MITOS E VERDADES SOBRE O CAFÉ



A bebida tira o sono? Faz mal para a saúde? Esclareça agora todas as dúvidas sobre o bom e velho cafezinho.
Seu aroma e sabor encantam pessoas por todo o mundo. Há quem aprecie a bebida apenas no café da manhã, misturado ao leite. Outros degustam seu sabor ao longo do dia e acabam usando a pausa para o cafezinho como motivo para um bate-papo com os amigos ou um intervalo durante o trabalho. Mas apesar de ser tão popular e apreciado, ainda há dúvidas a respeito das consequências do seu consumo para a saúde. Para alguns, ele gera prejuízos ao organismo e deve ser evitado. Outros se sentem mais dispostos e animados, e não passam um dia sequer sem tomar a bebida. Descubra agora as verdades e os mitos sobre o bom e velho café!
O CAFÉ PREJUDICA A ABSORÇÃO DO CÁLCIO PELO ORGANISMO

Verdade. Há indícios de que a cafeína quando consumida em grande quantidade estimula a eliminação de cálcio através da urina, o que reduz a quantidade do mineral presente nos ossos. Em doses moderadas, 500mg de cafeína por dia, quantidade presente em 4 a 5 xícaras de café de 50 ml, não oferece riscos.

O CAFÉ SÓ TRAZ DANOS Á SAÚDE

Mito. Há algumas décadas, o café era visto como o causador de inúmeros problemas de saúde. Isso porque ele contém cafeína, na época considerada vilã devido às suas propriedades estimulantes. Hoje, porém, os pesquisadores já constataram que, consumida em doses moderadas (cerca de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia), a cafeína não oferece risco à saúde humana e o café até pode fazer bem. Isso porque contém ácidos clorogênicos - substâncias com importantes efeitos antioxidantes e que ajudam a prevenir males como as doenças cardiovasculares.

ALGUMAS PESSOAS DEVEM EVITAR O CONSUMO DO CAFÉ

Verdade. Para quem tem problemas de refluxo gastroesofágico, é bom diminuir as doses. Gastrite é outro problema que exige redução de cafeína, pois esta pode se tornar um fator de irritação da mucosa do estômago. No caso de mulheres na menopausa, a restrição de consumo é recomendada para evitar a perda de cálcio dos ossos, que costuma estar acelerada nessa fase.

O CAFÉ TIRA O SONO

Verdade. A cafeína é uma substância estimulante do sistema nervoso central e, por isso, o café incentiva a vigília, mantém a atividade cerebral e afasta a sonolência. Assim, para não atrapalhar o sono durante a noite, é bom evitar a bebida após as 16 h.

O CAFÉ VICIA

Mito. No entanto quando a pessoa fica sem consumir café, podem ocorrer sintomas, como por exemplo, a dor de cabeça. Isso porque a cafeína tem propriedades medicinais, e por isso também está presente em alguns remédios.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO