Postagens

Mostrando postagens de Julho 11, 2013

O QUE ACONTECE COM O MILHO QUE FAZEMOS PIPOCAS:

Imagem
O milho que usamos para fazer pipocas é composto basicamente por amido e água, e quando aquecemos o milho quer seja ao lume ou em microondas, a água contida no grão de milho passa a vapor, e essa pressão do vapor de água à medida que aumenta, vai empurrando a camada exterior do grão de milho, chamada de pericarpo, que se consegue manter intacta até que a sua pressão no interior atinge um valor de cerca de 9 vezes superior à pressão atmosférica, rebentando depois, dando a impressão de que o milho explode. É também o amido expandido, que forma a parte branca das pipocas que acabamos por comer posteriormente. Ao abrirmos o saco de pipocas (se usamos sacos de pipocas para microondas), podemos mesmo ver o vapor de água a libertar-se, e é também devido a este vapor que devemos ter o cuidado ao abrir o recipiente onde fazemos as pipocas, para não nos queimarmos. Curiosamente há grãos de milho que não explodem, devido a terem a sua camada exterior já rachada e assim deixando passar o vapor e nã…

COMO PREPARAR PIPOCAS DOCE

Imagem
INGREDIENTES: - Milho para pipocas (uma variedade especial)
- Óleo alimentar
- Açucar branco
- E claro, uma panela com duas asas PREPARO:1 - Escolher uma panela de preferência com o fundo fino e duas asas.
2 - Coloque de seguida o milho, fazendo com que fique bem espalhado e tapar o fundo, de preferência sem se sobrepor. Não é obrigatório que o fundo fique completamente tapado o fundo, basta espalharmos os grãos de milho até ficarem bem distribuídos pelo fundo da panela.
3 - Deite-lhe umas 5 colheres (sopa) de óleo, o suficiente para untar o milho.
4 - Se se quiser adoçar agora as pipocas e não depois de feitas, devemos espalhar uma camada de açucar branco por cima das pipocas, isto para aqueles que gostem delas bem docinhas. Há a hipótese de colocar o açucar depois, dependerá do gosto de cada um, explicado mais abaixo.
5 - Agora é a vez de colocarmos a panela ao lume, em lume brando, e esperarmos que o açucar se dissolva no óleo, tapando bem a panela com a tampa.
6 - De vez em quando, devemos …

DICAS PARA PREPARAR UMA DELICIOSA PIPOCA

Imagem
Embora simples, a preparação da pipoca tradicional tem lá seus segredinhos: -  A quantidade de óleo deve ser suficiente para preencher o fundo da panela e ficar pouco mais acima do milho; -  Coloque o óleo antes do milho! -  Deixe o óleo esquentando. Quando ele tiver quente, coloque o milho; - A quantidade de milho deve cobrir o fundo da panela; -  Deixe o milho fritando na panela o máximo possível, até ficar com um amarelo claro;

-  Depois de tampar a panela, espere começar a estourar o milho. Depois disso, comece a mexer a pipoca. - O ponto da pipoca é evidente, pois o intervalo de um estouro para outro vai ficando mais lento, isso mostra que a pipoca esta pronta pra ser devorada! FONTE: magazineluiza.com.br