O JEITO CERTO DE COZINHAR



Descubra como preservar os nutrientes dos alimentos ao preparar pratos saborosos para sua família.Você adora peixe frito? Só come tomate cru na salada? Fique atenta! A forma como você cozinha os alimentos pode eliminar suas vitaminas. Para preparar receitas saborosas e supernutritivas, siga as dicas:

LEGUMES E VERDURAS

Para preservar seu valor nutricional, como as fibras e vitaminas, o ideal é cozinhá-los no vapor ou no micro-ondas. Em contato com a água eles perdem parte de suas propriedades. Mas se forem cozidos em água, conserve-os inteiros e com a casca, para evitar a perda de vitaminas. E aproveite a água do cozimento de verduras e legumes – rica em nutrientes – para preparar caldos, sopas e até arroz.

PEIXES RICOS EM ÔMEGA3: CAVALA, ARENQUE, SARDINHA E SALMÃO

Eles são fonte de proteínas e ricos em ômega 3 – a gordura que faz bem à saúde, pois contribui para o aumento do colesterol bom (HDL). Prepare o peixe assado, embrulhado em papel-alumínio ou papel-manteiga, e com a pele. Isso porque durante o cozimento parte desta camada oleosa – localizada abaixo da pele – derrete e penetra na carne, deixando-a mais nutritiva, macia e saborosa.

LEITE

A fervura do leite mata micro-organismos prejudiciais à saúde. Mas, como no leite pasteurizado e UHT esse processo já foi f realizado, ele deve ser evitado. É que durante a fervura, a caseína (principal proteína do leite) se liga ao cálcio formando uma película fina, a nata. Assim, se o leite transborda ou quando esfria e retira-se a película formada, é proteína que se perde. Para manter todos os nutrientes, apenas esquente o leite pasteurizado ou UHT.

TOMATE

Fonte de licopeno, substância eficiente na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama. Como há grande quantidade de água no tomate e o licopeno não se dilui nela, essa substância é menos disponível no alimento cru. Para aproveitá-la ao máximo, a solução é comer o tomate cozido ou em molhos: o calor reduz a quantidade de líquido, facilitando a absorção do licopeno pelo organismo.

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS DE CONGELAMENTO

COMO DESFIAR FRANGO CONGELADO NA PANELA DE PRESSÃO

O PODER DE CURA DO ALHO