Postagens

Mostrando postagens de Maio 14, 2010

OS SEGREDOS DA CAJÁ

Imagem
A cajazeira (Spondias mombin L.) é uma espécie frutífera da família Anacardiaceae, originária da região tropical do continente americano. Na região sudeste da Bahia, a cajazeira é encontrada como árvore usada para sombreamento permanente do cacaueiro e também como produtora de frutos que servem como importante fonte de renda adicional para o produtor. Os frutos da cajazeira são muito apreciados pelo excelente sabor de sua polpa. Além disso, apresentam boas características agroindustriais como rendimento de polpa de 56 % em média e suas características químicas, como Brix de 13o.
APOLPA DA CAJÁ ESTÁ ENTRE AS MAIS COMERCIALIZADAS NA REGIÃO
CLIMA E SOLO
A cajazeira desenvolve-se bem em climas úmido, sub-úmido e quente, com precipitação anual entre 1.100 a 2.000 mm. Os solos recomendados para o plantio são os profundos e bem drenados, para que as raízes tenham um desenvolvimento satisfatório. Os terrenos com declividade acima de 20% não são recomendáveis.
PLANTIO
Recomenda-se o plantio de muda…

OS SEGREDOS DO CACAU

Imagem
A ARVORE DOS FRUTOS DE OURO
O cacaueiro é originário de regiões de floresta pluviais da América Tropical, onde até hoje, é encontrado em estado silvestre, desde o Peru até o México. É classificado do gênero Thebroma, familia das Esterculiáceas. Foi citado pela primeira vez na literatura botânica por Charles de l’ Ecluse, que a descreveu sob o nome de Cacao fructus. Em 1937, foi descrito como Theobroma fructus por Linneu, que em 1753 propôs o nome Theobroma cacao, que permanece até hoje.
Os botânicos acreditam que o cacau é originário das cabeceiras do rio Amazonas, tendo-se expandido em duas direções principais, originando dois grupos importantes: Criollo e Forastero. O Criollo, que se espalhou em direção ao norte, para o rio Orinoco, penetrando na América Central e Sul do México, produz frutos grandes, com superfície enrugada. Suas sementes são grandes, com o interior branco ou violeta pálido. Foi o tipo de cacau cultivado pelos índios Astecas e Maias.
O Forastero espalhou-se bacia amaz…

OS SEGREDOS DA BANANA

Imagem
NOMES POPULARES - Banana (bananeira)
NOME CIENTÍFICO - Musa X paradisíaca L. / família Musaceae.
ORIGEM - Ásia
PARTES USADAS - Folhas e frutos.
CARACTERÍSTICA DA PLANTA - Planta com caule suculento e subterrâneo, cujo "falso" tronco é formado pelas bases superpostas das folhas. Folhas grandes de coloração verde-clara e brilhantes. Flores em cachos que surgem em séries a partir do chamado "coração" da bananeira.
FRUTO - Alongado, de casca mole, com a polpa carnosa de coloração amarelada, variável de acordo com a variedade.
CULTIVO - Propaga-se por rizoma, por não possuir sementes. Pode ser plantada em todo o território brasileiro durante a estação chuvosa, produzindo o ano todo. As variedades mais cultivadas são: prata, nanica, maçã, terra e pacova. Cresce em áreas com muito sol e não suporta solos encharcados. Um cacho fornece de 5 a 40 Kg, dependendo da variedade.
CONSERVAÇÃO - A maioria das bananas é mais doce quando a casca amarela não tem nenhum traço verde e fica che…

PONCHE ALTO ASTRAL

Imagem
INGREDIENTES:
- 1 litro de suco de abacaxi
- 1 litro de suco de laranja
- 1/2 xícara (chá) de suco de limão
- 1 garrafa de suco de uva
- 1 garrafa de vinho tinto de mesa
- 1 garrafa de vinho branco de mesa
- 1 garrafa de champagne sidra
- Açúcar a gosto
- 2 litros de soda limonada ou água com gás
- 1 lata de salada de frutas em calda
- Kiwi, uvas, abacaxi e morangos para decorar
- Água mineral suficiente para completar a forma MODO DE PREPARAR: Numa poncheira, coloque as frutas picadas e as bebidas com os
sucos coados. Adoce a gosto. FONTE:www.receita.maisvoçe.globo.com