Postagens

Mostrando postagens de Maio 11, 2010

OS SEGREDOS DA AMORA

Imagem
Esta é uma fruta de origem asiática que se adaptou muito bem no Brasil. Assim como tantas outras. Ela rodou o mundo inteiro. Para se ter uma idéia do interesse dos grandes fazedores de história não só de descobrir terras, mas também de intercambiar condimentos, ervas, frutas, plantas de um modo geral; veja o exemplo da Amora: Nasceu na terra de Ghandi, foi para o continente europeu no século XVII, depois aportou no Brasil e talvez, quem sabe, pelas Américas. No Brasil, ela ficou restrita aos quintais domésticos, não houve interesse em cultivá-la em alta escala, em comercializá-la. Talvez por ser uma fruta sensível, de modo delicado em conservá-la.
Existe tipos diferentes, como também na coloração: a vermelha, a branca e a negra. Quanto às espécies, encontramos diversas: em Cocais cultivamos a vermelha, que cresce em qualquer lugar e nasce espontaneamente. Existe outra conhecida por aqui como "amora silvestre" ou "amora de barranco".
A branca só é utilizado por passar…

OS SEGREDOS DA AMEIXA

Imagem
Fruto de ameixeira, família das rosáceas, a ameixa, de cor roxa-escura, vilácea, vermelha ou amarela, é carnosa e suculenta, e seu caroço é quase liso. A ameixa tem alto valor nutritivo. É rica em açúcar, sais minerais e algumas vitaminas.É um ótimo alimento, pois funciona como laxante natural

CURIOSIDADE No Japão é muito usado o "umeboshi", que é a ameixa salgada em conserva. A Califórnia é a principal região produtora de ameixa. Na América do Sul, os maiores produtores são a Argentina e o Chile. 100 gramas de ameixa fresca fornecem 47 calorias. Rica fonte de niacina, fibras, vitamina C e mineral potássio. A ameixa seca é muito utilizada na prevenção e tratamento de prisão de ventre.
DICA
A ameixa seca tem várias aplicações em caldas, sorvetes, pudins, musses bolos, tortas, refrescos e licores. Além disso, combina muito bem com pratos salgados. Para congelar ameixas, corte-as ao meio. Retire os caroços, armazene em sacolas plásticas, retirando o máximo de ar que conseguir. Elas…

OS SEGREDOS DA ACEROLA

Imagem
Originária do mar da Antilhas, América Central, a acerola (ou cereja-das-antilhas) é um arbusto que atinge entre 2m e 3m de altura, que apresenta copa densa. A aceroleira é uma planta de clima tropical, que se adapta bem em regiões de clima subtropical. Temperaturas entre 15ºC e 32ºC, com médias anuais em torno de 26ºC, são as mais favoráveis. Para que a mesma cresça e produza bem, também é fundamental uma adequada disponibilidade de água no solo. Precipitações entre 1200mm e 2000mm, bem distribuídas ao longo do ano, são consideradas ideais. Além disso, a planta é exigente quanto à insolação, que influencia bastante a produção de vitamina C.
As folhas são verde-escuras, brilhantes, pequenas, ovaladas, de 2 a 7,5 centímetros de comprimento por 1 a 6 centímetros de largura.
Flores pequenas violáceas ou rosas, com cinco pétalas. Tem floração durante todo o ano, e após três ou quatro semanas se dá sua frutificação.
A fruta tem uma coloração verde quando em desenvolvimento, passando ao amarel…

OS SEGREDOS DO AÇAÍ

Imagem
Pequeno, redondo e de cor azul-noite, quase negro, o açaí pode ser considerado a pérola da Amazônia.
O açaizeiro faz parte da família das palmáceas. Esta palmeira brasileira é uma planta que se desenvolve próxima aos ribeirões, rios, igapó, várzea e nas matas de terra firme, e com menos freqüência, em terrenos mais afastados e locais pantanosos. Ocorre predominantemente na região Norte, principalmente nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins. Palmeira delgada e alta que pode atingir uma altura de 20 a 25 metros. O açaizeiro apresenta farta perfilhação e alcança, no estado nativo, a 20 palmeiras por "touceira" (das quais pelo menos três em produção). Produz, cada uma, entre 6 e 8 cachos com 2,5 kg cada um, representando de 15 a 20 quilos de frutos por palmeira (em duas safras) e de 12 a 25 toneladas de frutos/ha/ano. Os troncos são lisos, roliços, longos, de cor clara, sem espinhos.
A palmeira do açaí apresenta folhas grandes, compridas e recortadas em tiras, de cor ver…

OS SEGREDOS DO ABACAXI

Imagem
Essa fruta é rica em vitamina C e sais minerais como Cálcio, Ferro e Fósforo.
A vitamina C é um remédio de choque contra o frio, cansaço,gripe e depressão.
É necessária ao desenvolvimento de ossos e dentes, aumenta a resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos.
Os sais minerais contribuem também para ossos e dentes, mantêm o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.
O abacaxi facilita a digestão de produtos protéicos como carnes, peixes e aves pela alta porcentagem de celulose.
Nos casos de febre, recomenda-se suco de abacaxi por ser refrescante e eliminador de impurezas. É também indicado para enfermidades da garganta e da boca.
No tempero, ele amacia a carne. E para combater a bronquite, seu xarope é muito eficaz. Para prepará-lo, corte a fruta em rodelas, coloque-as numa panela, regue com mel e cozinhe. Deixe esfriar, retire o suco e coloque-o em vidro bem tampado. Tome 3 a 4 colheres de sopa por dia.
Também a casca cozida em forma de chá é utilizada para purificar …

OS SEGREDOS DO ABACATE

Imagem
BOM PARA AS ARTICULAÇÕES E O CORAÇÃO
O abacate lhe dá força, energia, concentração e muito preparo físico. Por exemplo, uma pessoa (de corpo atlético e jovem) que pratica Karatê em uma academia, com apenas uma hora de prática, consome 400 calorias. É um grande esforço para os músculos e um desgaste para os ossos e as articulações.
- "Evita a câimbra pelo alto teor de potássio. Ele é importante, porque apresenta polifenóis, que ajudam a recuperar e a proteger as cartilagens nas articulações. Então, é um complemento que todo o atleta deveria utilizar".
Só de potássio, o abacate tem 485 miligramas em cada cem gramas do fruto. É o dobro da banana.
- "Evita doenças crônico-degenerativas, processos alérgicos, processos reumáticos, doenças auto-imunes.Acontece que o abacate, apesar de gostoso, tem fama de engordar. Por isso, não é muito bem visto.
- "Pelo fato de ter óleo, ele tem um alto teor energético. Cada 100 gramas tem 170 calorias. Só que você põe uma quantidade menor, …

PRATO PREFERIDO DO ARTISTA

Imagem
NILL MARCONDES SALMÃO DA PRAIA
INGREDIENTES: 01 filé de salmão 01 xícara de arroz pronto 01 xícara de creme de leite 1/3 xícara de suco de limão Sal Pimenta-do-reino 01 alho-poró Farinha de trigo Óleo para fritar 01 manga madura 1/2 copo de suco de laranja 01 colher de cebola picadinha 01 colher de manteiga Raspas de gengibre a gosto MODO DE PREPARAR: Tempere o salmão com a pimenta-do-reino e grelhe. Depois, coloque numa panela o arroz pronto, o creme de leite e o suco de limão e leve ao fogo até encorpar e ficar cremoso, reserve. Faça os crisps de alho-poró: corte o alho-poró bem fino, passe na farinha de trigo e frite no óleo. Para o molho, bata no liquidificador a manga com o suco de laranja, refogue a cebola e o gengibre na manteiga e depois acrescente a manga batida. Deixe ferver por 5 minutos, retire do fogo e reserve. MONTAGEM Coloque num parto o arroz e o molho de manga. Por cima do molho, coloque o salmão e, em cima do salmão, os crisps de alho-poró. Sirva. FONTE: Revista Conta Mais.

BRIGADEIRO DE MARACUJÁ DE COLHER

Imagem
INGREDIENTES: 02 latas de leite condensado 1/2 xícara (chá) de suco de maracujaá concentrado 02 colheres (sopa) de manteiga 1/2 lata de creme de leite MODO DE PREPARAR: Em uma panela, misture o leite condensado, o suco de maracujá e a manteiga. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar até começar a soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e misture o creme de leite. Distribua em copinhos e decore com polpa de maracujá e raspas de chocolate branco. FONTE: Revista Ana Maria.