Postagens

Mostrando postagens de Julho 28, 2015

10 MANEIRAS DE EVITAR A OBESIDADE NA INFANCIA

Imagem
1. Reduza o consumo de sal e açúcar
O ideal é que a criança possa comer de tudo, assim como os adultos, com moderação. No entanto, reduzir o consumo dos alimentos processados – que são ricos em sódio e açúcares e pobres em nutrientes – é uma medida importante para controlar o peso. 2. Faça trocas saudáveis Sempre que possível, substitua alimentos calóricos por outros mais saudáveis nas receitas. Em vez de refrigerante, por exemplo, ofereça suco de frutas (natural ou polpa, sem açúcar) ou água de coco. Ou que tal bolo caseiro em forminhas de cupcake no lugar dos industrializados? Para substituir a bolacha recheada na hora lanche, a nutricionista Jociane Catafesta, de Porto Alegre, sugere uma receita de cookie de aveia. Anote: Ingredientes:
2 xícaras de farinha de aveia;
1 xícara de aveia em flocos;
1 xícara de água;
1 colher de sobremesa de óleo de coco;
½ de xícara de açúcar mascavo ou mel;
Canela em pó a gosto;
1 colher de sobremesa rasa de fermento em pó;
Raspas de limão Modo …

SAIBA IDENTIFICAR OS SINTOMAS DO TOC EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Imagem
Excesso de ordem ou limpeza e medo de contaminação são alguns dos sinais da doença Comportamentos repetitivos, como querer levar sempre o mesmo brinquedo para o banho ou preferir que os alimentos sejam organizados no prato, são característicos de algumas fases do desenvolvimento infantil. Mas, se a não realização de certos rituais do dia a dia começar a causar sofrimento, interferir nas atividades ou tomar muito tempo do dia da criança, pode ser que ela tenha TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), um distúrbio psiquiátrico de ansiedade, que se manifesta pela presença de obsessões e/ou compulsões. O aparecimento do transtorno na infância e na adolescência é mais comum do que se imagina, principalmente entre o sexo masculino. Segundo a psiquiatra Roseli Shavitt, coordenadora do Protoc (Programa Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo) do IPq-HCFMUSP (Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), cerca de 80% dos casos de TOC tratados…

MOLHO DE ABACAXI COM COENTRO

Imagem
Ingredientes
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
300g de abacaxi descascado e cortado em cubos de 1 cm
1/2 pimenta vermelha serrano bem picada
1 colher (sopa) de sambal oelek, tempero indiano a base de pimentas, açúcar mascavo e sal
1 colher (chá) de suco de limão
2 colheres (sopa) de folhas de coentro picadas
1 pitada de sal
Modo de preparo
Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente e polvilhe o fundo com o açúcar mascavo. Assim que o açúcar derreter e ficar quase caramelizado, acrescente os cubos de abacaxi. Cozinhe o abacaxi por cerca de 4 a 5 minutos, mexendo de minuto em minuto com uma espátula de madeira até ficar levemente caramelizado. Despeje o abacaxi em um recipiente e junte a pimenta, o tempero indiano, o suco de limão e o coentro. Misture bem com uma colher, acrescentando sal a gosto.

Rendimento: 4 porções
Fonte: Receitas de Molhos, Michel Roux