Postagens

Mostrando postagens de Setembro 1, 2015

TIPOS DE LEITE

Imagem
Para você “se achar” no meio de tantos tipos do alimento à disposição nas prateleiras, siga as dicas da nutricionista Carmen Zita Pinto Coelho, especialista em bioquímica e imunologia (MG):

*Quem não tem problemas com a balança pode optar pelo leite integral, que oferece 3% de gordura.

*Já o semidesnatado e o desnatado são para quem quer emagrecer, manter o peso ou controlar o colesterol, pois têm 2% e 0,5% de gordura, respectivamente.

*A versão enriquecida com cálcio e vitamina D contém 25% a mais desses nutrientes e, por isso, é interessante para mulheres que andam com a TPM nas alturas ou têm histórico de osteoporose na família.

*O enriquecido com ferro traz de 0,8 a 3 mg do mineral a cada 100 ml, sendo boa pedida para anêmicas ou quem tem fluxo menstrual intenso.

*O leite com fibras favorece a proliferação de bactérias do bem no intestino, ajudando-o a funcionar como um reloginho.

*Baixo teor de lactose é a classificação usada quando a bebida traz uma quantidade menor do açú…

COMO UTILIZAR OVOS SEM RISCO DE SE CONTAMINAR

Imagem
Seis em cada dez pessoas que têm o hábito de comer ovo cru ou malcozido já sentiram alguns dos sintomas da salmonela – leia-se febre, diarreia, dor de estômago e náusea. “Duplo risco, já que se a infecção cair na corrente sanguínea pode levar à morte e também porque essa bactéria é a principal causadora de surtos de contaminação alimentar no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde”, conta a nutricionista Daniele Leal, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), que acabou de apresentar uma tese de mestrado sobre o assunto. Para ficar fora dessa estatística, tome as providências recomendadas:

*Na hora da compra, escolha o produto mais fresco, conforme a data de validade.

*Não leve ovos quebrados, rachados ou sujos.

*Opte pelos que estão no refrigerador.

*Em casa, retire da embalagem de papelão e coloque em um plástico com tampa.

*Consuma até a data de validade. Se deixar os ovos na geladeira, saiba que a ref…

DICAS PARA SABOREAR IORGUTE

Imagem
O iogurte não faz sua fama apenas por causa do café da manhã e dos lanchinhos saudáveis entre as refeições. Ele pode salvá-la em algumas situações na correria da cozinha. Quer fazer bonito? Não deixe de ter um potinho de iogurte natural na sua geladeira.

- Como molho de salada frio, basta misturar ervas frescas picadas a gosto e sal.

- Quer incrementar o bife do dia a dia? Faça assim: doure alho e cebola picados, junte 1 copo de iogurte, mostarda a gosto e 1 gema. Deixe aquecer mexendo sempre e sirva imediatamente.

- Substitua a maionese por uma parte de iogurte misturado com uma parte de cream cheese.

- Para a sobremesa, bata mamão, abacate ou pêssego com iogurte no liquidificador e adoce, se quiser. Decore e sirva. É refrescante, leve e saudável! Fonte:www.anamariabraga.uol.com.br

COMO EVITAR MAL-ESTAR APÓS AS REFEIÇÕES

Imagem
Queimação, mal-estar e náusea logo depois da refeição é sinal de que algo não “caiu” bem. “Mas é só mudar alguns hábitos à mesa para resolver o problema”, garante a nutróloga Liliane Oppermann, de São Paulo (SP), que faz a lista dos alimentos que devem ficar fora ou dentro do prato:

ATRAPALHAM A DIGESTÃO

Fritura, carne vermelha e ovo – sobrecarregam o estômago por serem ricos em gordura.

Frutas cítricas e tomate – a acidez causa dor especialmente em quem tem gastrite ou úlcera. Nesses casos, a saída é optar por frutas alcalinas, como uvas-passas e melão, e consumir tomate sempre com um fio de azeite.

Leite e derivados – o vilão é a lactose e quem tem intolerância a ela deve ficar com produtos à base de soja, arroz, quinoa e aveia.

Pimenta – por diminuir a pressão do músculo na parte inferior do esôfago, o tempero faz com que o ácido estomacal volte e cause refluxo.

Café – a cafeína estimula a acidez e, em excesso, impede a passagem dos alimentos do estômago para o esôfago.

Refriger…

COMO LIMPAR AS HORTALIÇAS

Imagem
O ideal é comprar no supermercado uma solução clorada, que pode ser líquida, em pastilha efervescente, tablete ou pó granulado, e usá-la conforme as instruções do rótulo, que geralmente indica deixar o vegetal de molho entre cinco e dez minutos. “Na falta do produto, vá de água sanitária, que tem ação bactericida e evita problemas, como contaminações e hemorragia intestinal”, recomenda o biomédico Roberto Figueiredo, da empresa Microbiotécnica, em São Paulo, conhecido como Dr. Bactéria.

Na prática, faça assim:

*jogue fora as partes ruins da verdura;

*leve as boas à geladeira, para evitar que absorvam água, que beneficia os micro-organismos;

*duas horas depois, lave-as em água corrente; deixe de molho num recipiente com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de água sanitária;

*enxágue em água corrente após cinco minutos.

Cuidado!

Vinagre e detergente são contraindicados para esse tipo de higienização, porque enquanto o primeiro tem efeito conservante em vez de bactericida, o segundo p…

DICAS PARA MELHORAR SUA VIDA NA COZINHA

Imagem
1. Quer deixar o pastel mais crocante? Adicione a cada 500 gramas de massa, um cálice de cachaça e misture bem. Abra a massa, coloque o recheio de sua preferência e frite-o em óleo quente.

2. Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.

3. Para salgar as batatas fritas de maneira uniforme, coloque-as dentro de um saco de papel com uma porção de sal. Depois, sacuda por alguns segundos. As batatas vão ficar temperadas de maneira uniforme e ficam também mais sequinhas.

4. Quer tirar as casquinhas do alho facilmente? Deixe os dentes com a casca de molho em água durante dez minutos e depois coloque no micro-ondas por 5 segundos. Com estes dois processos é só apertar que as casquinhas sairão com facilidade.

5. Experimente cortar o bucho cozido em tiras bem finas, empanar no ovo batido e na sopa de cebola em pó e fritar. É um delicioso petisco.

6. Para diminuir o cheiro de buc…

DICAS PARA CHEGADA DA PRIMAVERA

Imagem
Nos Estados Unidos, há uma prática chamada “spring cleaning” (limpeza de primavera) que invade todos os sites, blogs e revistas sobre casa e decoração quando chega março (a primavera para o hemisfério norte). Trata-se de uma limpeza geral que é feita na casa para receber o verão. Aqui no Brasil eu acredito que essa limpeza costuma ser feita, mesmo que não na mesma escala, na época de ano novo, não é? Todo mundo fica animado para renovar o ambiente e receber o novo de portas abertas. A ideia de uma limpeza geral na primavera, no entanto, também é legal, se pensarmos bem! Pretendo falar mais sobre esse assunto no decorrer dos próximos três meses da estação. Hoje eu gostaria somente de dar cinco dicas para você já ir pensando no que organizar nessa primavera, que começa no dia 22 de setembro aqui no hemisfério sul: 1. Analise seu inverno Tivemos três meses de inverno e, neles, realizamos projetos, tivemos ideias, usamos coisas. Faça uma pequena análise de tudo o que foi feito. D…