Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 2, 2013

COMO REDUZIR O ARDOR DA PIMENTA

Imagem
Se você exagerou no tempero durante a preparação de um prato, acrescente algumas colheres de iogurte natural à receita. A dica é difundida pela picante culinária indiana e tem explicação científica. É que o iogurte – derivado do leite – possui uma proteína chamada caseína, capaz de envolver a substância responsável pelo ardido da pimenta, a capsaicina. Essas duas moléculas se atraem por uma diferença de cargas elétricas e, como a caseína é maior e mais complexa, ela absorve a capsaicina, formando uma espécie de capa protetora. “Nossa língua não detecta a parte picante da comida, que está encoberta”, diz Gláucia Pastore, professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.
Se você só perceber o exagero na hora em que der a primeira garfada, também pode recorrer ao iogurte, mas ele não vai agir de forma tão eficiente. “A caseína só vai absorver as moléculas de capsaicina que ainda estiverem soltas na boca. A sensação até diminui, mas não passa”, diz Gláucia. Nesse caso, leite p…

COMA MAIS PEIXE

Imagem
Os peixes são riquíssimos em proteínas, aproveitadas quase integralmente pelo organismo e fundamentais para a formação da nossa pele, cabelos e unhas. Crianças, adolescentes e gestantes necessitam de maior quantidade dessas proteínas. Os peixes também possuem ferro, um nutriente importante para a formação dos glóbulos vermelhos, que ajudam a prevenir a anemia. Além de ser muito nutritivo, normalmente apresenta menor teor de gordura, principalmente a saturada, em relação à carne vermelha, e também tem menos caloria. Para garantir esses benefícios, deve-se consumir o alimento de duas a três vezes por semana.
O tipo certo para você

Das gorduras contidas nos peixes, a maioria é insaturada. Entre elas, está o ômega 3, que além de diminuir o nível de triglicérides, ajuda a prevenir a aterosclerose e diabetes e ainda contribui no tratamento da artrite reumatoide. "Quem quiser incluir o nutriente em sua dieta deve preferir os peixes de águas frias, como sardinha, atum, salmão, arenque e ca…

A IMPORTÂNCIA DAS FIBRAS ALIMENTARES NA SUA SAÚDE

Imagem
Hábitos alimentares inadequados, sedentarismo e determinados medicamentos são alguns dos principais fatores que causam a constipação intestinal – o popular “intestino preso”, problema cada vez mais comum na vida das pessoas.
Felizmente, segundo conta a nutricionista Maria Fernanda Elias Llanos*, em muitos casos, pequenas mudanças já ajudam a reverter o quadro: praticar atividades físicas regularmente, beber bastante água e aumentar o consumo das famosas fibras alimentares.
As fibras alimentares são partes dos vegetais que não conseguem ser digeridas pelo nosso corpo e passam intactas pelo tubo digestivo. Fernanda explica que, além de auxiliar no funcionamento do intestino, elas têm sido amplamente estudadas por causa do seu papel na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2006, também existem evidências convincentes de que o aumento da ingestão de fibras ajuda a manter o …

SOPA

Imagem
Antigamente, elas eram lembradas somente quando se estava doente. Quando alguém ficava de cama, logo vinha a sugestão de se tomar uma boa sopinha. Esse estigma, no entanto, caiu. E basta a temperatura ficar mais amena para as sopas entrarem no cardápio do dia a dia de quem quer ficar saudável e esbelta. Quando preparadas com os ingredientes corretos, elas podem, além de nutrir, ajudar a emagrecer.
As sopas voltadas para emagrecimento são ricas em fibras, pois têm em sua base verduras e legumes. Isso faz com que a digestão seja rápida, pelo fato de o alimento já estar processado. Além disso, as fibras dão a sensação de saciedade. Você não precisa comer muito para se sentir satisfeito.
Nos dias quentes, elas também podem ser resfriadas, embora sejam mais adequadas para os dias frio. não há contraindicação, nem limite. Pode-se tomar sopa todos os dias. Mas o ideal é optar por receitas que não engordam.
Durante a refeição não ingerira outros líquidos. Pode tomar água ou chá antes ou depois, …