COMO ESCOLHER E CONSERVAR FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES



Aprenda como escolher e conservar esses alimentos para que fiquem fresquinhos e saborosos por mais tempo.

Nos supermercados é possível encontrar legumes, verduras e frutas de todos os cantos do mundo o ano inteiro. Mas comprar os alimentos da época e saber conservá-los da forma correta são atitudes que garantem economia e sabor.

AGRIÃO

Como escolher: Compre maços com folhas verde-escuras e talos firmes. Como armazenar: O agrião dura pouco e deve ser consumido logo após a compra. Guarde na geladeira, em saco plástico ou vasilha fechada por no máximo três dias.

COUVE-FLOR

Como escolher: Prefira a redonda, com buquês firmes, compactos, de cor branca ou creme. As folhas devem estar verdes e brilhantes. A couve-flor de forma achatada desmancha durante o cozimento. Como armazenar: Retire as folhas, coloque as flores em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira por até cinco dias.

ESCAROLA

Como escolher: Descarte os maços que estiverem com folhas se soltando, murchas ou queimadas. Além de fresquinhas e bonitas, as folhas de tom verde-escuro costumam ser mais ricas em nutrientes e mantêm o gosto amargo típico dessa verdura.

COMO ARMAZENAR:

Fora da geladeira, a escarola pode ser guardada em saco plástico aberto ou com a parte de baixo imersa em uma vasilha com água, em local fresco, por um dia. Na geladeira, deve ficar na parte mais baixa, em saco plástico fechado ou vasilha com tampa. Dura entre três e quatro dias.

LARANJA

Como escolher: Prefira as mais pesadas e firmes, que têm mais suco. As de casca lisa são mais suculentas.

Como armazenar: Em lugar fresco e arejado e, de preferência, fora da geladeira. Dura cerca de cinco dias.

MORANGO

Como escolher: Escolha morangos médios e pequenos, bem vermelhos, com talos verdes, sem manchas ou machucados. Mas atenção: observe não só os que estão no alto da bandeja como também os das camadas de baixo.

Como armazenar: Delicados, devem ser consumidos logo após a compra. Guarde-os na geladeira, sem lavar, para evitar a formação de mofo, por até três dias.

TANGERINA(MEXERICA OU BERGAMOTA)

Como escolher: Prefira as pesadas, firmes, de cor viva e sem sinais de bolor. Evite as de casca murcha.

Como armazenar: Guarde-as em lugar fresco e arejado, fora da geladeira. Quando maduras, as tangerinas duram de quatro a cinco dias em temperatura ambiente.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO