OBESIDADE

Uma pessoa é considerada obesa quando possui peso 10% a 20% maior do que o peso médio ideal para o sexo e altura.
Todo peso a mais é supérfluo e prejudicial, pois aumenta o risco de doenças como diabetes, pressão arterial e artrite.
Na maioria dos obesos, o aumento da gordura tem origem no desequilíbrio entre a alimentação e exercício físico. Pelo menos 30% dos casos de obesidade têm um fator genético associado: a famosa tendência a engordar, mas pode haver uma razão clínica para o aumento do peso. Por isso, deve ser tratada com orientação do médico, e como uma questão estética e de saúde.
A obesidade é o resultado do balanço do que se come e o que se gasta de energia então, além da orientação do médico, depende na verdade, de um grande esforço pessoal. Ou diminuem-se a quantidade, sem alterar a qualidade da comida e aumenta-se os gastos energéticos ou ambos. Obedecendo as dietas e os exercícios físicos, o peso diminui gradualmente e de acordo com o rítimo de cada um.
Os medicamentos quando usados devem ser recomendados sempre por um médico e usados como auxiliares e não como a base do tratamento. Na maioria dos casos os médicos receitam moderadores do apetite, reduzindo sua dose aos poucos até que o organismo passe a funcionar por si só. Diuréticos não devem ser usados, pois, gordura não é água e não sai na urina; a discreta perda de peso no uso desses medicamentos se deve a desidratação do organismo, e conseqüentemente perde-se sais essenciais à saúde. Fórmulas mágicas não existem, por isso tome muito cuidado no uso de medicamentos para emagrecer, principalmente aqueles naturais ou recomendados por um amigo.
Os exercícios recomendados são: a natação, a caminhada, a bicicleta (ergométrica ou não), de preferência diários e constantes. A cirurgia Plástica pode ser necessária para corrigir deformidade ou gorduras localizadas (lipoaspiração). São poucas as pessoas que podem se dedicar exclusivamente ao culto do corpo ideal, mas uma dieta balanceada e exercícios físicos praticados regularmente são normas básicas de saúde e bem estar, devendo ser iniciados na infância.
Lúcia Helena Salvetti De CiccoEditora Chefe
Onde Encontrar Mais Sobre o Assunto.
Obesidade - Tratamento da Obesidade...
Obesidade e termogênese - As pessoas vivem comparando máquinas com o corpo humano...
FONTE:www.culinariaonline.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER DE CURA DO ALHO

COMO DESFIAR FRANGO CONGELADO NA PANELA DE PRESSÃO

DICAS DE CONGELAMENTO