Postagens

Mostrando postagens de novembro 24, 2011

CÁLCIO

Imagem
Diferente do que as vovós diziam, o leite não é a melhor fonte de cálcio, segundo a nutricionista Márcia Mônica Ferreira. O elemento químico representa cerca de 2% do peso da pessoa adulta e está presente nos ossos, dentes e músculos. Segundo a especialista, a liberação de energia para a contração muscular, por exemplo, depende do cálcio, assim como a coagulação do sangue e outras funções, como a absorção de vitamina B12, liberação de neurotransmissores e a secreção de insulina, responsáveis pelo bom desempenho do organismo. A quantidade diária ideal a ser consumida de cálcio é estimada em 1000 mg/dia. A baixa ingestão do elemento pode causar doenças como osteoporose e hipertenção., além de facilitar fraturas ósseas. "O melhor é consumir os vegetais verdes-escuros, como brócolis e couve, peixes e grãos, como feijões brancos,. Mas, é preciso evitar certas combinações com café com leite, já que a cafeína dificulta a absorção do cálcio pelo organismo", orienta a especialista.

REFRIGERANTE

Imagem
ACORDO PREVÊ REDUÇÃO CANCERÍGENA Um termo de ajustamento de conduta (TAC) foi assinado entre o Ministéiro Púlblico Federal com as empresas fabricante Ambev, Coca-cola e Shincariol. O acordo prevê que a quantidade máxima de benzeno, que causa câncer, deverá ficar em cinco microgramas por litro. Isso fará com que as bebidas de baixa caloria ou dietético cítrico reduzam seu efeito cancerígeno. Fonte: Jornal Massa.

REDUÇÃO DE ESTÔMAGO

Imagem
Um estudo da Universidade Stanford (EUA) aponta que familiares de pacientes que fazem a cirurgia de redução de estômago tendem também a perder peso. Segundo a pesquisa, isso acontece porque as pessoas passam a se alimentar melhor e fazer mais exercícios. Fonte: Jornal Massa.

HIPOCONDRIA

Imagem
A pessoa que pensa estar sempre doente, que toma remédio o tempo todo e que não acredita quando um médico diz que não há qualquer problema de saude com ela pode estar com hipocondria. Nesse caso, a recomendação é que a pessoa procure um médico psiquiatra para tratar as causas desse distúrbio, antes que ele tome conta da vida do indivíduo. Fonte: Jornal Massa.

CONJUNTIVITE

Imagem
A doença é definida como a inflamação do revestimento das pálpebras (conjuntiva), geralmente causada por infecção bacteriana, viral ou alergia. Algumas são altamente contagiosas. Por conta disso, é importante lavar as mãos com frequência para evitar a transmissão. Fonte: Jornal Massa.

TPM

Imagem
Nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro são comuns no perído que antecede a mestruação. Esses sintomas da TPM são causados pelas baixas de cálcio e vitamina B6 no organismo, geralmente dez dias antes da menstruação. Pra repor esses nutrientes, especialistas sugerem consumir no período leite iogurte, queijo, carnes, grãos integrais, banana, batata e lentilha. Fonte: Jornal Massa.

LÁBIO LEPORINO

Imagem
Infecções maternas durante a gravidez, remédios, álcool, cigarro, drogas, deficiências nutricionais e o próprio fator genético podem resultar no lábio leporino, que é uma fissura na região externa da boca ou palato (céu da boca), ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas "Existe ainda a questão psicológica, já que causa o isolamento social da pessoa", explica o cirurgião buco-maxilo, Roberto Azevedo. Segundo dados das Obras Sociais Irmã Dulce, o problema atinge cerca de 261 mil pessoas no Brasil, das quais 30 mil são baianos. Atualmente, a má-formação pode ser diagnosticada durante a gravidez, em exames de ultrassonografia, por isso a importância de um bom pré-natal. Damiana Magalhães acompanha até hoje a situação do seu filho de 16 anos, Matheus Magalhães que nasceu com lábio leporino. "Ao nascer, ele passou pela cirurgia da boca e ficou praticamente normal, mas até hoje dá trabalho para comer e ainda faz acompanhamento com os médicos", conta a dona de cas