CUIDADOS COM O FREEZER



VANTAGENS
A principal vantagem do congelamento é economia de tempo; com apenas uma compra pode-se abastecer o freezer por períodos superiores a um mês.
Os freezer e refrigeradores Frost Free não precisam descongelar nunca.
DIMENSÕES
* O espaço interno de Geladeiras e Freezers é sempre medido em Litros. Quanto mais litros maior será o espaço utilizavel !
* Dimensões sem embalagem . Representam sempre o espaço exterior, ou seja, o espaço que o objeto ocupará em sua cozinha.
Consul Freezer Horizontal 1 Porta 213 Lts
Eletrolux Freezer Horizontal 2 Portas 385 Lts
Existem muitos tamanhos de Freezers Horizontais, chegam alem de 500lts de capacidade.
DICAS DE USO
Freezer Vertical 145 Lts FE18 - ElectroluxDimensões aproximadas: 130,7x55x64,5cm (AxLxP)Selo Procel: Garantia de baixo consumo de energia.
Lembre-se que os alimentos devem ser sempre embalados para que não fiquem em contato direto com o ar frio e seco do freezer, evitando assim seu ressecamento.
Embale sempre os alimentos em pequenas porções para facilitar o descongelamento e evitar o desperdício, pois uma vez descongelados, os alimentos não devem ser congelados novamente. As refeições do dia a dia devem ser congeladas sempre depois de frias.
Para embalar os alimentos você pode usar: papel alumínio, papel toalha, travessas descartáveis de alumínio, sacos plásticos atóxicos brancos ou transparentes, filme de PVC auto-aderente, recipientes de plástico, travessas de louça refratária e formas de gelo.
Para melhor controle do tempo de estocagem e identificação dos alimentos armazenados em seu freezer, coloque em cada embalagem uma etiqueta. Mencione nela o tipo de alimento, data de congelamento, se o alimento já está pronto, semi-pronto ou ao natural, se há necessidade de se acrescentar algum outro ingrediente para finalizar o preparo (ex.: temperos, creme de leite...)
Ao armazenar alimentos no freezer, observe as orientações dos fabricantes de alimentos.
Observe sempre a data de validade dos produtos congelados, indicada pelo fabricante.
Não use água para apressar o descongelamento. A utilização da água diretamente sobre os alimentos é prejudicial, pois além de retirar os nutrientes essenciais, a água causa sensíveis danos e altera o sabor dos alimentos.
Alguns pratos e vegetais congelados em geral podem ser diretamente levados ao fogo ou ao forno, sem maiores preocupações (sempre em fogo brando e forno pré-aquecido).
O descongelamento em temperatura ambiente é indicado para pães, bolos e docinhos, sempre embalados.
Carnes cruas, laticínios e pratos prontos que levarem molhos cremosos devem ser descongelados na geladeira para voltarem ao seu estado natural sem perda de nutrientes ou de textura.
Os líquidos aumentam de volume quando congelados.Por isso tome cuidado ao armazenar garrafas ou outros recipientes fechados no freezer.Estes recipientes podem quebrar (estufar).
Não coloque alimentos quentes no freezer. Aguarde que estejamà temperatura ambiente.Isto contribui para que não aumente o consumo de energia, garantindo o bom funcionamento do mesmo.
Não armazene produtos tóxicos no seu freezer, pois podem contaminar os alimentos
.
VIAGENS E AUSÊNCIAS
Atenção
Sempre que desligar o Freezer, aguarde 10 minutos antes de religa-lo.
Nas ausências longas, desligue o produto da tomada e esvazie o freezer, inclusive as formas de gelo.
Deixe a porta aberta para evitar odores.
Para períodos curtos de ausência, seu freezer poderá permanecer ligado.
Lembre-se que pode haver falta de energia elétrica por um longo período de tempo enquanto você estiver fora e, neste caso, o descongelamento dos alimentos provocará a degradação dos mesmos.
Escrito por
Equipe Faz Fácil

Postagens mais visitadas deste blog

COMO DESFIAR FRANGO CONGELADO NA PANELA DE PRESSÃO

O PODER DE CURA DO ALHO

DICAS DE CONGELAMENTO