Postagens

Mostrando postagens de Maio 19, 2010

OS SEGREDOS DA LARANJA

Imagem
ASPECTOS GERAIS
A planta tem origem provável na Ásia - Índia, China, países vizinhos de clima subtropical úmido - daí foi para a Europa e para o Brasil trazida por portugueses no século XVI.
O cultivo da laranjeira está disseminado por mais de 60 países e, na produção mundial de cítricos, a laranja participa com 69%. Em 1994 foram produzidas 58.731.000 toneladas participando o Brasil com 31,6%, E.U.A com 16,2%, China com 10,5%, Espanha com 4,42% e México com 4,4% (FAO). Em 1993/94, no mercado internacional, a laranja in natura ofertou 4,4 milhões de toneladas; a Espanha (33%) e E.U.A (14%) lideram esse mercado. No de processados de citros o Brasil destaca-se como maior exportador mundial de suco concentrado suprindo 80% da demanda mundial.
No Brasil a citricultura é significativa para os estados de São Paulo (80% da oferta nacional), Sergipe (4,8%), Bahia (3,8%) e Minas Gerais (3,8%); em 1994, o país produziu 17.420.377 toneladas de frutos em área próxima a 900.000 hectares (IBGE).
Em 199…

OS SEGREDOS DO KIWI

Imagem
A CULTURA DO KIWI
Planta sarmentosa da família Actinidiaceae, podendo ser cultivada em regiões frias e temperadas do Estado de São Paulo, onde as temperaturas no inverno atinjam uma soma superior a quinhentas horas abaixo de 7,2ºC. Seus frutos são ricos em vitamina C e em nutrientes tais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo, podendo ser consumidos ao natural ou utilizados como matéria-prima na produção de sucos, geléias, sorvetes, fabricação de passas ou de vinhos.
CULTIVARES
Femininos – Bruno, Monty, Abbott e Hayward (este exige 800 horas de frio abaixo de 7,2ºC).
Polinizadores – Matua, Tomuri, MPV.
SOLO
Deve ser profundo e com boa capacidade de drenagem.
Controle da erosão: plantio em nível e realizar terraceamento em declives acima de 5 a 8%.
PROPAGAÇÃO
Por enxertia de variedades selecionadas, em porta-enxertos obtidos por sementes de qualquer variedade de kiwi. A enxertia pode ser realizada no mês de agosto em cavalos de qualquer idade. Outro meio de propagação é por enraizamento de e…

OS SEGREDOS DO JILÓ

Imagem
Nome científico
Solanum gilo
Família
Solanaceae
Origem
África Ocidental, América do Sul ou Antilhas
Características da planta
Planta anual, herbácea, formando um arbusto bem ramificado, que pode atingir até um metro de altura. Seus ramos são alongados, cilíndricos e verdes, com folhas de formato oblongo e recobertas por inúmeros pêlos, principalmente na página inferior. O fruto do jiloeiro, produto comercial, possio coloração verde clara ou escura, e seu formato pode ser oblongo, quase esférico, ou alongado, dependendo da variedade. Tais frutos possuem um acentuado e característico sabor amargo.
CARACTERÍSTICAS DA FLOR
Flores brancas, dispostas em pequenos rácemos com pedúnculo curto. Embora sejam encontradas de 2 a 3 folhas por rácemo, em geral, apenas uma dela torna-se fértil.
Originário, provavelmente da Índia ou da África, da família Solanaceae, sua introdução no Brasil data do início do século XVII, com a vinda dos escravos para trabalhar nos canaviais de Pernambuco. Atualmente, sua produç…

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

Imagem
Jenipapo é uma fruta que se parece com o figo, só que um pouco maior. Fruto do jenipapeiro, deve ser colhido no ponto certo de maturação para que possa ser aproveitado. Embora seja consumido ao natural, seu uso mais freqüente é sob a forma de licor. Na medicina caseira, o jenipapo é utilizado como fortificante e estimulante do apetite. Quando verde fornece um suco de cor azulada muito utilizado como corante para tintura em tecidos, artefatos de cerâmica e tatuagem. Após a maturação sua polpa é comestível.
O jenipapo é uma baga ovóide com 8 a 12 cm de comprimento por 6 a 9 cm de diâmetro, de cor escura e casca rugosa e murcha, com polpa marrom clara e numerosas sementes pardas e achatadas. Ácida para ser consumida naturalmente, é muito utilizada como matéria-prima alimentícia de doce, licor, xarope, vinho e quinino (sulfato de quinina - usado como antimalárico e antipirético). Sua polpa é suculenta, aromática, comestível e com sementes no centro.
Originária da América Tropical e Índia Oc…

OS SEGREDOS DO JAMBO

Imagem
CARACTERÍSTICAS DA PLANTA Árvore que pode atingir até 15 m de altura. Copa de forma cônica, densa com ramificação abundante. Folhas de coloração verde-brilhante. Flores grandes, aromáticas, que podem variar de brancas a róseo-purpúreas de acordo com a espécie.
FRUTO
Forma ovóide de coloração branca, verde, rósea, amarela e vermelho-escura, com polpa suculenta, de cor branca, envolvendo sementes globosas.
CULTIVO
Não suporta geadas e desenvolve-se em qualquer tipo de solo, desde que permeáveis e profundos. É cultivado em quase todo Brasil, em regiões de clima quente e úmido. A propagação se dá por sementes. Pode produzir por mais de 20 anos. Frutifica de janeiro a maio.
"Esta fruta que vos mostro é muito estimada nesta terra: veio de Málaca há pouco tempo,porque há muitas naquelas partes. Mas dizei a que vos parece este pomo, pois é do tamanho deum ovo de pata e algum tanto maior; já vedes como a cor dele é feita de branco e vermelho, echeira a água rosada, de maneira que aos dois senti…

OS SEGREDOS DA JACA

Imagem
A jaca é uma fruta originária do arquipélago malaio, introduzida e difundida no Brasil durante o século XVIII. O fruto é enorme - chega a pesar até 15 kg -, de forma ovalada ou arredondada, e nasce no tronco e nos galhos mais baixos da jaqueira. Quando madura, tem cor amarelada e superfície áspera com pequenas saliências. Seu interior é formado por vários gomos, sendo que cada gomo contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa, viscosa e muito aromática.
A jaca é rica em hidratos de carbono, contendo poucas vitaminas e sais minerais. Pode ser consumida ao natural ou no preparo de doces (em calda, em massa, cristalizado) e de geléia.
Para saber se a jaca está madura e boa para o consumo, veja se as saliências estão bem desenvolvidas e amarelas. Quando pressionada com os dedos, deve ter consistência firme.
DICAS CULINÁRIAS
Para que o doce de jaca fique mais gostoso e bem molinho, só acrescente o açúcar depois que a jaca já estiver cozida.
As sementes de jaca podem ser comidas depoi…

OS SEGREDOS DA JABUTICABA

Imagem
A jabuticabeira, mirtácea, espontânea em grande parte do Brasil, mais comum em Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, encontradiça noutras, como Bahia, Pernambuco, Paraíba, Pará, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso, a jabuticabeira, a magnífica jabuticabeira é uma árvore de tamanho médio, porte piramidal, belíssima. Folhas opostas, lanceoladas, vermelhas quando novas. Flores brancas e sésseis.
Frutifica fartamente, pois se cobrem de frutos o tronco, os galhos não raro até as raízes descobertas.
A jabuticaba, fruta brasileira por excelência, é uma baga redonda ou arredondada, em regra roxo - escura, com polpa esbranquiçada doce, saborosíssima, envolvendo 1 a 4 sementes. Também há jabuticabas "listradas de roxo ou vermelho, quase negro, com listras roxas ou vermelhas ".
E as há também verde-claras e verde-bronzeadas.
VARIEDADES A fitografia da jabuticabeira, produtora de uma das melhores frutas do mundo, ainda está um tanto confu…

OS SEGREDOS DA GROSELHA

Imagem
Nome Científico
Phyllantus acidus sp.
Família
Euphorbiaceae
Origem e dispersão
Origem na Índia e Madagascar. Outra espécie, P. emblica Skeels, de origem na Ásia tropical, é menos conhecida.
CARACTERÍSTICAS A groselheira é uma planta arbustiva, de até 6 m de altura, os frutos de cor amarelo-esverdeada, de 1,5 a 2,5 cm de diâmetro e com sulcos típicos.
CLIMA E SOLO
É uma planta subtropical, mas adapta-se aos tropicais e solos bem drenados.
PROPAGAÇÃO
Propagada por sementes, podendo também ser multiplicada por estacas.
UTILIZAÇÃO Os frutos são ácidos, de casca lisa, servindo para se fazer geléia e sucos, ou processados com pickles.
Fruta vermelha de um arbusto da família das rosáceas, que contém ácido cítrico, pectina, matéria corante vermelha, málico, açúcar e outras matérias importantes.
Usada no preparo do xarope de groselha utilizado em várias receitas de doces e bebidas em geral.
É empregada na confeitaria e na indústria de xaropes e bebidas licorosas.
Fruta de Verão, de reduzidas dimensões. Rica em…

TORTA SALGADA

Imagem
INGREDIENTES:
02 copos de farinha de trigo com fermento
02 ovos
½ copo de óleo
02 copos de leite
02 colheres de queijo ralado
MODO DE PREPARAR:
•Bata todos os ingredientes no liqüidificador exceto o trigo, coloque o trigo em uma vasilha e misture os ingredientes batidos
RECHEIO:
1.Carne moída ou frango desfiado muito bem temperado, com milho, azeitona, ervilha
2.Coloque a metade da massa em uma forma untada, cubra com recheio e o restante da massa coloque por cima e por último, polvilhe a torta com queijo ralado e leve ao forno para assar
3.COBERTURA:
4.150g de maionese
5.400g de batatinha
6.misture a batata já cozida com a maionese e sal, passe essa massa sobre a torta uma camada bem fina e confeite com bico de confeitar bolo
7.OBS: para confeitar a torta ela tem que esfriar primeiro www.tudogostoso.uol.com.br

PRATO PREFERIDO DO ARTISTA

Imagem
MARIO FAINI
ARROZ MALUCO INGREDIENTES: 02 ovos 200g bacon 100g de batata palha 100g de cebolinha 300g de arroz MODO DE PREPARAR: Frite na frigideira, com pouquíssima manteiga, os dois ovos, misture o bacon picado e deixe-o ficar crocante. Acrescente o arroz, a batata palha e a cebolinha. Está pronto o Arroz Maluco.
Fonte: Revista Conta Mais.

SALADA DE MINIFOLHAS E CARAMBOLA

Imagem
INGREDIENTES: 03 colheres (sopa) de suco de limão 04 colheres (sopa) de suco de laranja 02 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem 01 colher (chá) de sal 01 pé de minialface romana 01 pé de minialface lollo rosso limpo 01 pé de minirrúcula 01 pé de miniagrião 24 fatias bem finas de parmesão italiano 02 carambolas fatiadas 01 xícara de brotos de alfafa 12 azeitonas pretas 1/2 xícara de croutons MODO DE PREPARAR: Coloque nuama panela o suco de limão, o suco de laranja,o azeite de oliva e o sal. Mexa bem. Leve ao fogo. Cozinhe só até amornar. Retire do fogo e reserve. Distribua nos pratos as folhas de minialface romana e de lollo rosso, a minirrúcula e o miniagrião - todos muito bem lavados e secos, claro. Junte as fatias de queijo parmesão, a carambola, os brotos de alfafa, as azeitonas e os croutons. Regue com o molho. FONTE: Revista Contigo.