OS SEGREDOS DA AMEIXA


Fruto de ameixeira, família das rosáceas, a ameixa, de cor roxa-escura, vilácea, vermelha ou amarela, é carnosa e suculenta, e seu caroço é quase liso. A ameixa tem alto valor nutritivo. É rica em açúcar, sais minerais e algumas vitaminas.É um ótimo alimento, pois funciona como laxante natural

CURIOSIDADE
No Japão é muito usado o "umeboshi", que é a ameixa salgada em conserva. A Califórnia é a principal região produtora de ameixa. Na América do Sul, os maiores produtores são a Argentina e o Chile. 100 gramas de ameixa fresca fornecem 47 calorias. Rica fonte de niacina, fibras, vitamina C e mineral potássio. A ameixa seca é muito utilizada na prevenção e tratamento de prisão de ventre.
DICA
A ameixa seca tem várias aplicações em caldas, sorvetes, pudins, musses bolos, tortas, refrescos e licores. Além disso, combina muito bem com pratos salgados. Para congelar ameixas, corte-as ao meio. Retire os caroços, armazene em sacolas plásticas, retirando o máximo de ar que conseguir. Elas podem ficar congeladas até 1 ano. As ameixas ficam moles quando congeladas.
PROPIEDADES NUTRICIONAIS
A ameixa tem alto valor nutritivo. É rica em açúcar, sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e algumas vitaminas. As frutas secas e sementes repõem nutrientes minerais como ferro, zinco, potássio e vitaminas.
PROPRIEDADES MEDICINAIS
A ameixa é recomendada contra a prisão de ventre por seu alto poder laxativo. É rica em vitaminas do Complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismo.Além disso são essenciais ao crescimento e fortalecem o cabelo, evitando sua queda.
COMO COMPRAR
Procure frutos bem cheios, lustrosos e com a polpa que ceda ligeiramente à pressão delicada dos dedos. A coloração pode mudar, dependendo da variedade, do amarelo-esverdeado ao roxo. As ameixas passadas tendem a ficar moles, com casca machucada ou descolorida, e, às vezes, vazam sumo.
COMO ARMAZENAR
Para Conservar em bom estado por 3 a 5 dias, guarde em sacos plásticos na gaveta da geladeira sem lavar. Lave a ameixa apenas na hora em que for consumir. As ameixas firmes podem ser guardadas por um ou dois dias, à temperatura ambiente, para amolecerem.
COMO PREPARAR
A ameixa pode ser consumida fresca, seca ou como geléias. Coma com a mão ou sirva cortada em fatias/pedaços, com ou sem casca, com ou sem açúcar. Use em saladas de frutas ou para preparar sobremesas, molhos, geléias ou bolos.
ORIGEM
China (a espécie chamada de “japonesa”); Sul do Cáucaso (a ameixa européia).Maiores produtores mundiais são: Califórnia (América do Norte), Argentina e Chile (América do Sul); Iugoslávia (Europa).
TIPOS
Há uma grande variedade, que apresentam diversas formas, cores e tamanhos.
CARACTERÍSTICAS
Várias outras frutas pertencem também à mesma família (rosáceas), tais como: - amêndoa amarela; - nêspera; - morango; - maçã; - damasco; - cereja; - pêssego; - pêra; - framboesa.
COMO COMPRAR
Observe se as ameixas estão passadas, isto é, maduras demais, pois tendem a ficar muito amolecidas e apresentam a casca machucada. O ideal é que tenham casca brilhante, e estejam ligeiramente macias Quanto à cor, não se pode confiar muito, pois há, como já foi dito, uma grande variedade de tipos.
COMO GUARDAR
As que não estiverem ainda muito maduras, devem ser guardadas por um ou dois dias, em local com temperatura ambiente.
COMO CONSUMIR
Pode ser usada ao natural, quando frescas, em saladas de frutas, em diversos pratos doces, principalmente, quando secas (caldas, bolos, compotas, musses, geléias, pudins, etc.) e salgados (assados, com arroz e outros), vitaminas, sorvetes, licores, aguardente e enlatadas, em calda.
OBSERVAÇÃO
Há pessoas que têm reações alérgicas à ameixa (bem como ao damasco, à amêndoa, ao pêssego e à cereja – frutas da mesma família). Há outras que são alérgicas à aspirina, que também não devem consumir esta fruta. Normalmente, não deve ser comida em grande quantidade, devido á possibilidade de envenenamento, causado por uma substância chamada amigdalina.
COMPOSIÇÃO
Fibras (celulose e pectina), Vitaminas (B1, B2, Caroteno, pró-vitamina A, C), Sais minerais (potássio, cálcio, fósforo, ferro), Proteínas, Lipídios, Diversos óleos.
VALOR CALÓRICO
Em cada 100 gramas: Frescas = 50 kcal; Secas = 170 kcal.
COMO LAXANTE
Devido à grande quantidade de fibras em sua composição, principalmente, quando é ingerida a ameixa seca - tomar a ¨água de ameixas¨, procedendo assim: deixar de molho, durante a noite, algumas ameixas e, de manhã, tomar a água e comer as ameixas.
ANEMIA
Por ser rica em ferro (em 100 gramas, tem 3,5 miligramas)
ATEROSCLEROSE
Usar a ameixa fresca, rotineiramente, para amenizar o processo degenerativo.
BRONQUITE
Deve-se usar a ameixa fresca e ameixa cozida. Misturar mel e própolis ao caldo do cozimento da ameixa, e tomar uma colher das de sopa, de hora em hora
RESFRIADO
Tirar a casca de algumas ameixas secas e assar no forno. Quando estiverem bem duras, moer bastante. Acrescentar uma colher das de sopa do pó a uma xícara de água quente.
Depois pingar algumas gotas de suco de limão, adoçando com mel e tomar bem quente.
TOSSE
Tomar a mesma preparação indicada para o resfriado, aos goles, sendo aconselhável fazer gargarejos com esse líquido.
FONTE:www.portalsaofrancisco.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO