Postagens

Mostrando postagens de Outubro 6, 2010

PROCURE TORNAR O AMBIENTE DA CRIANÇA MAIS SAUDÁVEL

Imagem
- O bebê precisa de tranquilidade. Evite levá-los a lugares onde haja muita gente e muito barulho, como super mercados e shoppings. - Não deixe que fumem dentro de casa. A fumaça faz mal para a criança. Se os pais fumam, não devem pegar o bebê logo após terem fumado. _ Agasalhe a criança e deixe sempre as janelas abertas para arejar a casa. Evite usar produtos de limpeza com cheiro muito forte. - Proteja a criança dos animais. Mesmo os que são de casa podem ter reações imprevisíveis. - Não deixe os animais dormirem no mesmo ambiente que a criança. - Para que seu filho ou filha cresça e se desenvolva adequadamente, é fundamental fazer o acompanhamento de saúde na unidade de saúde em que foi feita a matrícula. - O acompanhamento de saúde na Unidade Básica de Saúde é importante para avaliar se o crescimento e o desenvolvimento de sua criança estão correndo adequadamente. - Nessas consultas de rotina voçê pode esclarecer suas dúvidas sobre a saúde do seu filho ou filha. - Os profissionais de saúd…

OS PRIMEIROS DIAS DE VIDA

Imagem
OBSERVANDO, CUIDANDO E CONHECENDO - O bebê deve ser bem acolhido para se sentir protegido. - Não tenha medo de pegá-lo no colo, aproxime-o do seu corpo, apoiando seu pescoço e sua cabeça. Converse, cante, acaricie, embale,abrace,brinque com sua criança. - No início da vida, o bebê dorme bastante. Para garantir um sono tranquilo e sem risco de sufocação, ele não deve dormir com outra pessoa na cama. É bom que o berço fique em lugar tranquilo e arejado. - O bebê nunca deve dormir de barriga para baixo (de bruços). Recomenda-se que ele durma de barriga para cima. Cuide para que a boca e o nariz não fiquem cobertos. Para aqucê-lo, é preferível agasalhá-lo com mais roupas do que cobrí-lo com muitas cobertas. - Nos primeiros dias, o bebê pode perder um pouco de peso, mas, por volta do décimo dia, já recupera seu peso de nascimento. - O banho deve ser dado desde os primeiros dias numa banheira ou numa bacia com água morna e sabonete neutro. Para evitar queimaduras no bebê, sempre verifique a tempe…

AMAMENTANDO SEU BEBÊ

Imagem
Voçê já deve ter ouvido falar sobre as vantagens do leite materno. Para começar, o leite materno é completo. Isso significa que, até os 6 meses, seu bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá,suco,água ou outro leite). Depois dos seis meses, a amamentação deverá ser complementada com outros alimentos. Voçê pode continuar amamentando até 2 anos ou mais. O leite materno funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças. Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho. Isso sem falar que a amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. Por isso é importante que voçê amamente seu bebê. Quanto mais tempo seu bebê mamar no peito, melhor para ele e para voçê. A AMAMENTAÇÃO TAMBÉM TRAZ MUITOS BENEFÍCIOS PARA A MÃE: - Reduz o peso mais rapidamente após o parto. - Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, dimimuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto. - Reduz o risco de diabetes. - Reduz o risco de câncer de mama. OBS: Se a amamentação …

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO

Imagem
No Brasil, toda criança já nasce com direito a ter um registro civil de nascimento. Nos serviçospúblicos,como escolas, centros de saúde,hospitais, é frequentea solicitação desse documento. Para que os direitos da criança possam ser garantidos desde os primeiros dias de vida, todos os brasileiros devem ser registrados logo após o nascimento. VOÇÊ SABE O QUE FAZER PARA REGISTRAR SEU BEBÊ ? O Registro Civil de Nascimento é gratuito para todos os brasileiros. É de graça também a primeira certidão de nascimento. Essa gratuita é garantida pela lei n 9.534/97. VOÇÊ PODE REGISTRAR SEU BEBÊ NA MATERNIDADE ONDE ELE NASCEU. Se não existir o serviço de registro civil na maternidade, é só comparecer ao cart´rio de Registro Civil da comarca onde a criança nasceu ou da comarca onde a família mora. QUER SABER O QUE É PRECISO FAZER? Pais casados devem levar: - A via amarela da Declaração de Nascido Vivo (DNV), fornecida pelo hospital. - Certidaõ de casamento. - É necessária a presença do pai ou da mãe. Pais não …