Postagens

Mostrando postagens de Novembro 5, 2009

CAÇÃO COZIDO COM MANDIOQUINHA

Imagem
INGREDIENTES:
1 kg de cação em postas
quanto baste de sal 3 colher(es) (sopa) de suco de limão quanto baste de pimenta-do-reino branca 2 colher(es) (sopa) de azeite de oliva 5 dente(s) de alho picado(s) 4 colher(es) (sopa) de cebolinha verde picada(s) 4 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s) 1 colher(es) (chá) de colorau 3 unidade(s) de mandioquinha picada(s) 2 unidade(s) de tomate
MODO DE PREPARAR:
Tempere o peixe com o sal, Aji-no-moto, suco de limão e a pimenta. Reserve. Em uma panela aqueça o azeite, junte o alho e deixe dourar. Acrescente o tomate, a cebolinha, a salsinha, o colorau, a mandioquinha picada e água. Tampe e cozinhe por 15 minutos, aproximadamente. Se necessário, adicione mais água. Acrescente o cação e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Sirva a seguir. FONTE:cybercoo.terra.com.br

PIZZA NO ESPETO

Imagem
INGREDIENTES: 50g de fermento biológico 1 colher (sobremesa) de sal 1 colher (sobremesa) de açúcar 1 colher (sopa) de salsa 1/2 xícara (chá) de óleo 2 xícaras (chá) de água morna 4 xícaras (chá) de farinha de trigo RECHEIO 20 bastões de mussarela 1 ovo 1 xícara (chá) de parmesão para polvilhar
MODO DE PREPARAR:
Em uma tigela, coloque o fermento, o sal, o açúcar e misture até virar um líquido. Acrescente a salsa, o óleo, a água e a farinha aos poucos, mexendo até desgrudar das mãos. Sove bem a massa, divida em 20 partes e deixe crescer por 15 minutos ou até dobrar de volume. Abra a massa com o rolo, coloque sobre a massa um bastão de mussarela espetado no palito de churrasco. Enrole a massa sobre o bastão como rocambole, prendendo a massa nas bordas para não abrir. Coloque em uma assadeira, um ao lado do outro deixando espaço entre eles. Pincele com o ovo e polvilhe o parmesão. Leve ao forno, preaquecido, por 20 minutos ou até assar.
Colaboradores
Culinarista: Mirian Soro/colaboradora Foto: André Fo…

FORMINHA DE BATATA

Imagem
INGREDIENTES:
3 batatas grandes
200g de requeijã
o2 colheres (sopa) de salsa
Sal a gosto
Margarina para untar
MODO DE PREPARAR:

Unte levemente forminhas para muffins com margarina. Descasque as batatas e corte em fatias bem finas. Coloque em uma panela com água e cozinhe por 5 minutos ou até ferver. Intercale camadas de batatas com requeijão, salsa e sal, finalizando com batata. Leve para assar em forno médio, preaquecido, por 25 minutos. Desenforme e sirva.
Colaboradores

Culinarista: Mariana Maluf Boszczowski/colaboradora
Foto: Stela Handa

OLHO DE SOGRA

Imagem
INGREDIENTES: -200 g de coco ralado - 1 gema - 1 colher sobremesa de essencia de baunilha - 1 colher sopa de margarina sem sal - 1 lata de leite condensado - açúcar cristal a gosto -300g de ameixasem caroço MODO DE PREPARAR:
Misture o coco ralado, a gema, a essência de baunilha, a margarina, e o leite de condensado. Leve ao fogo e continue mexendo até desgrudar da panela. Desligue o fogo.Deixe descansar por 30 minutos. Faça docinhos no formato de croquetes e cubra com os pedaços de ameixa.
Passe no açúcar cristal e disponha em forminhas de papel .
FONTE:salaecozinha_adriana.blogspot.com

CURIOSIDADES SOBRE UTENSILOS DE COZINHA

Imagem
1.Utensílios de alumínio podem trazer riscos à saúde?A matéria prima mais utilizada na fabricação de utensílios é o alumínio. Como o material libera alguns metais tóxicos, não é indicado armazenar alimentos por muito tempo nos recipientes desse material, pois quanto maior o contato com o alimento, maior a migração. Mesmo que também sejam liberados metais saudáveis.
Estudos indicam que vários são os fatores que influenciam a migração do alumínio para o utensílio, entre eles podemos citar: a qualidade da liga de alumínio no utensílio, o tempo de uso do utensílio, o tempo da duração da cocção dos alimentos, o pH do alimento, a presença de sal ou açúcar, entre outros. Evite utilizar utensílios de alumínio no preparo, na cocção e no armazenamento dos alimentos.
2. Utensílios de ferro podem ajudar no combate da anemia? Alguns pesquisadores afirmam que essa teoria faz sentido. Cozinhar com utensílios de ferro pode aumentar o nível deste metal na comida e isto poderia beneficiar pessoas que têm…

BOLO CREMOSO DE GENGIBRE

Imagem
INGREDIENTES: 1 pote de iogurte natural (200g) 1 pote (medida do iogurte) de óleo 1 pote (medida do iogurte) de açúcar 2 ovos2 potes (medida do iogurte) de farinha de trigo 1 colher (chá) de gengibre em pó 1 colher (chá) de fermento em pó 2 colheres (sopa) de gengibre em conserva picado Margarina para untar e farinha de trigo para polvilhar Canela em pau para decorar
MODO DE PREPARAR:
Bata no liqüificador o iogurte, o óleo, o açúcar, os ovos, a farinha e o gengibre em pó até obter um creme homogêneo. Adicione o fermento e o gengibre em conserva e misture com uma colher. Despeje em uma assadeira redonda com 22cm de diâmetro untada e polvilhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até que enfiando um palito no centro da fôrma este saia limpo. Desenforme depois de frio. Decore com 2 paus de canela.
Colaboradores
Culinarista: Mariana Maluf Boszczowski/colaboradora Foto: Marcelo Breyne/Colaborador

FRANGO AMERICANO

Imagem
INGREDIENTES: 1 e 1/2kg de frango em pedaços 3 colheres (sopa) de farinha de milho 3 colheres (sopa) de farinha de rosca 3 colheres (sopa) de farinha de trigo 3 colheres (sopa) de farinha de mandioca 3 dentes de alho espremidos 1/2 xícara (chá) de azeite Sal e pimenta-do-reino a gosto 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado Óleo para untar
MODO DE PREPARAR:
Em um saco plástico, coloque todos os ingredientes, feche e chacoslhe para misturar. Retire do plástico, coloque em uma assadeira untada e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até assar e dourar levemente.
Colaboradores
Culinarista: Mirian Soro/colaboradora Foto: Stela Handa