Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 2, 2011

COMO ESCOLHER E CONSERVAR FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES

Imagem
Aprenda como escolher e conservar esses alimentos para que fiquem fresquinhos e saborosos por mais tempo.

Nos supermercados é possível encontrar legumes, verduras e frutas de todos os cantos do mundo o ano inteiro. Mas comprar os alimentos da época e saber conservá-los da forma correta são atitudes que garantem economia e sabor.

AGRIÃO
Como escolher: Compre maços com folhas verde-escuras e talos firmes. Como armazenar: O agrião dura pouco e deve ser consumido logo após a compra. Guarde na geladeira, em saco plástico ou vasilha fechada por no máximo três dias.

COUVE-FLOR
Como escolher: Prefira a redonda, com buquês firmes, compactos, de cor branca ou creme. As folhas devem estar verdes e brilhantes. A couve-flor de forma achatada desmancha durante o cozimento. Como armazenar: Retire as folhas, coloque as flores em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira por até cinco dias.

ESCAROLA
Como escolher: Descarte os maços que estiverem com folhas se soltando, murchas ou queimadas. Além de f…

MITOS E VERDADES SOBRE O CAFÉ

Imagem
A bebida tira o sono? Faz mal para a saúde? Esclareça agora todas as dúvidas sobre o bom e velho cafezinho.
Seu aroma e sabor encantam pessoas por todo o mundo. Há quem aprecie a bebida apenas no café da manhã, misturado ao leite. Outros degustam seu sabor ao longo do dia e acabam usando a pausa para o cafezinho como motivo para um bate-papo com os amigos ou um intervalo durante o trabalho. Mas apesar de ser tão popular e apreciado, ainda há dúvidas a respeito das consequências do seu consumo para a saúde. Para alguns, ele gera prejuízos ao organismo e deve ser evitado. Outros se sentem mais dispostos e animados, e não passam um dia sequer sem tomar a bebida. Descubra agora as verdades e os mitos sobre o bom e velho café!
O CAFÉ PREJUDICA A ABSORÇÃO DO CÁLCIO PELO ORGANISMO
Verdade. Há indícios de que a cafeína quando consumida em grande quantidade estimula a eliminação de cálcio através da urina, o que reduz a quantidade do mineral presente nos ossos. Em doses moderadas, 500mg de cafeín…

DICAS E TRUQUES PARA FACILITAR A VIDA NA COZINHA

Imagem
Algumas dicas podem facilitar, e muito, o trabalho na cozinha. Aprenda como picar cebola sem chorar, tirar a casca do tomate com facilidade e outros ótimos truques.

Se há uma coisa que irrita uma dona de casa é quebrar um ovo estragado durante o preparo de uma receita. Mas com as dicas abaixo você evita esse problema e ainda facilita a rotina na cozinha.

OVO FRESQUINHO
Para evitar imprevistos, antes de quebrar um ovo coloque-o dentro de um copo com água com a ponta voltada para baixo. O ovo fresco é pesado e afunda no copo. Já o estragado, boia. Então, nem perca tempo em abri-lo: descarte-o imediatamente. E sempre que preparar uma receita, abra o ovo separadamente – em uma xícara, por exemplo – e junte-o ao restante dos ingredientes depois de verificar que ele está bom.

SALSINHA SEM UMIDADE
Essa é uma erva que dá sabor e charme aos pratos. Mas para usá-la, seja com a folha inteira ou picada, ela deve estar bem seca. Para isso, lave bem o maço de salsinha e retire as folhas dos cabos. Seq…

O JEITO CERTO DE COZINHAR

Imagem
Descubra como preservar os nutrientes dos alimentos ao preparar pratos saborosos para sua família.Você adora peixe frito? Só come tomate cru na salada? Fique atenta! A forma como você cozinha os alimentos pode eliminar suas vitaminas. Para preparar receitas saborosas e supernutritivas, siga as dicas:
LEGUMES E VERDURAS

Para preservar seu valor nutricional, como as fibras e vitaminas, o ideal é cozinhá-los no vapor ou no micro-ondas. Em contato com a água eles perdem parte de suas propriedades. Mas se forem cozidos em água, conserve-os inteiros e com a casca, para evitar a perda de vitaminas. E aproveite a água do cozimento de verduras e legumes – rica em nutrientes – para preparar caldos, sopas e até arroz.
PEIXES RICOS EM ÔMEGA3: CAVALA, ARENQUE, SARDINHA E SALMÃO
Eles são fonte de proteínas e ricos em ômega 3 – a gordura que faz bem à saúde, pois contribui para o aumento do colesterol bom (HDL). Prepare o peixe assado, embrulhado em papel-alumínio ou papel-manteiga, e com a pele. Isso p…