CUIDADOS COM A MAQUINA DE LAVAR





ECONOMIA
A máquina de lavar roupa representa cerca de 5% do consumo total de electricidade nas habitações .
A máquina de lavar roupa precisa de energia elétrica para as ações mecânicas (rotação do tambor, enxaguamento, bombas de circulação da água), e para o aquecimento da água através de uma resistência eléctrica. Este aquecimento eléctrico da água representa 80 a 90% do consumo total de energia de um ciclo de lavagem. Por este motivo surgiram máquinas que têm a possibilidade de serem alimentadas com água quente provenientes de outros sistemas de aquecimento
(termoacumuladores a gás, caldeiras murais, painéis solares, etc.), permitindo reduzir o consumo eléctrico de forma significativa.
As máquinas mais recentes também dispõem de programas económicos, que permitem consumos de electricidade que podem chegar aos 40%.
A presença da etiqueta de eficiência energética nestes equipamentos é obrigatória .
Ao comprar uma máquina de lavar roupa, não só deve ter em atenção a eficiência energética, mas também as eficiências de lavagem, centrifugação . Só assim garante que tem um equipamento que é eficiente no uso da energia e nas suas funções.
Existem medidas que podem ser aplicadas para que se racionalize a utilização destes equipamentos, e que os seus consumos sejam menores:
· Ajustar a carga da máquina à capacidade útil indicada pelo fabricante de forma a não desperdiçar energia.
· A limpeza dos filtros é importante para que o consumo de electricidade não aumente com a utilização destes equipamentos.
· Grande parte da electricidade gasta numa lavagem é para aquecer a água. A utilização de programas a baixas temperaturas, diminui assim a fatura da electricidade, e a sua roupa vai ficar bem lavada.
· Se vai secar a roupa numa máquina de secar, centrifugue-a o melhor possível. Assim gasta muito menos energia ao secá-la, pois a secagem pela centrifugação é 70 vezes mais económica que a da máquina de secar. A rotação minima neste caso deve ser de 750 rpm.
· Se se coloca esta questão, não se esqueça: uma máquina de lavar e secar roupa tem uma eficiência de secagem menor que uma máquina só de secar roupa.
· O uso do programa suave, em vez do normal, faz com que o motor da máquina não tenha que trabalhar tanto, consumindo menos energia.
· Não misture roupas húmidas com uma carga que já esteja parcialmente seca.
· Se a sua máquina tem botões que permitem uma poupança de água e energia na lavagem, utilize-os.
fonte: ecocasa.org
ECONOMIA II
Lave, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante.
Use a dose certa de sabão e amaciante de roupa especificados no manual, para evitar repetir operações de enxágüe.
Mantenha o filtro sempre limpo.
Aproveite a secagem natural.
FONTE:www.fazfacil.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO