CÁLCIO



Diferente do que as vovós diziam, o leite não é a melhor fonte de cálcio, segundo a nutricionista Márcia Mônica Ferreira. O elemento químico representa cerca de 2% do peso da pessoa adulta e está presente nos ossos, dentes e músculos.

Segundo a especialista, a liberação de energia para a contração muscular, por exemplo, depende do cálcio, assim como a coagulação do sangue e outras funções, como a absorção de vitamina B12, liberação de neurotransmissores e a secreção de insulina, responsáveis pelo bom desempenho do organismo.

A quantidade diária ideal a ser consumida de cálcio é estimada em 1000 mg/dia. A baixa ingestão do elemento pode causar doenças como osteoporose e hipertenção., além de facilitar fraturas ósseas.

"O melhor é consumir os vegetais verdes-escuros, como brócolis e couve, peixes e grãos, como feijões brancos,. Mas, é preciso evitar certas combinações com café com leite, já que a cafeína dificulta a absorção do cálcio pelo organismo", orienta a especialista. Ela ainda ressalta que os alimentos de fontes vegetais têm 64% de poder de absorção, enquanto os de fonte animal, são responsáveis apenas por 32% de absorção do cálcio.

A nutricionista avisa que a exposição diária ao sol, a prática de atividades físicas, que estimulam produção das células responsáveis pela construção dos ossos, e uma alimentação adequada são fundamentais para a absorção de cálcio e para ter boa saúde.

CUIDADO COM AS GORDURAS

Manteiga e carnes gordurosas fazem com que o cálcio seja liberado pelas fezes, ao invés de ir para os ossos. Quando chega ao intestino, esse tipo de gordura não permite que o cálcio ingerido seja absorvido.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS

SÓDIO: aumenta a excreção de cálcio pela urina. A recomendação é que o indivíduo elimine sal de adição, que é acrescentado á salada e outros alimentos. Use limão, azeite e especiarias.

CAFÉ COM LEITE: a cafeína tem efeito diurético, o que faz com que o cálcio seja eliminado pela urina. Para prejudicar a absorção, a quantidade de café ingerida ao dia deve ser superior a três xícaras.

ÁCIDO OXÁLICO: encontrado em germem de trigo, nozes, feijão, espinafre. Aumenta a eliminção de cálcio pelas fezes. No entanto, isso não significa que eles devem deixar de ser ingeridos, já que são ricos em fibras.

Fonte: Jornal Massa.

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