CURIOSIDADES SOBRE UTENSILOS DE COZINHA

1.Utensílios de alumínio podem trazer riscos à saúde?A matéria prima mais utilizada na fabricação de utensílios é o alumínio. Como o material libera alguns metais tóxicos, não é indicado armazenar alimentos por muito tempo nos recipientes desse material, pois quanto maior o contato com o alimento, maior a migração. Mesmo que também sejam liberados metais saudáveis.
Estudos indicam que vários são os fatores que influenciam a migração do alumínio para o utensílio, entre eles podemos citar: a qualidade da liga de alumínio no utensílio, o tempo de uso do utensílio, o tempo da duração da cocção dos alimentos, o pH do alimento, a presença de sal ou açúcar, entre outros. Evite utilizar utensílios de alumínio no preparo, na cocção e no armazenamento dos alimentos.
2. Utensílios de ferro podem ajudar no combate da anemia? Alguns pesquisadores afirmam que essa teoria faz sentido. Cozinhar com utensílios de ferro pode aumentar o nível deste metal na comida e isto poderia beneficiar pessoas que têm deficiência de ferro.
No Brasil, um estudo feito na década de 80 avaliou dois grupos de bebês: um comia alimentos feitos em panelas de ferro, e o outro, em utensílios de alumínio. "O primeiro grupo teve melhores índices de ferro no sangue", diz o autor do estudo, Francisco Martinez, chefe do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP (Universidade de São Paulo).
Também foi realizada uma pesquisa na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp pela nutricionista Késia Diego Quintaes, onde verificou-se o aumento no nível de hemoglobina de um grupo de pessoas depois de comerem alimentos preparados em panela de ferro por 12 semanas.De acordo com a pesquisadora, o ferro liberado é o ferro não-heme, disponível nos vegetais, que é um tipo de ferro absorvido em menor proporção pelo corpo, do que o ferro heme, presente nos alimentos de origem animal.
3. O aço inoxidável também libera metais saudáveis?A liga do aço inoxidável (inox) é uma combinação do ferro com outros dois metais: cromo e níquel, um dos metais mais prejudiciais à saúde. Uma alimentação com alto conteúdo de níquel pode afetar os níveis de outros nutrientes e, mais do que isto, a deficiência de alguns nutrientes pode ser agravada por um alto nível de níquel na dieta.
A contribuição de níquel na ingestão diária devida a migração deste durante a cocção dos alimentos em utensílios de inox é pequena. Vários autores já documentaram que os utensílios de inox são fonte de dois nutrientes essenciais à população: o cromo e o ferro.
4. O antiaderente é uma boa opção?Panelas com revestimento antiaderente impedem que o metal-base da sua estrutura, em geral o alumínio, migre para a comida, sendo uma boa opção sim, embora os benefícios e os malefícios desse material ainda estejam sendo estudados.
5. O uso de luvas é importante?Sim e não. O uso de luvas é indicado se você utilizar de forma adequada, ou seja, manipular somente os alimentos com as luvas e trocá-las sempre que necessário. Muitos pensam que porque estão de luvas podem pegar em tudo, não somente no alimento e acabam por contaminar a comida. Por isso, talvez o ato de lavar as mãos a todo o momento, tomando os cuidados necessários, possa ser mais seguro do que utilizar luvas.
Por Roberta Silva
Nutricionista - CRN-3 14. 113

Postagens mais visitadas deste blog

O PODER DE CURA DO ALHO

COMO DESFIAR FRANGO CONGELADO NA PANELA DE PRESSÃO

DICAS DE CONGELAMENTO