DICAS DE LEGUMES

Para que a cenoura não fique mole e seca, retire o talo antes de guardar.
Ferva e descasque os pimentões antes de usá-los em molhos ensopados. A casca "pesa" no estômago em razão do tipo de fibra que possui.
Outra dica para as cenouras murchas é colocá-las dentro de uma vasilha com água que elas voltarão ao normal.
Ao cozinhar cenouras cortadas em rodelas ou palitos use o mínimo de água possível e adicione uma colher (chá) de açúcar. Assim sua cor e sabor ficarão acentuados.
Legumes brancos como o palmito e aspargos, são conservados claros acrescentando limão à água em que serão cozidos.
Escolhendo legume :Berinjela: deve apresentar cor viva brilhante e uniforme.Beterraba: prefira as de tamanho reduzido, lisas e sem machas, pois são mais apetitosas.
Para conservar legumes fora da geladeira, numa emergência, experimente guardá-los em local fresco, embrulhados em papel molhado. Os resultados são excelentes.
As cenouras novas devem ser limpas apenas com uma escovinha, pois, além de ser mais fácil de descascar, elas conservam as vitaminas e os sais minerais.
Quando você for cozinhar ervilhas, abóbora, chuchu ou couve-flor, adicione à água uma pitada de açúcar; eles ficarão mais gostosos. O açúcar serve ainda para tirar o excesso de acidez dos molhos de tomate.
Para que a couve-flor não escureça, junte ao cozinhar uma colher de leite e não tampe a panela.
Para que o couve-flor não exale cheiro quando da fervura, coloque na panela uma fatia de pão.
O repolho e a couve-flor perdem o cheiro desagradável se você juntar uma fatia de pão ao cozimento.
Para que os quiabos não deixem a baba antes de serem cortados esprema suco de limão, revolva-os bem, deixe por 20 minutos e corte.
BerinjelaEste fruto apresenta um sabor marcante, sendo uma ótima fonte de fibras que evitam que o mau colesterol seja absorvido pelo organismo e é, de uma modo geral,de fácil digestão.Preparada com ou sem casca, pode ser cozida,refogada, assada, frita , como conserva , entre outras formas. Pode ser servida como salada ou prato quente. Na hora da compra, é importante verificar se esta firme e se a casca está íntegra e brilhante.Frutos murchos e batidos não devem ser consumidos. Na hora do preparo deve-se prestar atenção com relação á presença de bichinhos que são da mesma cor da polpa.Cuidado ao fritar, pois ela absorve muita gordura. O óleo não muito quente, deve ser de boa qualidade.Como absorve bastante água, é necessário que seja cozida somente quando esta estiver fervendo e , depois disto , coloque-a num escorredor.Em 100 gramas de berinjela crua e com casca, há 19 calorias, 1 grama de proteína,3,9 gramas de carboidratos, nada de gordura.Com relação aos minerais: ferro 0,4mg;fósforo 29 mg; cálcio 17 mg; Vitaminas: 5 microgramas de retinol, 60 microgramas de tiamina, 45 microgramas de B12, 1,2 mg de vitamina C.Por ser um vegetal, não apresenta colesterol.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO