Postagens

Mostrando postagens de Maio 15, 2010

OS SEGREDOS DO CÔCO

Imagem
O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estado de maturação, apresentando de maneira geral bom teor de sais minerais (Potássio, Sódio, Fósforo e Cloro), e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal.
O coco realça o sabor dos alimentos, sendo excelente no preparo de bebidas, pratos doces e salgados, substituindo com vantagem nozes e amêndoas nos diferentes tipos de receitas.
O coco verde, encontrado em praias, possui maior quantidade de líquido que o maduro e tem polpa tenra, sendo muito apreciado como bebida e no preparo de cocadas moles.
Já o coco maduro é contra-indicado às pessoas com problema cardíaco e que tenham alta taxa de colesterol no sangue.
Para verificar se o coco maduro está em boas condiçõeos é suficiente bater com uma moeda na casca. Se ele estiver fresco, o som será estridente. Som oco indica que a fruta está estragada.
Devido ao seu conteúdo em sais de Potássio e Sódio, o coco é um alimento adequado contra arteriosclerose, para os nervos, cérebr…

OS SEGREDOS DA SIRIGUELA

Imagem
Nome Científico: Spondias purpurea L.
Família: Anacardiaceae
Origem e dispersão: a cirigueleira é originária da América Central encontrando-se dispersa no México, Caribe e vários países da América do Sul. Características: a planta adulta raramente excede a 7,0 metros. O fruto é uma drupa elipsodial de 3 a 5 cm de comprimento, 15 a 20 g, lisa e brilhante, roxo ou vinho, com o epicarpo firme.
Clima e Solo: a cirigueleira é encontrada produzindo em locais de clima tropical e subtropical, em solos bem drenados.
Propagação: a cirigueleira dificilmente se propaga por sementes. É multiplicada por estacas de 30 a 50 cm de comprimento e de 7 a 12 cm de diâmetro.
Utilização: o fruto de 15 a 20 g apresenta um rendimento de 50% de polpa e é utilizado na fabricação de sucos, sorvetes, licores, vinho, geléia, compotas e refrigerantes.
Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp)
www.todafruta.com.br

OS SEGREDOS DA CEREJA

Imagem
Nome Científico: Prunus avium L. (cereja doce) e Prunus cerasus L. (cereja ácida).
Família: Rosaceae
Origem e dispersão: a cerejeira é uma planta originária da Ásia, foi introduzida acerca de 20 séculos na Europa.
Características: a cerejeira é uma planta arbórea, que produz frutos pequenos, arredondados, de coloração variável do quase incolor com traços amarelos ao vermelho escuro.
Clima e Solo: a cerejeira é uma
planta cujo cultivo deve ser realizado em regiões frias, visto que os cultivares mais importantes necessitam de 800 a 1000 horas de frio para produzirem satisfatoriamente. Com ideais, são considerados aquelas áreas com invernos frios e chuvosos e verões secos e amenos.
Propagação: a cerejeira, usualmente, é propagada por enxertia, sendo os porta-enxerto Mazzard e Mahaleb, propagados por sementes, e Stockton Morello, propagado por estacas ou perfilhos enraizados, os mais recomendados. O porta-enxerto Mahaleb também pode ser propagado facilmente por estaquia.
Variedades: os cultivare…

OS SEGREDOS DA CARAMBOLA

Imagem
CARAMBOLA - é um fruto exótico e atrativo de uma espécie de árvore nativa da Indonésia e Índia, chamada de Averrhoa carambola. Tanto a árvore como seus frutos são populares em todo o Sudeste Asiático, no Pacífico Sul e partes da Ásia Oriental. A árvore também é cultivada na Colômbia, Guiana, República Dominicana, Brasil e nos Estados Unidos, no sul da Flórida e do Havaí.
A árvore da carambola é de crescimento lento (perene) e caracteriza-se por ter tronco curto e bastante ramificado, possui uma forma espessa e suas folhas decíduas estão dispostas em espiral. Conseguem alcançar até 15 metros de altura aos 25 anos de idade. Os frutos são vistosos, com uma forma oblonga, possuem uma pele fina que varia de verde a amarelo, dependendo do grau de maturação. Quando imaturos são verdes, e atingem a cor amarela quando estão maduros e prontos para serem consumidos. É um fruto adstringente e suculento com sabor doce e azedo. Cortado em fatias em secção transversal o fruto tem a forma de uma estre…

OS SEGREDOS DO CAQUI

Imagem
Fruta de sabor doce e agradável, contém vitamina A, B1 e B2, além de quantidade considerável de fibras que regulam as funções intestinais.
A vitamina A é indispensável à vista, conserva a saúde da pele, evita infecções, auxilia o crescimento e faz parte da formação do esmalte dos dentes. A vitamina B1 tonifica o músculo cardíaco e ajuda a regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo. A vitamina B2 é essencial ao crescimento, evitando ainda a queda de cabelos.
É muito recomendada contra afecções do fígado, problemas intestinais, catarros da bexiga e as enfermidades das vias respiratórias. As pessoas que sofrem do estômago e que apresentam manifestações de acidez, dores ou cãimbras, melhoram contendo 2 ou 3 caquis por dia.
Na hora da compra, deve-se dar preferência a caquis sem rachaduras, firmes e de cor uniforme. Devem ser guardados em geladeira ou lugar fresco onde se conservam por até 5 dias. Mas o caqui só deve ser lavado na hora de ser consumido. Caso contrário, azeda-se facilmen…

OS SEGREDOS DO CAJU

Imagem
O litoral nordestino é tido como centro de origem e dispersão do cajueiro comum, e Amazônia do cajueiro precoce. A planta está difundida pela América do Sul, América Central, África, Ásia. A partir de 1985 destacaram-se a Índia, Brasil, Moçambique, Tanzânia e Quênia como principais produtores de castanhas no mundo. No Brasil a quase totalidade da produção de castanhas situa-se nos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
A palavra caju parece vir do termo "Acâi-ou" (língua tupi), que significa pomo amarelo; em línguas estrangeiras é conhecido como marañom (espanhol), cajou, anacardier (francês), cashew (inglês), anacardio (italiana). O cajueiro precoce é também conhecido como cajueiro anão, cajueiro-anão-precoce, cajueiro-do-ceará.
Planta de porte alto, 6 a 15, copa ereta, compacta a esparramada.
Folhas verdes com formato oval.
Flores pequenas rosa-esbranquiçadas, perfumadas. A casca do tronco é adstringente, rica em tanino, própria para o curtume; ainda a casca contém sub…