polpa ácida. É de origem australiana e indicada para tortas e muitas preparações culinárias.
Vinagre balsâmico: é um vinagre…

TÉCNICAS E TERMOS CULINÁRIOS

Imagem
O que é banho-maria?
- É o nome dado ao processo de aquecer ou cozinhar lentamente qualquer ingrediente, mergulhando em água fervente o recipiente que a contém.
O que é besuntar?
- Besuntar consiste em pincelar com algum tipo de gordura um alimento que está sendo grelhado ou assado, para que não fique ressecado.
O que é apurar?
- Apurar é ferver um alimento, evaporando o líquido nele contido para reduzir o seu volume e concentrar o seu sabor.
Como identifico ponto de bala mole?
- Ponto de bala mole é o ponto em que uma pequena quantidade de calda forma uma bolinha quando resfriada em água.
Como sei que a calda está em ponto de fio?
- Para saber se a calda está em ponto de fio, coloque um pouco da calda em um prato e espere esfriar um pouco. Depois, com a ponta dos dedos, aperte e puxe. Deverá se formar um fio que não se desmancha.
O que é curtir?
- É fazer com que o alimento tome fortemente o sabor de um molho ou bebida alcoólica. A carne, por exemplo, pode ser cur…

DICAS DE SAÚDE

Imagem

DICAS INTELIGENTES

Imagem
Muitas receitas de polenta pedem água morna ou quente. Mas o segredo de uma polenta leve e sem os gruminhos é prepará-la com água fria e ir mexendo com colher de pau até que ferva e engrosse. O tempo de cozimento é em média de 40 minutos (para o fubá que não é pré-cozido).
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Um molho de tomate rápido?
Refogue 1 lata de tomates pelados no azeite com alho picado por 5 minutos. Junte 1 xícara de suco de laranja e cozinhe por 10 minutos. Sirva sobre massas, pizzas, etc.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Uma cobertura de bolo rápida e fácil?
Misture partes iguais de creme de leite e iogurte natural. Adoce com açúcar de confeiteiro.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Quer gelar a champanh…

DICAS E SEGREDOS DA COZINHA

Imagem
Para eliminar a baba do quiabo, lave-o ainda inteiro, seque-o e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão, deixando repousar durante 15 minutos. Depois lave ligeiramente, corte e cozinhe.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
A perdiz pode ser assada, frita ou ensopada, mas a primeira é a melhor forma de preparo. Recomenda-se cobrir a perdiz com bacon para evitar que a carne fique muito seca. A perdiz também é ótima para refogados e temperada com alguma bebida alcoólica (conhaque, vinho branco ou champanha).
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Calcule o feijão: 1 xícara de feijão cru serve três pessoas depois de pronto.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Para …

40 DICAS PARA FACILITAR SUA VIDA NA COZINHA

Imagem
Calcule o feijão: 1 xícara de feijão cru serve três pessoas depois de pronto.O queijo não endurece se você passar manteiga ou margarina na parte cortada.Para descongelar frutos do mar, coloque o pacote ou vasilha na geladeira e deixe descongelar lentamente, sem tirar da embalagem.Para que as batatas fritas fiquem bem sequinhas, depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.Depois de ralar frutas e legumes, dá o maior trabalho limpar o ralador. A melhor maneira é cobrí-lo com filme plástico, e só então ralar.Nunca recongele alimentos que você retirou do freezer, mas não chegou a usar.Quando o purê fica muito aguado, basta salpicar a mistura com um pouco de leite em pó.Antes de fritar a banana, passe-a em farinha de trigo. Assim ela não fica encharcada na gordura.Para manter a couve-flor branca, adicione um pouco de leite a água do cozimento.Uma colher (chá) de gel…

DEZ FORMAS ABSURDAS DE SE MORRER

Imagem
Acredite: existem pessoas que morrem de maneiras assustadoramente estúpidas e bizarras! Um exemplo disso é Isadora Duncan, uma famosa dançarina norte-americana dos anos de 1920, que morreu estrangulada com seu próprio cachecol. O acessório ficou preso ao eixo do seu carro. 1 – Bueiro Fatal - Em 2008, um homem tentou recuperar sua carteira que havia sido roubada. O senhor de 57 anos de idade chegou a chamar a polícia, mas soube que a carteira estava num bueiro próximo. Ele tentou recuperar a carteira, mas acabou ficando com a cabeça presa no buraco e morreu a caminho do hospital. 2 – Desodorante - Em 1998, um jovem de 16 anos sofreu um ataque cardíaco na Inglaterra depois de cheirar gás de desodorante em excesso. Na história já foram registradas 130 mortes por inalação de gás de desodorante aerossol. 3 – Ataque de ovelha – Em 1999, uma mulher inglesa foi atacada por ovelhas. Betty Stobbs tinha 67 anos. Ela chegou com o jantar da família e o rebanho atacou o veículo onde ela e…