quarta-feira, 20 de maio de 2009

DICAS DE LIMPEZA


Quando as persianas estiverem muito sujas, retire-as e pendure num varal. Em seguida, lave com uma mangueira.
Uma meia velha será ótima luva para retirar o pó das persianas.
Use um xampu apropriado para estofados para tirar manchas de colchões. Para evitar que crie mofo, aplique um desinfetante em spray.
Para tirar o cheiro de remédio de copos, esprema dentro um pouco de suco de limão.
Para limpar o mármore, esfregue-o com um saquinho de sal, molhado.
Previna para que a forração de couro não rache, limpando-o regularmente com uma pasta feita com uma parte de vinagre e duas de óleo de linhaça.
Para que os cromados fiquem limpos e sem marcas, use um pano umedecido com amônia.
Para evitar que a calça jeans nova desbote, mergulhe-a durante uma hora numa solução de água fria com sal (duas colheres de sal para cada litro de água), antes de lavá-los. Use a água com sal tanto para lavar quanto para enxaguar.
Antes de usar o cinzeiro, passe um pano com lustrador de móveis em seu interior. Ficará muito mais fácil de limpá-lo, depois de usado.
Tire tinta fresca de vidros com vinagre quente misturado com água.
Para remover tinta das mãos e do rosto, use óleo de cozinha ou óleo de bebê porque não queimam a pele.
Para limpar sapatos de corda e lona, esfregue com uma escova de dentes umedecida em xampu para tapetes.
Para remover sal ou água salgada dos sapatos, use vinagre com água doce.
Embrulhe um pano envolta de uma vassoura e prenda-o com elástico. Ele será muito útil para remover poeira e teias de aranha do teto e dos cantinhos.
Remova as marcas deixadas pelas canetas esferográficas, em móveis ou paredes pintadas, com vinagre branco. Primeiro umedeça as manchas com o vinagre, batendo de leve com um pano. Depois enxugue, sem esfregar. Repita algumas vezes.
Quando limpar plásticos, experimente usar um pano umedecido em caldo de limão a fim de evitar manchas.
Retire a poeira de quadros, a intervalos de poucos meses, com uma escova macia. Nunca esfregue a pintura com um pano.
Para tirar manchas de ferrugem de roupas branca, coloque suco de limão e sal, depois coloque no sol.
Para tirar manchas de transpiração da roupa, coloque a roupa de molho com água e vinagre.
Quando as velas perderem o brilho, passe cera liquida e dê brilho com cuidado. Ficarão novas.
Para facilitar a limpeza dos queimadores do fogão, ferva-os com água, sal, vinagre e gotas de limão. Depois é só lavar com esponja.
Cubra toda a chapa do fogão, deixando apenas os queimadores descobertos, com uma folha de papel de alumínio. Isto evita que suje, conservando a pintura e o esmalte do fogão.
Para descongelar rapidamente a geladeira, desligue, coloque em sua prateleira uma vasilha com água quente e feche a porta.
Limpe as panelas de Tefal com jornal e pó de café usado, e as panelas esmaltadas com álcool.
Deixe os vidros e cromados superbrilhantes, dando-lhes polimento com um jornal amassado.
Um esfregão sem o cabo faz milagres. É ótimo para espalhar a espuma e para retirar manchas e encardidos.
Para limpar peças de prata, mergulhe-as numa solução de água fervente com sal e deixe por cinco minutos. Depois, lave as peças em água corrente com sabão de coco.
Os resíduos de alimentos cozidos que ficam grudados no fundo da panela sairão facilmente, se você colocar quatro colheres de sopa de sal e um pouco de água, e deixar ferver durante dez minutos.
Os amaciantes de roupas podem irritar a pele das crianças e podem ser substituídos por meia xícara (chá) de bicarbonato de sódio, deixando as roupas macias e com cheiro de limpeza.
Com uma toalha de banho enrolada em volta de seu pescoço e alfinetada como se fosse um babador, você não se molhará durante o banho do bebê. Ao mesmo tempo, será fácil embrulhar o bebê rapidamente na toalha, ao tirá-lo do banho.
Você quer ser bem autêntico? Então, a próxima vez que cair vinho tinto no tapete, remova com vinho branco.
Para remover goma de mascar, pressione cubos de gelo contra a goma até que fique dura e quebre. Depois, use um removedor de manchas para tirar todas as marcas.
Um pedaço de algodão embebido em um pouco de baunilha colocado na geladeira elimina odores.
Uma caixa de bicarbonato aberta colocada na geladeira, absorverá o odor dos alimentos pelo menos por um ou dois meses.
Para espantar formigas da cozinha, espalhe sal ou talco nos cantos onde elas aparecem. Você pode usar também cascas de pepino.
Se você notou que seu armário tem baratas, coloque dentro dele um pires com três dentes de alho amassados com um pouco de sal.
Se a cera penetrou, e ficou dura nas flanelas da sua enceradeira, coloque as flanelas entre algumas folhas de toalha de papel e passe com ferro morno. As toalhas absorverão a cera velha.
Coloque uma meia de náilon vestindo a sua vassoura de pêlo. Jogue fora a meia e você terá uma vassoura limpa.
Tire as manchas dos copos de cristal esfregando uma fatia de cebola nos locais manchados.
Esfregue as mãos com um pouco de pó de café usado, para tirar o cheiro de peixe.
Para retirar manchas de gordura de tecidos e estofados, assim que a mancha se formar, pulverize talco ou maisena sobre o local. Esfregue e deixe algum tempo, até a gordura sair. Escove e limpe com pano seco.
Para evitar ferrugem, passe nas ferramentas um pouco de cera de lustrar automóveis. Uma camada fina evitará corrosão por muito tempo.
Para consertar mobílias de vime, evitando que fiquem amareladas, lave-as com uma solução de água morna e sal.
Para tirar manchas de gordura do estofado, logo que cair, salpique o lugar com sal, ele absorverá a gordura e não deixará mancha.
Para renovar e limpar uma esponja, deixe-a de molho durante a noite em sal ou água com bicarbonato de sódio.
Use um pano umedecido com álcool para remover manchas de água do aço inoxidável.
Uma das melhores maneiras de limpar jarro de estanho é esfregá-lo com folhas de repolho.
Para melhor limpar teclas de piano, aplique pasta-de-dente com pano molhado. Esfregue bem as teclas e seque com pano macio.
Para limpar seu tapete com mais rapidez, umedeça as escovas da sua vassoura de limpar tapetes, e ela fará um trabalho melhor de limpeza.
Para polir mobília entalhada, use uma escova de dentes embebida em polidor e escove de leve.
Mancha de vela na toalha de mesa, coloque o local da mancha entre duas toalhas de papel, ou pedaços de papel pardo e passe com o ferro morno.
Quando grudar chiclete na roupa das crianças, coloque a roupa num saco plástico e ponha no congelador. Depois de congelado, tire e raspe o chiclete.
Tire os fiapos das roupas, enquanto passa a ferro. Basta esfregar uma esponja de náilon sobre a roupa para que os fiapos desapareçam. Prenda a esponja na tábua com um barbante, para tê-la sempre à mão.
Quando os punhos ou as barras das suéteres de lã esticarem, perdendo a forma, mergulhe-as em água quente e, depois seque-os com um secador. Eles voltarão ao tamanho normal, encolhendo um pouco.
Você sabia que o ingrediente básico de muitos tira manchas são duas partes de água para duas de álcool.
Se a máquina de lavar roupa transbordar por ter espuma demais, salpique sal. A espuma desaparecerá.
Para um brilho rápido ( nos intervalos dos dias de encerar ), passe uma vassoura de pêlo com um pedaço de papel encerado por baixo. A sujeira grudará no papel.
Para limpar o liquidificador, coloque um pouco de água quente e adicione um pouco de detergente. Tampe e ligue por alguns segundos. Lave e enxágüe bem. Seque.
Para facilitar a limpeza do ralador de queijo, passe uma batata crua sobre sua superfície. A batata retirará os resíduos de queijo.
Para retirar chiclete grudado em tecido, coloque sobre ele uma folha de papel e passe o ferro quente. Assim, o chiclete grudará com facilidade no papel.
Se o seu fogão estiver muito sujo, limpe com água e um pouco de bicarbonato de sódio.
Para limpar talheres e objetos de prata, use a água em que você cozinhou batatas.
Para que o banheiro fique com um cheiro agradável, além dos cuidados habituais, coloque um pedaço de papel aromatizado na cesta de lixo do banheiro.
Para tirar o cheiro de gordura que fica pela casa, esquente numa frigideira, em fogo brando, um pouco de canela em pó.
Para que o armário tenha um cheiro agradável, pendure uma meia velha de náilon com serragem de cedro. Serve também como excelente repelente de traças.
Para lavar louça, você pode usar um detergente barato e acrescentar, para cada meio litro, uma colher (sopa) de vinagre. O vinagre eliminará a gordura e deixará a louça brilhando.
Para não sujar as cortinas na hora de limpar as janelas, pendure-as num cabide de roupas e coloque o cabide nos trilhos.
Ao terminar de usar a esponja de aço, tire todo o sabão e deixe num recipiente com água. Assim, ela não enferruja.
Depois de limpar os armários de cozinha, distribua algumas folhas de louro dentro deles. Assim, você evita o aparecimento de baratas.
Para que as meias brancas fiquem alvas outra vez, ferva em água com uma fatia de limão.
Quando o vinho tinto derramar, salpique o lugar onde o vinho caiu com açúcar. Molhe com água fria e esfregue a mancha até sair, antes de lavar.
Quando um ralo estiver entupido com gordura, coloque uma xícara de sal e uma de bicarbonato de sódio no ralo, derramando por cima uma chaleira de água quente.
Nestes dias de grande calor, antes de colocar as roupas de molho em sabão em pó, passe-as antes por água corrente. As roupas ficarão bem mais limpas.
Para limpar tábuas de carne e rolos de abrir massa, lave e seque com um pano, depois cubra com sal, para absorver toda a umidade. Passe um pouco de óleo mineral para conservar a madeira.
Com um pequeno pincel, passe xampu de cabelo nos colarinhos antes de colocar as camisas na máquina. O xampu contém ingredientes que dissolvem as gorduras expelidas pelo corpo.
Não use água fria para umedecer as roupas que vai passar a ferro. Com água morna, elas ficarão úmidas mais rapidamente e por igual.
Para que a saladeira de madeira não fique engordurada, lave-a e seque bem. Depois, passe por dentro e por fora um pedaço de papel encerado.
Para eliminar os odores da geladeira, coloque uma xícara de pó de café dentro dela.