OS PRIMEIROS DIAS DE VIDA



OBSERVANDO, CUIDANDO E CONHECENDO
- O bebê deve ser bem acolhido para se sentir protegido.
- Não tenha medo de pegá-lo no colo, aproxime-o do seu corpo, apoiando seu pescoço e sua cabeça. Converse, cante, acaricie, embale,abrace,brinque com sua criança.
- No início da vida, o bebê dorme bastante. Para garantir um sono tranquilo e sem risco de sufocação, ele não deve dormir com outra pessoa na cama. É bom que o berço fique em lugar tranquilo e arejado.
- O bebê nunca deve dormir de barriga para baixo (de bruços). Recomenda-se que ele durma de barriga para cima. Cuide para que a boca e o nariz não fiquem cobertos. Para aqucê-lo, é preferível agasalhá-lo com mais roupas do que cobrí-lo com muitas cobertas.
- Nos primeiros dias, o bebê pode perder um pouco de peso, mas, por volta do décimo dia, já recupera seu peso de nascimento.
- O banho deve ser dado desde os primeiros dias numa banheira ou numa bacia com água morna e sabonete neutro. Para evitar queimaduras no bebê, sempre verifique a temperatura da água antes de colocá-lo no banho.
- Enxugue-o rápido para que ele não sinta frio, não esquecendo de secar bem as dobrinhas e o umbigo.
- A presença de pus ou de vermelhidão ao redor do umbigo sugere infecção e deve ser avaliada pelo profissional de saúde.
- O coto do umbigo costuma cair até o fim da segunda semana de vida.
- Para limpar a região do umbigo, só use álcool a 70.
- Não se deve usar faixas, moedas ou qualquer outra coisa sobre o umbigo.
- No momento das trocas, observe a pele de seu bebê. A presença da cor amarelada na pele significa icterícia. Quando ela aparece nas primeiras 24 horas de vida, quando o tom amarelado se torna muito intenso, ou, ainda, quando ele se espalha por todo corpo atingindo as pernas e os braços, há necessidade de o bebê ser avaliado pelo profissional de saúde.
- As fezes dos primeiros dias costumam ser escuras, depois podem ser amarelas, líquidas e, ás vezes, esverdeadas. Se a criança está bem, isso não é diarréia.
- Para evitar assaduras, troque as fraldas sempre que estiverem molhadas ou sujas e limpe o bebê com água, pano ou algodão úmido. Sempre que usar sabonete, enxágue bem. Não use talco, pois pode levar á sufocação do bebê.
- É importante que as roupas, os objetos e os brinquedos sejam lavados e bem enxaguados, evitando-se produtos perfumados.
NÃO DEIXE SUA CRIANÇA SOZINHA
- Sobre o trocador (mesa,cômoda);
- Na sua cama;
- No banho;
- Em casa ou sob os cuidados de criança.
FONTE: Caderneta de Saúde da Criança - Hospital da Mulher.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO