Postagens

Mostrando postagens de Abril 15, 2009

DICAS DE CONGELAMENTO

Imagem
O QUE NÃO PODE IR AO FREEZER
Maionese:Porque o óleo se separa dos demais ingredientes. Gelatina Pronta: cristalizaBatatas cozidas: Perdem sabor e têm a textura modificada Ovos cozidos ou crus com casca: A casca se rompe e a gema fica granuladaGema pura crua: Fica cheia de grânulosVegetais que serão usados crus: Perdem a textura originalManjares e pudins a base de maisena: A água se separa e o sabor se modificaE mais...Carne salgada e defumada- Creme de leite- Curau- Doces caramelados- Leite fresco- Iogurte- Picles- Pudim de claras- Pudim de leite condensado- Queijos- Receita com Saladas cruas- Tomates.
ETAPAS DO CONGELAMENTO
1- Separe alimentos de boa qualidade e limpos 2- Faça os procedimentos necessários para cada tipo de alimento 3- Coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, sacos plásticos próprios para alimentos, em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição; fazendo bloquinhos de gelo do alimento e depois de endurecido envolver no PVC (plástico aderente, p…

DICAS DE CHURRASCO

Imagem
Tempo de fogo em braseiro forte:Picanha mal passada = 5/6minPicanha ao ponto = 8/10 minPicanha bem passada = 14/16 minFraldinha ao ponto = 15/18 minMaminha inteira = 20/22 minCostelinha de porco = 15/18 minLingüiça de porco = 15/20 min
Tempo de fogo em braseiro médio:Coxa e sobrecoxa de frango = 25/30 minPeito de frango = 20/25 minGaleto = 15/20 minCoraçãozinho = 10/15 minPimentão e cebola = 15 min
Corte as carnes sempre no sentido contrário aos das fibras, para que fiquem macias. Use sempre sal grosso para temperar a carne. Não utilize salmoura, a água muda o PH da carne e, juntamente com o sal fino, enrijece as fibras e endurece a carne.
Prepare o fogo cuidadosamente, de maneira a poder ter uma boa camada de brasas. Disto depende o sucesso da preparação. A camada deve ter a mesma largura da grelha e boa espessura.
Não utilize uma grelha que não seja de aço inoxidável. Deve ser de divisões cilíndricas bem finas.
Tempero para as carnes bovinas, é um só: o sal grosso e nada mais. Ele deve s…

DICAS DE CEREAIS

Imagem
Quando o aipim estiver duro, junte um copo de água fria enquanto ferve, logo ele ficará macio.
Realce o sabor da espiga de milho cozida retirando a palha verde e utilizando-a para forrar o fundo da panela na hora do cozimento.
Parta um pedacinho de mandioca antes de comprar. Caso saia um líquido leitoso, ela está fresquinha. Caso contrário ficará dura, seca e ruim.
O arroz fica soltinho se você juntar à água de cozimento algumas gotinhas de limão. Para calcular a quantidade, lembre-se que 1 xícara de arroz cru rende 3 xícaras de arroz cozido. E para que não fique empapado, calcule 2 xícaras de água para cada xícara de arroz cru.
Uma fatia de pão no recipiente do arroz deixa-o mais seco. O truque serve para o feijão.
Se esquecer de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, dissolva a quantidade de sal que seria necessário para cozinhá-lo em 1/2 xícara das de chá de água e pingue sobre o arroz. Leve de volta ao forno e deixe cozinhar até que seque a umidade.
Acabe o gosto de queimado do a…

DICAS DE CEBOLA

Imagem
Ao descascar uma cebola, experimente colocar um palito de fósforo (apagado) entre os dentes. O enxofre da cabeça do palito absorverá os gases da cebola, que provocam as lágrimas. Um outro truque é colocar uma bolinha de miolo de pão na ponta da faca com que estiver cortando as cebolas.
Quando se usa apenas a metade de uma cebola, a outra parte nem sempre pode ser aproveitada, pois resseca facilmente. Evite que isto aconteça, passando um pouco de manteiga na parte em que a cebola foi cortada.
Antes que a cebola leve você as lágrimas, faça com que ela perca o cheiro forte. Sem retirar a casca escalde-a em água fervendo, espere dois minutos e descasque-as embaixo da torneira de água fria. Se sobrar algum pedaço que não foi usado, passe óleo ou manteiga no lugar em que foi cortada e guarde num pirex, com a parte untada para baixo.
Para que você não chore enquanto descasca a cebola, basta mergulhá-la por alguns minutos em água bem quente. Isso também facilitará o trabalho de descascá-la.
Ao d…

DICAS DE CARNES

Imagem
Aquelas tirinhas que sobram na hora de fazer bifes ou picadinhos dão uma boa sopa se misturadas com legumes. Também podem ser úteis ao preparar um molho de tomates .
Sobras de bifes e de carnes ensopadas podem ser moídas para fazer croquetes. Basta misturar um ovo, farinha de rosca, cebola picada, outros temperos e fritar em bolinhas.
Outra forma de usar sobras de carnes já cozidas é desfiá-las, misturar com maionese e cenoura ralada, e fazer deliciosos sanduíches.
Com as chamadas carnes de segunda, faça-as ensopadas na panela de pressão, com um pouco de molho de tomate. São também ideais para moer.
Se você congelou a carne, ela vai soltar uma "água" vermelha ao ser descongelada. Não jogue fora esse líquido, pois ele contém proteínas importantes para o organismo. Aproveite-o no molho da própria carne.
Para preparar rosbifes, acrescente sal no meio do cozimento. Isso porque o sal faz sair o suco e o sangue da carne, tornando-a seca e dura. Depois de pronta, embrulhe-a em papel alu…

DICAS DE BOLO

Imagem
Para os bolos e os biscoitos ficarem mais saborosos, acrescente sempre à massa algumas gotas de essência de baunilha ou suco de limão.
A fim de evitar que o bolo se esfarele ao ser cortado, proceda à operação com uma faca afiada aquecida em água fervente.
Quando você quiser escrever uma mensagem com glacê sobre o bolo, utilize primeiro um palito para delinear a sua mensagem, depois coloque o glacê num recipiente plástico de mostarda ou maionese e esprema sobre a marca que fez com o palito.
Para facilitar seu trabalho quando for encher um saco de confeitar, coloque-o com o bico para baixo num copo alto; assim você pode enchê-lo sem derramar e com mais facilidade.
O bolo de fubá fica bem mais saboroso e fofinho se você substituir parte do leite por coalhada ou iogurte natural.
Ao retirar o bolo do forno, cubra-o imediatamente com um pano seco, Isso evitará que ele tome vento e conseqüentemente murche.
O bolo velho pode ficar novo, se mergulhado em leite frio e assado em forno médio. Para mant…

DICAS DE BISCOITOS

Imagem
A massa de biscoitos feita só com amido de milho é mais delicadae desmancha na boca.
Para abrir e moldar a massa de biscoito, você pode polvilhar a mesa ou omármore com amido de milho.
Guardar algumas fatias de pão na lata , junto com biscoitinhos macios,não deixa que eles amoleçam.
Quando cortar biscoitos com forminhas ou cortadores apropriados, ou mesmo com a borda de um cálice, faça-o com a massa, sobre um guardanapo polvilhado de farinha de trigo. Isto evita que percam a forma ao serem passados para o tabuleiro de assar.

DICAS DE BEBIDAS

Imagem
No verão experimente fazer estes refrescos: Congele suco de laranja, maçã ou abacaxi na bandeja para cubinhos de gelo. Coloque alguns cubinhos no liquidificador com o suco gelado. Bata até obter uma mistura cremosa e refrescante
Quando for fazer chá de saquinho, enfie o quadradinho de papel da ponta debaixo da xícara para evitar que caia dentro do chá.
Para conservar melhor o aroma e o sabor do café, junte um pouco de açúcar ao pó fresco antes de guardá-lo num recipiente fechado.
O café fica quente por mais tempo, se você aquecer as xícaras que vai usar para servi-lo.
É bom você se preparar para fazer deliciosos lanches nos dias mais frios. Experimente estas duas sugestões: acrescente uma colher de chá de café solúvel ao chocolate e veja como ela fica delicioso, servido bem quente. Se você preferir chá, junte um pedaço de casca de laranja à chaleira, antes de servi-lo: ele vai ficar delicioso e com um aroma bem diferente.
Se você gosta de chá bem forte, acrescente uma colher de açúcar na …

DICAS DE BATATAS

Imagem
Para obter batata frita crocante, descasque e deixe de molho em água com algumas gotas de vinagre. Escorra, seque e frite.
Evite a germinação de batatas colocando-as no mesmo saco que você colocou algumas maçãs.
As batatas cozidas ficam com um gostinho bom se você colocar alguns cravo-da-índia na água em que vai cozinhá-las.
Dê mais sabor ao purê de batatas acrescentando uma clara batida em neve depois de espremê-las.
As batatas em rodelas não ficam escuras se forem embrulhadas num saco plástico e guardadas num congelador.
Acrescente à massa da pizza uma batata cozida. Ela ficará mais saborosa e crocante.
A batatinha ficará crocante do jeitinho que todos gostam se, antes fritá-las você a passar na farinha de trigo.
Quando você for fazer salada de batata, corte as batatas cozidas com um cortador de ovo. Desta forma, as rodelas ficam mais uniformes e não desmancham.
Para conservar batatas cruas com a cor natural, basta guardá-las cobertas por uma camada de farinha de trigo.
Para que as batatas …