Postagens

Mostrando postagens de Abril 11, 2009

DICAS DE VINHO

Imagem
Se você precisar de vinho branco e não tiver à mão, substitua por vermute seco: dá certo na maioria das receitas. Para substituir o vinho branco doce, use vermute doce.Veja este truque para servir vinho tinto e deixá-lo muito mais saboroso. Abra a garrafa mais ou menos duas horas antes de servi-lo.Para destampar garrafas de vinho e champagne, esquente ligeiramente o bico com a chama de uma vela. Outra opção é dar várias voltas no gargalo com um fio grosso e girar para frente e para traz com força. Isto produzirá calor e dilatará o gargalo.Vinho doce, já aberto, pode ser tampado e guardado na geladeira, mas no máximo, por uma semana.Procure sempre deixar a garrafa deitada de modo que o vinho entre em contato com a rolha, isto fará com que a mesma não resseque e encolha evitando que o vinho evapore.Para carnes, aves ou peixes, faça o molho como de costume e coloque um pouco de vinho - preferência tintos para as carnes e aves; brancos para aves e peixes.Dê um novo sabor ao arroz, acresc…

DICAS DE VERDURAS

Imagem
Verduras - vitaminas - safraAlface: contém boas quantidades de vitamina A, B5 e C, além de sais minerais. Safra vai de maio a novembro.

Acelga: Vitamina A, C e B5 e fibras. Safra: junho a outubro.Agrião: vitamina A, C e vitaminas do complexo B. Sais minerais: iodo, enxofre, fósforo e ferro. Safra: janeiro e fevereiro, agosto e setembroCatalonha: Cálcio, Fósforo e Ferro, vitaminas A, C e do complexo B. Safra: agosto a janeiro.Couve: sais minerais. Vitaminas A e do Complexo B. Calorias em 100g: 27. Safra: agosto a fevereiro.Escarola: vitaminas A, B2 e B5, Cálcio e Ferro. Safra: agosto a setembro e janeiro.Espinafre: sais minerais, vitaminas A e vitaminas do Complexo B, presentes também nos talos. Safra: julho a novembro e janeiro.Mostarda: vitaminas A e do complexo B, Cálcio Fósforo e Ferro. Safra: julho a novembro, janeiro e fevereiro.Repolho: vitaminas A e C. Safra março a maio e outubro a janeiro. Se você quer evitar que o talo do brócolis fique tão cozido quanto a flor, faça um corte …

DICAS DE TORTAS

Imagem
Se você estiver fazendo uma torta e sobrar massa, aproveite da seguinte maneira: corte em tiras, pincele com ovo e polvilhe com orégano ou queijo parmesão ralado e 
leve ao forno para assar. É um ótimo salgadinho para acompanhar drinques ou sopas.
Quando for assar a massa da torta, ainda sem recheio, fure-a com um garfo, para que não cresça. Massas recheadas antes de ir ao forno, não podem ser furadas.
Cobertura brilhante da torta de maçã ou morango é uma calda feita com 1 xícara (chá) de água fria, 1 colher (sobremesa) de amido de milho e uma colher (sopa) de açúcar. Quando morna, é espalhada sobre as frutas.
Unte a fôrma de torta e polvilhe com maizena e açúcar antes de colocar a massa. Depois de assada, a massa fica sequinha e crocante.

DICAS DE TOMATES

Imagem
Se você precisar fazer uma receita que leva catchup e, de repente, verificar que o catchup acabou, veja como você pode quebrar o galho: misture 1 xícara de polpa de tomate com 2 colheres (de sopa) de vinagre, 3 colheres (de sopa) de açúcar mascavo e uma pitada de canela e de cravo em pó. Misture bem.
Para tirar a acidez do molho de tomate, acrescente uma colherinha de açúcar.
Coloque o extrato de tomate em um prato, cubra-o com óleo ou azeite, evitando assim que mofe.
Uma maneira gostosa de aproveitar o restinho de catchup que ficou no vidro: acrescente 1 colher (de sopa) de vinagre, 2 colheres (de sopa) de óleo e orégano a gosto; feche o vidro e agite bem; terá um delicioso tempero para a sua salada.
Refogar, quer dizer cozinhar os alimentos em pouco óleo e no liquido que se forma durante o cozimento. É o caso dos tomates, quase sempre usados num bom refogado. Eles soltam liquido. Cozinha-se mexendo até que se forme um molho grosso.
Tomate sem pele se consegue mergulhando o legume rapida…