DICAS DE OVOS

Omelete no ponto, nem mole e nem duro demais, se consegue assim: só junte o sal quando já estiver fritando. Senão os ovos amolecem.
Para fazer omeletes mais leves e fofas, adicione uma pitada de maizena antes de bater.
A casca dos ovos frescos é opaca e áspera. A dos ovos velhos é brilhante e lisa.
As claras dos ovos podem ser guardadas na geladeira por até dez dias, desde que em recipientes hermeticamente fechados.
As gemas dos ovos podem ser guardadas na geladeira por até três dias. Para isso cubra-as com água ou óleo.
Outra dica para ovos rachados é cozinhá-los com um pouco de vinagre na água e as claras não sairão pelas rachaduras.
Coloque água na frigideira onde vai fritar ovo, tampe-a para não salpicar e o ovo não desmanchará.
Nunca junte as gemas batidas diretamente sobre o leite. Despeje algumas colheradas do leite morno às gemas, mexa bem, junte mais leite. Só então misture tudo.
Juntar ovos ou gemas a caldos líquidos ferventes sem provocar "desastre" é fácil: basta bater bem o ovo ou gema, juntar uma colherada do caldo quente, misturar bem e só então despejar no caldo restante. Ou então simplesmente esperar esfriar o caldo e misturar os ovos.
Bater claras até que espumem, significa: bater ligeiramente. Bater em neve, significa: bater as claras sem açúcar até que fiquem firmes. Pare de bater na hora em que, levantando as pás da batedeira, as claras mantiverem sua forma.. Bater em ponto de suspiro, é bater as claras em neve e acrescentar açúcar aos poucos até que este se dissolva e, ao levantar as pás da batedeira, se formem picos firmes.
Para deixar a clara mais volumosa e firme, adicione uma pitada de sal na hora de bater.
Bater claras para suspiros é simples: antes de começar, junte às claras uma pitada de bicarbonato de sódio. Elas ficarão altas e firmes. Para bater claras em neve, um truque: só junte o açúcar quando elas começarem a ficar firmes. Mas coloque o açúcar aos poucos, batendo sempre em cada adição.
O chiclete grudou no cabelo? É só passar clara de ovo que ele sai.
Para descascar os ovos com maior facilidade, cozinhe-os em água com sal.
Para verificar se os ovos estão bem fresquinhos, mergulhe-os na seguinte solução: 3 colheres de sal para 1 litro de água. Os que estiverem novos vão para o fundo. Os que já tiverem alguns dias ficarão boiando, e os que estão velhos virão à tona.
Quando você for cortar ovos cozidos duros, mergulhe e faca em água, depois de cada cortada, assim evita-se que a geme quebre.
Para obter uma omelete bonita junte o sal depois que os ovos estiverem bem crescidos. Se o sal for adicionado antes de bater os ovos, a omelete não estufa e se desmancha com facilidade.
Uma omelete para ficar realmente apetitosa, precisa ter aquela aparência linda, lisinha. Quando ela gruda na frigideira perde todo o gosto, dá até vontade de jogar fora. Dá próxima vez em que você for preparar uma omelete lembre-se deste truque: esfregue um pouco de sal (com papel macio) no fundo da frigideira. Depois, retire o excesso e leve a frigideira ao fogo. Isto evitará que a omelete se quebre ou grude no fundo.
Para os ovos com casca rachada, para cozinhá-los, envolva-os em papel alumínio que evitará que o conteúdo escape. Deve-se ferver um minuto a mais.
Claras batidas em neve. Depois de tirar os ovos da geladeira, deixe-os voltar à temperatura ambiente antes de bater as claras. Nunca bata as claras em recipientes de alumínio [pois elas tendem a ficar escuras. Para que elas cresçam mais, acrescente uma pitada de açúcar ou três gotas de limão.
Guarde os ovos em suas caixas mesmo, e não na prateleira para ovos da geladeira, e eles vão durar mais tempo.
Compre ovos marrom numa semana e brancos na outra. Assim, você não ficará imaginando quais eram os mais frescos.
Ovos quebrados ou rachados: se coloca em uma xícara ou um pequeno vasilhame e cubra com água e guarde na geladeira, até o momento de usá-lo.
Ovos Cozidos Os ovos ficarão duros mais depressa se colocados em água fria com uma pitada de sal antes de irem ao fogo.
Os ovos dão maciez à panqueca.
Descascando Ovos de CodornaQuando descascar ovos de codorna, faça-os sempre dentro de uma bacia com água fria, para saírem inteiros.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO