Postagens

Mostrando postagens de Maio 18, 2010

OS SEGREDOS DA GRAVIOLA

Imagem
GRAVIOLA
A gravioleira (Annona muricata) é originária da América Central, sendo cultivada no Brasil, Colômbia, México, Havaí e algumas regiões da África e Ásia. O peso da graviola varia entre 1,2 a 6,0 kg; composta de 65% de polpa, ela é utilizada na fabricação de sucos, sorvetes, cremes e doces.
VARIEDADES
Grande parte dos pomares comerciais de gravioleira do Brasil são formados a partir de sementes, entretanto maior produtividade e melhor qualidade são obtidas utilizando-se plantas enxertadas a partir de matrizes selecionadas, principalmente da cultivar Morada.
Clima e solo
A gravioleira desenvolve-se bem em regiões de clima tropical e subtropical, em altitudes inferiores a 1200 m, com precipitação pluviométrica acima de 1200 m, com pouca ou má distribuição de chuvas, recomenda-se utilizar irrigação. Os solos para o cultivo da gravioleira devem ser profundos, bem drenados e com acidez entre 5,5 e 6,5Preparo do terreno
Depois de limpar a área o preparo do solo resume-se em: aração, gradage…

OS SEGREDOS DA GOIABA

Imagem
A goiaba tem grande valor nutritivo, principalmente pelo seu alto teor de vitamina C, importante no combate às infecções, hemorragias, fortalecimento dos ossos e dentes, cicatrização de cortes e queimaduras. Possui também vitamina A, boa à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas e auxilia no crescimento e, vitamina B1, que ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificando, ainda, o músculo cardíaco.
Contém também sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.
É indicada para pessoas de todas as idades, podendo constar de qualquer tipo de dieta. Só deve ser evitada por aqueles que possuem aparelho digestivo delicado, ou que tenham problemas intestinais (diarréias, estomatites).
Sob a forma de chá, é eficiente em gargarejos, nas infecções da boca e garganta, ou para lavagens de úlceras e irritações vaginais.
De preferência, a goiaba deve ser consumida ao natural, quando conserva todos os seus princípios n…

OS SEGREDOS DA FRUTA-PÃO

Imagem
Arvore que alcança 25 a 30 metros de altura, com copa relativamente frondosa e folhas grandes, rígidas e recortadas de cor verde escura. Desenvolve-se bem em clima tropical úmido, preferencialmente em regiões baixas e chuvosas.
Flores amareladas, apétalas, pequeninas, de sexo separado, com inflorescências distintas.
Frutos tipo composto, globosos com 20 a 25 cm de diâmetro e 1 a 3 Kg de peso. Polpa branca, farinácea, um pouco esponjosa, aromática e adocicada, com muitas sementes. Pode ser cozido ou assado e consumido como substituto do pão.
A polpa do fruta-pão de massa é rica em calorias, carboidratos, água, vit. B1, B2, C, cálcio, fósforo, ferro e tem baixo teor de gorduras. Industrialmente a polpa foi aproveitada como fruta seca e farinha panificável além de fonte para extração do amido e de farinha granulada semelhante ao "sagu". Em uso caseiro a polpa - quase madura - pode ser cozida, assada, transformada em purê ou cortada em fatias consumidas fritas (como a batatinha) co…

OS SEGREDOS DA FRAMBOESA

Imagem
A framboesa é um fruto suculento de sabor doce e suave.
É um fruto que se adapta em regiões de clima frio.
Quando maduro este fruto torna-se muito delicado, dificultando seu transporte e manuseio.
Quando maduras as framboesas ficam vermelhas.
A camada externa deste fruto é formada por pequenos gomos e a interna é oca.
No Brasil, é época desta fruta é de outubro a janeiro.
É uma fruta em sais minerais como, por exemplo, ferro, fósforo e cálcio.
Possui uma boa quantidade de vitaminas A, C, B1 (tiamina) e B5 (niacina).
Cada cem gramas de framboesa possui aproximadamente 4 gramas de fibras.
Em função do seu sabor é muito utilizada para a fabricação de doces, bolos e tortas.
Muitas pessoas, em função da aparência e sabor, confundem a framboesa com a amora.
www.suapesquisa.com

OS SEGREDOS DO FIGO

Imagem
O figo é uma fruta altamente energética, por ser rica em açúcar. Entre os sais minerais que contém destacam-se o Potássio, o Cálcio e o Fósforo, que contribuem para a formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e contribuem para a transmissão normal dos impulsos nervosos.
O figo seco é ótimo alimento para as pessoas que gastam muita energia em exercícios musculares. Já o figo fresco é considerado expectorante pela sua eficácia contra inflamações do aparelho respiratório (tosse, catarros).
O figo seco, bem triturado e aplicado em compressas quentes, amadurece e desfaz abcessos e furúnculos. As sementes fazem dele um laxante ativo e suave, estimulando a musculatura do intestino.
A água de figos (secos ou frescos), tomada pela manhã, em jejum, e à noite ao deitar, normaliza a função intestinal, além de auxiliar a expulsão de vermes intestinais. O figo é recomendado para os que sofrem de doenças do fígado e vesícula biliar. Já os que sofrem de acidez do estômago, artrites ou são obeso…

OS SEGREDOS DO DAMASCO

Imagem
Origem e dispersão: O damasqueiro é originário da China e da Sibéria, sendo introduzido na Itália cerca de 100 anos antes de Cristo, na Inglaterra, no século XIII e na América do Norte, em 1920.
Características: os damasqueiros são plantas arbóre as de até 5 ou 7 metros de altura, com copa arredondada; as flores são solitárias, brancas ou rosadas; o fruto é arredondado, com 3 cm ou mais de diâmetros, com casca espessa, amarelos ou alaranjados e com polpa dura.
Clima e Solo: o damasqueiro é uma espécie que pode ser cultivado nas regiões mais frias do Rio Grande do Sul até as de Minas Gerais, vegetando bem em diversos tipos de solo exceto os muito úmidos e compactados.
Propagação: pode ser propagado facilmente por sementes e por enxertia sobre porta-enxertos da mesma espécie, de pessegueiros, ameixeiras ou amendoeiras.
Variedades: devido aos problemas de falta de adaptação, esta espécie é pouco cultivada no Brasil. Utilização: no Brasil, porém, praticamente todo o produto consumido é import…

OS SEGREDOS DO CUPUAÇÚ

Imagem
O CUPUAÇU (Theobroma Grandiflorum) é uma árvore de porte pequeno a médio que pertence à mesma família do Cacau e pode alcançar até 20 metros em altura. A fruta de Cupuaçu foi uma fonte primária de alimento na floresta Amazônica tanto para as populações indígenas, quanto para os animais. Essa fruta tornou-se conhecida por sua polpa cremosa de sabor exótico. A polpa é usada no Brasil inteiro e no Peru para fazer sucos, cremes de sorvete, geléia e tortas. Amadurece nos meses chuvosos de janeiro a abril e é considerada uma delicadeza na culinária de cidades sul americanas onde a demanda ultrapassa o estoque.
USO TARDICIONAL
Povos indígenas assim como comunidades locais ao longo do Amazonas cultivaram Cupuaçu como uma fonte primária de alimento desde gerações. Nos tempos antigos, sementes de Cupuaçu foram negociadas ao longo do Rio Negro e Orinoco onde o suco de Cupuaçu, depois de ser abençoado por um pajé foi utilizado para facilitar nascimentos difíceis. O povo Tikuna utiliza as sementes d…