Postagens

Mostrando postagens de Novembro 14, 2009

VITAMINAS B1 E B2

Imagem
A Vitamina B1 (tiamina) pode ser encontrada em: Carne de porco, Cereais integrais, Batatas, Grãos e Frutas secas.Fortalece o sistema nervoso, protege das depressões, debilidade e cansaço.A carência dessa vitamina, nos alcoólicos, pode provocar perda de apetite, inchaço das pernas e braços, convulsão, aumento do volume do coração, perda da memória e fraqueza muscular.A Vitamina B2 (riboflavina) pode ser encontrada em: Leite, Ovos, Carnes, Aves, Cereais enriquecidos.Ajuda a combater problemas de visão e inflamações das mucosas.A deficiência desta vitamina pode ser diagnosticada através dos seguintes sintomas: lábios rachados, olhos riscados de sangue, dermatite e anemia ligeira. FONTE:www.culinariaonline.com.br

VITAMINA A

Imagem
A Vitamina A (retinol) pode ser encontrada em: Fígado, Peixes Gordos, Gema de ovo, Queijos, Frutas, Cenoura, nabo, espinafre e agrião.Esta vitamina é essencial para a divisão e crescimento das células e contribui para a manutenção das mucosas dos aparelhos respiratório, digestivo e urinário. É também essencial à visão.A carência dessa vitamina provoca pele seca e escamosa e aumenta o risco de infecções. A falta prolongada de vitamina A resulta na deterioração progressiva da visão, podendo chegar à cegueira. FONTE:www.culinariaonline.com.br

RISCOS E PRAZERES DAS DROGAS

Imagem
O risco do prazer. Correr riscos faz parte da natureza humana. Corre-se riscos para se sentir vivo, aprender mais sobre si mesmo, testar suas habilidades e limites ou até arriscar a integridade física ou mental como forma disfarçada de suicídio. Também corre-se riscos por quê eles dão prazer, alguns aceitos socialmente, outros não. Exemplo disso são as competições automobilísticas em pistas apropriadas para isto, por outro lado há corridas pelas ruas da cidade nas madrugadas, desconsiderando todos os sinais de transito.
E quando o assunto é drogas? O que são drogas?Elas trazem junto algum prazer (senão ninguém as usaria). Trazem também riscos, que podem estar relacionados aos efeitos diretos da droga; riscos legais; sociais e riscos de dependência. O fato de uma droga ser legal ou ilegal não está relacionado a suas propriedades químicas ou seus riscos para a saúde. Um critério popular é achar que tudo o que é natural não prejudica. Isto não é verdade. Veneno de cobra, vírus e bactérias…

OBESIDADE

Imagem
Uma pessoa é considerada obesa quando possui peso 10% a 20% maior do que o peso médio ideal para o sexo e altura. Todo peso a mais é supérfluo e prejudicial, pois aumenta o risco de doenças como diabetes, pressão arterial e artrite.
Na maioria dos obesos, o aumento da gordura tem origem no desequilíbrio entre a alimentação e exercício físico. Pelo menos 30% dos casos de obesidade têm um fator genético associado: a famosa tendência a engordar, mas pode haver uma razão clínica para o aumento do peso. Por isso, deve ser tratada com orientação do médico, e como uma questão estética e de saúde.
A obesidade é o resultado do balanço do que se come e o que se gasta de energia então, além da orientação do médico, depende na verdade, de um grande esforço pessoal. Ou diminuem-se a quantidade, sem alterar a qualidade da comida e aumenta-se os gastos energéticos ou ambos. Obedecendo as dietas e os exercícios físicos, o peso diminui gradualmente e de acordo com o rítimo de cada um.
Os medicamentos quan…

O PODER DOS SUCOS

Imagem
"Meu mais sincero desejo é que esta aula mude a sua vida. A mudança poderá ser gradual ou rápida, perceptível ou espantosa. Mas, desde que você comece a incluir sucos frescos em sua alimentação diária, garanto que irá sentir-se e parecer melhor".
Esta aula tem como objetivo ajudar vocês a adquirir os hábitos alimentares saudáveis, à medida que for descobrindo a diversão e a criatividade que existe em fazer e tomar sucos. Por favor , note que não estou advogando uma mudança drástica em sua dieta alimentar, mas incentivando você a tomar sucos regularmente, como suplemente para usa alimentação diária.
Algumas doenças sérias podem ser minoradas, ou talvez evitadas, pelo hábito de tomar sucos frescos. Mas entenda bem : os sucos não são remédios. São apenas alimentos puros e nutritivos que oferecem ao corpo vitaminas e sais minerais que ele necessita para se manter saudável.Faço questão de que você use os sucos do modo certo.. É importante não esquecer que sua dieta se tornará mais …

MEDICAMENTOS GENÉRICOS

Imagem
CONCEITOS Genérico/ReferênciaO medicamento genérico é aquele que: contém o mesmo fármaco, na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica do medicamento considerado como referência no País, apresentando a mesma segurança e eficácia clínica.O medicamento de referência é, geralmente, aquele que obteve o primeiro registro na Vigilância Sanitária - por ser o inovador que investiu na pesquisa clínica e no desenvolvimento farmacotécnico apresentando biodisponibilidade conhecida, eficácia e segurança comprovadas.O medicamento genérico deve assegurar, através de testes in vitro e in vivo, que possui a mesma qualidade do medicamento de referência, o que permite o intercâmbio entre os mesmos e pode significar vantagem ao consumidor devido a um menor preço do genérico.
Perguntas e Respostas
1- Já temos medicamentos genéricos no Brasil? Quando esses produtos chegarão ao mercado ?Atualmente não existem medicamentos genéricos de conformidade com a …

DISTÚRBIO DE APETITE

Imagem
A anorexia nervosa e a bulimia são distúrbios caracterizados por um comportamento alimentar bizarro. Ocorrem com muito mais freqüência no sexo feminino do que no masculino e acometem pessoas que têm uma preocupação excessiva com a aparência e a forma do corpo.
A anorexia nervosa está presente em aproximadamente 1% das adolescentes ou jovens adultas, enquanto a incidência da bulimia é de aproximadamente 5%. A principal característica da anorexia nervosa é uma visão distorcida da imagem corporal. Existe um medo mórbido de ganhar peso ou tornar-se obesa. Já a bulimia nervosa caracteriza-se por uma compulsão em alimentar-se.
O indivíduo acometido chega a ingerir 2000 a 3000 cal em uma única refeição, parando de comer apenas quando acontece algo que o interrompa, como por exemplo, o término da comida, a interferência de outra pessoa ou quando começa a passar mal. Nesses momentos, ele costuma ter uma terrível sensação de perda de controle. Aí, para compensar, ele provoca vômitos, ingere quant…

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Imagem
Definição:Nutracêutica é a ciência que pesquisa alimentos como forma de prevenir várias doenças. Os alimentos que contenham compostos bioativos (bioflavonóides) são considerados como funcionais, pois auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças, entre outras se destacam: cardiovasculopatias, cancer, diabetes, osteoporose e TPM.Estes alimentos, têm a função de prevenir e manter a saúde, reduzir riscos de doenças crônico-degenerativas e beneficiam as funções fisiológicas.As frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, peixes de águas frias, ervas aromáticas e lactobacilus, entre outros são fontes de alimentos funcionais.
Exemplos:Frutas: morango, melancia, mamão, frutas secas oleaginosas (castanha pará, amêndoas, nozes, avelâs, macadâmia)Legumes: tomate, berinjela, cenoura, abóbora, aspargosVerduras: crucíferas de folhas verde escuro, brócolis, agrião, escarola Cereais integrais: aveia, centeio, cevada, arrozLeguminosas: soja, lentilha, feijão azukiPeixes de águas frias…

ALIMENTOS DIETÉTICOS

Imagem
Muitas pessoas sadias (querem engordar, querem emagrecer, são vegetarianos, etc) e também pessoas doentes (diabéticos, hipertensos, cardiopatas, com problemas de metabolismo, obesos, etc) requerem dietas próprias, feitas com alimentos e produtos elaborados especialmente para estes fins. A legislação brasileira que regulamenta a industrialização destes produtos e alimentos é muito confusa, os textos legais são dúbios e obscuros, muitas vezes incoerentes entre si e, a maioria das leis que tratam sobre este assunto já é muito antiga e ultrapassada (Decreto Lei nº 986 de 21/10/1969 - Decreto nº 79.094 de 05/01/1977 - Lei nº 6360 de 23/09/1976).
O que são produtos e alimentos dietéticos e a quem se destinam? Segundo a legislação, Alimento Dietético é todo alimento elaborado para regimes alimentares especiais, destinado a ser ingerido por pessoas sãs e Produto Dietético é aquele tecnicamente elaborado para atender às necessidades dietéticas de pessoas em condições fisiológicas especiais.
Com …

ALCOOLISMO

Imagem
Um motorista embriagado, mesmo que se sinta lúcido, terá seus reflexos psicomotores desorganizados, por isso é um suicida e um criminoso em potencial, ainda que involuntário. O modo como o álcool afeta o comportamento humano varia de indivíduo para indivíduo. Mas pode-se saber as diferentes taxas de concentração de álcool no sangue e os efeitos que ela causa.
* No Brasil as leis de trânsito (resolução 476 de 1974) consideram dirigir em estado de embriaguez, quando o nível de álcool no sangue (alcoolemia) for igual ou superior a 0,8g/l ou o nívelde ar exalado (no bafômetro) for 0,00038g/l.
*A porcentagem de álcool encontrada nas bebidas mais comuns são:
cerveja (baixo teor)
0,2 a 2
cerveja (médio teor)
2 a 4,2
cerveja (alto teor)
4,2 a 7
vinho de mesa
10 a 13
champanhe
10 a 13
licores
18 a 24
compostos
12 a 20
whisky
36 a 24
conhaque
36 a 24
bagaceira
38 a 24
brandy
32 a 40
rum
40 a 41
vodka
40 a 41
gin
40 a 47
tequila
40 a 46
pina colada
24 a 22
pinga
40 a 24 ou mais
Uma dose aproximadamente de 1 ml/kg de etanol absoluto…

MISTURAS ESPECIAIS

Imagem
• 4 Épices (francesas) Ingredientes: pimenta do reino, gengibre, noz moscada e cravo. Ideal para carnes, peixes, presunto, rã, língua, pickles, suco de tomate, molhos, ponches e doces.
• Agridoce (Chinês) Ingredientes: anis estrelado, canela, erva doce, cravo e gengibre. Muito utilizado em pratos da cozinha chinesa. Ideal no frango xadrez, molho agridoce e bifes.
• Avis Rara Ingredientes: sal, páprica, mostarda, pimenta chilli, aipo, noz moscada, sálvia, tomilho, alecrim e manjerona. Ideal para aves especiais (faisão, perdiz, codorna, galinha d'angola). É uma 6tima opção para realçar o sabor de aves grelhadas, assadas cozidas ou fritas.
• Cheiro Verde Ingredientes: salsa e cebolinha verde desidratadas. Ideal para temperar carnes, peixes e molhos para saladas, feijoada, almôndegas, croquetes de bacalhau, omeletes e molhos à base de manteiga.
• Chili (Mexicano) Ingredientes: pimenta chili, cominho, orégano e alho. Utilizado em pratos mexicanos, dá um sabor especial às carnes, peixes, fr…

VEGETAIS DESIDRATADOS

Imagem
• Aipo Verde: Utilizado em sopas, legumes, carnes, frango, almôndegas, massas, molho vinagrete para churrasco e Sucos vegetais como o de beterraba e cenoura. . Cebola em Flocos: pura e desidratada, é indicada em todas as preparações da cebola fresca, bastando hidratá-la em água gelada, ou adicioná-la seca em sopas molhos etc. • Espinafre: Muito utilizado por restaurantes no preparo de massas, para nhoque, espaguete, pães, molhos, patês, cremes e sopas. • Cenoura: Ideal para o preparo de massas diversas. FONTE:www.culinariaonline.com.br

ERVAS

Imagem
• Alecrim: de aroma fresco, que lembro o pinho, dá um sabor especial às aves, aos molhos e sopas de tomate, frutos do mar, carnes, patês, beringela, batatas, couve-flor, pães, Sucos e saladas de frutas. Ótimo no churrasco quando salpicado sobre o carvão. • Cebolinha verde: Muito usado em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Ótimo também em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas. • Coentro (em grãos ou moído): A semente inteira é usada no preparo de ponches, pickles, doces e no café. Industrialmente utilizada na produção de salsichas, linguiças e mortadelas. Moído, é usado no tempero de peixes, carnes, aves, assados ou grelhados, molhos, sopas de feijão, lentilhas e legumes. Também muito utilizado em pratos da culinária baiana, destacando-se as moquecas e as caldeiradas de peixes e frutos do mar. • Endro Dill: Indispensável no preparo de peixes, molhos, salada de batatas, marinados, pickles, carnes, sopas, pães, massas, queijos e compotas. • Er…

ESPECIARIAS

Imagem
• Açafrão Espanhol: É muito utilizado em pratos da culinária francesa, espanhola e sul-americana. Indicado no preparo de arroz, paella, risotos, peixes, frutos do mar e pães.
. Açafrão da Terra: Erva da família do gengibre, é conhecido também como cúrcuma. De sabor ligeiramente amargo e cor amarelo-dourado, extraída da raiz seca e moída da planta. Além do sabor, serve para dar cor aos alimentos. Utilizado em pratos com ovos, pickles, molhos cremosos, maioneses, massas, frango, peixes, arroz e pães.
• Alho desidratado (em flocos ou granulado): Seco e desidratado, substitui o alho fresco em todas as suas aplicações.
• Alho Porró: lembra um pouco a cebola, é ideal para os molhos à base de manteiga e cogumelo fresco, saladas, sopas e caldos de peixe.
• Anis Estrelado: É típico no preparo de pratos da cozinha chinesa á base de carne de parco e pato. Também usado para fazer licores, chás e aromatizar bebidas alcoólicas.
• Baunilha: de coloração marrom escuro, é utilizada no preparo de doces, dan…