DICAS DE VERDURAS


Verduras - vitaminas - safraAlface: contém boas quantidades de vitamina A, B5 e C, além de sais minerais. Safra vai de maio a novembro.


Acelga: Vitamina A, C e B5 e fibras. Safra: junho a outubro.Agrião: vitamina A, C e vitaminas do complexo B. Sais minerais: iodo, enxofre, fósforo e ferro. Safra: janeiro e fevereiro, agosto e setembroCatalonha: Cálcio, Fósforo e Ferro, vitaminas A, C e do complexo B. Safra: agosto a janeiro.Couve: sais minerais. Vitaminas A e do Complexo B. Calorias em 100g: 27. Safra: agosto a fevereiro.Escarola: vitaminas A, B2 e B5, Cálcio e Ferro. Safra: agosto a setembro e janeiro.Espinafre: sais minerais, vitaminas A e vitaminas do Complexo B, presentes também nos talos. Safra: julho a novembro e janeiro.Mostarda: vitaminas A e do complexo B, Cálcio Fósforo e Ferro. Safra: julho a novembro, janeiro e fevereiro.Repolho: vitaminas A e C. Safra março a maio e outubro a janeiro.
Se você quer evitar que o talo do brócolis fique tão cozido quanto a flor, faça um corte em "X" na base.
Agrião picado e pedacinhos de bacon frito acentuam o sabor de qualquer caldo.
Não se deve usar bicarbonato de sódio na hora de cozinhar verduras. Ele elimina parte das vitaminas e altera o sabor. Substitua-o por uma pitada de açúcar.
Poucos sabem que as folhas externas do alface têm mais vitaminas que as novinhas que ficam no seu interior. Por isto, aproveite essas folhas mais escuras e durinhas, fazendo uma salada que leve outros ingredientes. Corte essas folhas em tiras bem fininhas e misture com outras verduras.
Para cortar o gosto um tanto amargo da chicória, antes de temperar a salada misture uma colher bem cheia de pão esmigalhado (ou ralado).
Para conservar verduras e legumes fora da geladeira, numa emergência, experimente guardá-los em local fresco, embrulhados em papel molhado. Os resultados são excelentes.
Escolhendo verduras:Brócolis: os melhores têm cabeça compacta.Espinafre: as folhas devem ter tamanhos regulares, a cor verde bem escura, sem manchas.Repolho: os de amanho reduzido e de cor clara são mais tenros.
Evite o uso de bicarbonato, durante o cozimento, para manter a cor verde das verduras, porque isto ocasiona a destruição das vitaminas do vegetal. Para conservar, basta cozinhar o alimento em panela destampada e acrescentar uma pitadinha de açúcar à água.
Para conservar verduras fora da geladeira, numa emergência, experimente guardá-los em local fresco, embrulhados em papel molhado. Os resultados são excelentes.
Para conseguir uma salada bem temperada, dissolva o sal no vinagre ou no limão e derrame esta mistura sobre ela, antes de acrescentar o azeite.
Rabanetes que já não estão muito frescos ficarão melhores, se você os colocar de molho em água fria, pelo menos meia hora antes de serem utilizados.
As folhas de alface não murcham tão rapidamente se você forrar o compartimento de verduras da geladeira, com uma toalha.
Não jogue fora as folhas de aipo. Lave bem, seque e use em sopas, molhos e saladas.
Para reavivar as folhas murchas de saladas, mergulhe-as por 1 minuto em água quente e depois em água gelada com um pouco de vinagre.
Alcachofra: As alcachofras podem ficar cinzentas quando cozidas em panelas de alumínio ou de ferro, o melhor é prepará-las em panela de vidro. O talo flexível indica que a alcachofra está fresca e boa para o consumo, ao contrário do talo quebradiço ou muito duro.
Para abrir a cabeça da alface americana, deixar de molho em água morna com uma colher de sopa de vinagre, por mais ou menos 15 minutos, e abrir pelos fundos.
Para fazer a desinfecção de verduras é necessário utilizar 200ml de vinagre para 1 litro de água ou 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água por um período de 15 minutos para que a desinfecção seja efetiva. É necessário fazer novo enxágüe após a desinfecção.Colaboração: Karen Dykstra - Nutricionista.
Para evitar que a salada fique encharcada, coloque um pires invertido no fundo da saladeira. O excesso de liquido concentra-se abaixo do pires.
Para evitar odoro do brócolis, basta colocar uma fatia de pão na água do cozimento. Depois de cozido retire o pão. O mesmo poderá ser feito com o repolho.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO