COMO PREPARAR PIPOCAS DOCE

INGREDIENTES:
- Milho para pipocas (uma variedade especial)
- Óleo alimentar
- Açucar branco
- E claro, uma panela com duas asas

PREPARO:

1 - Escolher uma panela de preferência com o fundo fino e duas asas.
2 - Coloque de seguida o milho, fazendo com que fique bem espalhado e tapar o fundo, de preferência sem se sobrepor. Não é obrigatório que o fundo fique completamente tapado o fundo, basta espalharmos os grãos de milho até ficarem bem distribuídos pelo fundo da panela.
3 - Deite-lhe umas 5 colheres (sopa) de óleo, o suficiente para untar o milho.
4 - Se se quiser adoçar agora as pipocas e não depois de feitas, devemos espalhar uma camada de açucar branco por cima das pipocas, isto para aqueles que gostem delas bem docinhas. Há a hipótese de colocar o açucar depois, dependerá do gosto de cada um, explicado mais abaixo.
5 - Agora é a vez de colocarmos a panela ao lume, em lume brando, e esperarmos que o açucar se dissolva no óleo, tapando bem a panela com a tampa.
6 - De vez em quando, devemos com a ajuda de um pano, agarrar a panela pelas duas asas, e sacudir um pouco.
7 - Quando o milho começar a estalar, devemos começar a agitar a panela.
8 - Quando o estalar das pipocas começar a reduzir de intensidade, devemos desligar o lume, e esperar que o último grão de milho rebente.
9 - Só agora deveremos tirar a tampa, e admirar a maravilha que é termos uma panela cheia de pipocas acabadinhas de fazer.
10 - Deitar as pipocas numa taça, e após arrefecerem um pouco, servir ainda mornas se possível, que é quando são mais deliciosas...

COMO ADOÇAR AS PIPOCAS APÓS SEREM FEITAS:

1 - Colocamos uma caçarola em lume branco.
2 - Cobrimos o fundo da mesma com açucar e deitam-se as pipocas suficientes para cobrirem o fundo.
3 - Assim que o açucar começar a ficar líquido, com a ajuda de uma colher de pau, devemos movimentar as pipocas em sentido circular, para se agarrarem ao açucar.
4 - Quando o açucar começar a ficar amarelado, retiramos a caçarola do lume, mas sem deixar de mexer as pipocas continuamente.
5 - Quando já não houver açúcar visível na caçarola, colocamos as pipocas numa travessa grande.
6 - Atenção neste caso! Não devemos comer logo as pipocas, pois o açucar só é fundido a temperaturas muito altas, e corremos o risco de nos queimarmos ao comê-las, devemos deixá-las ficar mornas primeiro.
7 - Repetir este processo até as pipocas acabarem.
É capaz de ser preferível o primeiro processo de fazer as pipocas já com o açucar em vez de ter de fazer este passo posteriormente.
Como em todas as coisas que gostamos de fazer, existe um pequeno ritual que dita que apenas após estarem todas as pipocas prontas, é que as devemos começar a comer.

COMO LAVAR O MATERIAL:

Após estarem feitas as pipocas, devemos lavar a panela, caçarola, etc. O problema é que o açucar cristaliza na mesma, especialmente se usado o processo de adoçamento abaixo. Mas este processo é fácil, e faz-se bem com água a ferver. Basta-nos assim colocar água na panela, e levá-la ao lume. Quando começar a ferver, devemos mexer com uma colher de pau, descolando o açucar aos poucos da mesma e da colher de pau. Após este processo, devemos lavar tudo normalmente.
FONTE: www.pipocas.com

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER DE CURA DO ALHO

COMO DESFIAR FRANGO CONGELADO NA PANELA DE PRESSÃO

DICAS DE CONGELAMENTO