CUIDADOS COM AS MÃOS


As mãos são, freqüentemente, vítimas das mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores que podem afetar a sua maciez.......É verdade que o uso habitual de hidratantes pode amenizar o ressecamento da pele, mas, no entanto, não impede a ação de alguns agentes externos que favorecem o surgimento de alergias e rachaduras dolorosas. Portanto, a forma mais eficaz de evitar esse problema continua sendo a utilização regular de luvas especiais para serviços domésticos (como lavar louças ou cuidar das plantas).......Uma outra opção é usar um creme para criar uma barreira protetora na pele e, ainda, substituir os sabonetes comuns (muito alcalinos) por produtos à base de glicerina ou com coco (menos agressivos). ......Não se esqueça também de fazer, regularmente, uma esfoliação nas mãos. Isto a tornará mais macias.......Veja abaixo algumas receitas que poderão ajudá-la:
CREME PROTETOR......Forma uma espécie de barreira protetora nas mãos. ......É indicado para ser utilizado antes de se iniciar qualquer serviço doméstico.
INGREDIENTES:
1 gema de ovo
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
Pó de caulim
MODO DE PREPARAR:
Coloque a gema e o óleo de girassol em um recipiente e bata vigorosamente. Aos poucos, acrescente o pó de caulim até formar uma pasta consistente. Use-o logo a seguir.
ESFOLIAÇÃO PARA AS MÃOS
INGREDIENTES:
4 colheres (sopa) de óleo de amêndoas
1 colher (sopa) de sal marinho
MODO DE PREPARAR:
Misture os ingredientes e passe este preparado, massageando com movimentos circulares, nas palmas, nos dedos e nas costas das mãos. Enxagüe com água morna. Em seguida aplique uma loção ou creme hidratante.Se desejar, para evitar o aparecimento de manchas, você pode aplicar, nas costas das mãos, um creme facial com proteção solar.
LOÇÃO HIDRATANTE PARA AS MÃOS
INGREDIENTES:
1 colher (sopa) de hamamelis
1 1/2 colher (sopa) de glicerina
3 colheres (sopa) de água-de-colônia
MODO DE PREPARAR:
Misture a hamamelis e a glicerina. Adicione a água-de-colônia. Coloque em um pote com tampa e sacuda. Aplique algumas gotas nas mãos e massageie-as.
TRATAMENTO NOTURNO PARA AS MÃOS
Essa receita serve para esfoliar e amaciar as mãos.
INGREDIENTES:
3 colheres (sopa) de amêndoas moídas
1 gema de ovo2 colheres (sopa) de óleo de oliva
1 colher (sopa) de água de rosas
1 par de luvas de algodão
MODO DE PREPARAR:
Despeje os ingredientes em uma tigela e bata bem até a mistura ficar homogênea. Passe uma porção nas mãos antes de dormir, massageando-as por cinco minutos. Calce as luvas de algodão e deixe-as a noite toda.Para aplicar esse creme durante o dia, calce sobre a luva de algodão uma outra de plástico e deixe o máximo de tempo possível.
FONTE:www.mulherdeclasse.com.br
MÃOS EXIGEM CUIDADOS ESPECIAIS
A busca pelo corpo perfeito e pelo rejuvenescimento cresce a cada dia, mas muitas pessoas cuidam somente da aparência do rosto e do corpo, esquecendo de regiões que acabam realmente revelando a idade, como as mãos."O dorso das mãos tem a pele fina, delicada e com pouca quantidade de glândulas sebáceas, o que as tornam mais sensíveis à desidratação", afirma a doutora Luciane Scattone, dermatologista.As mãos são freqüentemente vítimas de mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores que podem afetar sua maciez. Ao contrário de outras partes do corpo as mãos não podem contar com uma cirurgia plástica para reparar a ação do tempo, por isso cuidados diários são necessários. O uso de hidratantes pode auxiliar no combate ao ressecamento da pele, mas infelizmente isso não impede que agentes como o envelhecimento cronológico, ação do sol e outros componentes químicos que estamos em constante contato não provoquem o aparecimento de manchas e o aspecto ressecado. Segundo os dermatologistas existem diversos tratamentos estéticos que são realizados com o intuito de minimizar manchas, rugas e flacidez. No tratamento de peeling é realizada uma esfoliação para renovar a pele, amenizando as manchas e melhorando a textura. Já no tratamento com laser um feixe de luz com comprimento de onda atravessa a pele e clareia as manchas. Outra alternativa que os dermatologistas indica é a despigmentação, onde se utiliza creme a base de ácido retinóico, responsável pela descamação da pele, hidroquinona e kójico, ácidos que auxiliam no clareamento das manchas ou ainda outra alternativa é o uso de spray de nitrogênio líquido que aplicado sobre as manchas destrói os pigmentos. Com os avanços tecnológicos, muitas são as alternativas encontradas para acabar com esse tipo de problema. A cirurgiã plástica Loriti Breuel, atualmente aproveita a gordura retirada na lipoaspiração e realiza o enxerto de gordura em pequenas partes do corpo, como nas mãos. "É possível fazer enxertos em regiões pequenas ou grandes do corpo e como a gordura é do próprio paciente não há risco de rejeição", afirma a cirurgiã que é pioneira na estocagem de gordura e especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.De qualquer forma vale lembrar da importância de continuar utillizando cremes hidratantes freqüentemente para manter a umidade normal da pele, filtro solar e o uso habitual de luvas para realizar tarefas domésticas.
FONTE: sitemedico.com.br
CUIDADOS ESPECIAIS
Elas lavam, passam, cozinham e ficam mais tempo expostas ao sol - logo, mais vulneráveis ao fotoenvelhecimento e às agressões do cotidiano, como por exemplo o manejo de detergentes e a utilização frequente de água. Tudo isso afeta o estado da pele e a aparência das mãos: não por acaso elas são acusadas de entregar a idade mesmo em gente conservadinha, como a cantora Madonna. Pode reparar: o rosto e o corpinho até que enganam, mas as mãos denunciam. O primeiro sinal são as manchas. Para entender como acontece a perda do viço da pele nesta região e como proporcionar rejuvenescimento às mãos, a médica dermatologista Marjorie Melo, especialista em Dermatologia Clínica e Cosmiatria, esclare as principais dúvidas sobre o assunto.
1. A mão envelhece como qualquer outra parte do corpo? A derme, camada da pele composta principalmente por fibras de colágeno, possui espessuras variáveis ao longo do organismo. Na mão sua espessura é menor, portanto existe uma menor quantidade de fibras de colágeno se comparado, por exemplo, a um dorso. Por isso, podemos concluir que a mão pode envelhecer mais rapidamente do que outras partes do corpo. Além disso, a mão está mais exposta ao sol do que as regiões cobertas pelas roupas e, portanto, mais sujeita ao fotoenvelhecimento.
2. Por que se fala tanto em proteção facial e pouco sobre as mãos? A fotoproteção deve ser a mesma para rosto, colo e dorso de mãos. Lembrando que, nas mãos, a reaplicação deveria ser mais frequente pelo hábito de lavá-las.
3. Quais são os cuidados diários que devemos ter com as mãos? Os cuidados diários são lavar as mãos com sabonete de PH fisiológico para não ressecá-las e hidratar com um creme ou loção com FPS. Devemos hidratar e proteger com filtro pela manhã e nutrir à noite.
4. Como tratar as melanoses solares (manchas), decorrentes do acúmulo de sol? Hoje, tratamos com os lasers e luzes pulsadas, que são muito específicos para estas manhas, não ferem e nem fazem casquinha ou feridas como nos tratamentos de antigamente. Depois, o uso da vitamina C tópica e do filtro solar sempre.
5. No mercado já existem diversas opções de produtos específicos para as mãos. O que uma pessoa deve observar antes de comprar? Se são produtos hidratantes, lubrificantes e nutritivos - de preferência com filtro solar.
6. Quais outros cuidados com as mãos são necessários para prevenir o envelhecimento? Podemos estimular a produção de colágeno também nas mãos com o uso de ácidos e aparelhos como a luz pulsada (Harmony) que, além de clareá-las, promovem um aquecimento que estimula a produção de colágeno.
7. Existe peeling para as mãos? Qual é o melhor? Praticamente todos os peelings que são feitos no rosto podem ser feitos nas mãos. Tomando sempre muito cuidado para não ser muito agressivo na mão porque o processo de cicatrização é pior do que no rosto. O peeling de pasta de ATA (ácido tricloroacético - que pode ser líquido ou em pasta) garante uma distribuição homogênea na região a ser tratada. O resultado é uma descamação da área, promovendo uma renovação celular e o clareamento da mão.
FONTE:www.abril.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO