CUIDADOS COM O VESTUÁRIO


MUDAR DE ROUPA AO CHEGAR EM CASA
Quando for trocar de roupa, não arrume no armário de imediato, se não vai para lavar, deixe-a arejar algumas horas, para que a umidade do corpo saia da roupa. Uma boa maneira de fazer isso é pendura-la do avesso em lugar bem ventilado.
A umidade é inimiga dos tecidos.
ARRUMAR A ROUPA
Antes de arrumar a sua roupa de Verão ou Inverno, lave-a sem utilizar amaciante.
De tempos em tempos deixe as gavetas e os armários ligeiramente abertos, para que circule ar.
Você pode espalhar alguns sabonetes por entre as roupas, para mante-las perfumadas.
PRECAUÇÃO
Antes de arrumar as roupas na prateleira, olhe se não existem manchas, falta de botões, costuras descosidas, a serem reparadas, e principalmente umidade nas peças .
CABIDES
Existem vários tipos de cabides, cada um com uma função especifica. Apropriados para pendurar saias, calças, gravatas etc. Sempre que possível, arrume as roupas nos cabides adequados.
PRATELEIRAS
Se forem enceradas, lustre muito bem com um pano macio, para retirar qualquer excesso e deixe arejar por algumas horas .
Se quiser forrar utilize papel vegetal.
Na arrumação coloque as peças mais pesadas por baixo e as mais leves e delicadas por cima.
EM VIAGEM
Numa viagem , um bom truque para fazer com que o seu terno fique com um bom aspecto (desamassado) é coloca-lo num cabide, dentro do banheiro durante um banho quente.
O vapor trabalha as fibras do tecido que volta a sua forma original
.
CORES
Os cabides com paletós, calças, etc., de cor, sem uso frequente devem estar sempre cobertos.
Roupas brancas que ficarão guardadas ou que sejam de pouco uso, devem ser envolvidos em papel ou pano azul para evitar que amarelem com o tempo.
VESTIDOS
Se forem compridos, o truque é a colocação de presilhas na cintura (no lado avesso).
Pendure-os no cabide apropriado por estas presilhas e não tocaram mais no fundo do armário
BLUSAS E CALÇAS
Para que as alças (ou presilhas) não deslizem nos cabides, enrole elásticos nas extremidades.
Não pendure malhas ou tecidos finos e delicados.
CALÇINHAS
COBRA DE CALÇINHAS
A melhor forma de ganhar espaço na hora de guardar calcinhas e cuecas é envelopando e arquivando em pé na gaveta, em fileiras organizadas por ordem de cor. Você economiza até o triplo do espaço, além de não bagunçar a gaveta na hora de escolher qual peça vestir.
1- Abra a calcinha
2- Vire a calcinha para trás
3- Dobre a ponta esquerda para dentro até fazer uma linha reta
4- Faça o mesmo com a ponta direita
5- Certifique-se que a peça esteja o mais parecido possível com um retângulo
6- Pegue a ponta inferior (2/3 do comprimento) e dobre por trás.
7- Envolva a ponta que sobrou por dentro do elástico da calcinha.
8- Guarde a calcinha em pé na gaveta, virada para frente .
COLMÉIAS
A opção de utilizar colméias organizadoras, otimiza ainda mais o espaço das gavetas e facilita a vida de quem não tem muita paciência para organizar as pilhas de peças.
GAVETAS
Quando bem organizada, uma gaveta permite que você visualize rapidamente todas as peças e possíveis combinações entre elas. Uma das primeiras coisas que sem ser observadas é a dimensão da gaveta: altura e profundidade.
No caso de gavetas muito profundas, procure evitar o óbio: pilhas de peças dobradas umas sobre as outras. Isso só aumenta a bagunça do dia a dia.
fonte: http://www.organizesuavida.com.br/
CUECAS
DOBRA DE CUECAS
O mesmo tipo de dobra envelope pode ser usado para cuecas.
No caso de cuecas boxer ou até bermudas, a diferença está apenas na primeira dobra, que é ainda mais fácil.Basta unir as duas pernas e dobrar a extremidade inferior, encaixando-as dentro do elástico.
CALÇAS
O vinco das bainhas das calças serve também para indicar como bem dobra-las. Calças bem dobradas conduzem a uma substancial economia de tempo, já que nunca estarão amassadas.
Segure a calça pela bocas das pernas (de cabeça para baixo), junte as duas costuras de uma perna e depois da outra, junte as duas pernas e depois dobre.

GRAVATAS
Gravatas só devem ser penduradas sem o no Para aumentar a vida de suas gravatas guarde-as sempre lisas (sem nó).
BOLOTAS
Para retirar as bolotas das roupas quando terminada a lavagem na máquina.,
Enrole um pedaço de fita adesiva larga na mão, com a cola virada para fora, e pressione sobre a bolotas.
TENIS
Para que os sapatos de lona estejam sempre com cara de novos, pulverize-os com spray protetor para tecidos.
SAPATOS
COMO ORGANIZAR E CONSERVAR SEUS SAPATOS
Avalie o estado e uso de cada par
Comece por determinar a qualidade e o estado de conservação de cada par. Elimine aqueles que não estão mais em condições de serem usados ou aqueles de que já não gosta. Não se iniba em jogá-los ou dá-los a outra pessoa.
FUROS
Faça alguns pequenos furos em cada caixa para que os seus conteúdos possam respirar. Os sapatos são compostos por materiais orgânicos (pele, couro e borracha) que têm necessidade de arejar. Além disso, garantindo uma boa circulação de ar, as bactérias e fungos terão menos condições de se proliferar.
DICA
Guarde seu sapatos em caixas transparentese com ventilação. Assim você ganha espaço empilhando os pares, além de facilitar a identificação dos calçados. Uma outra dica muito interessante é a utilização de capas de tecidos para guardar calçados, eles garantem a respiração dos calçados, evitando a proliferação de fungos.
fonte:www.organizesuavida.com.br
COMO GUARDAR ROUPAS DE COURO
Se você tem uma peça de couro em sua casa precisará tratar bem dela durante o verão. Tire-a de 15 em 15 dias para arejar fora do armário e longe do sol.
Para amaciá-la você deve usar um hidratante próprio, encontrado em lojas de materiais para couro e ir passando com algodão em toda a peça. Deixe secar por 2 ou 3 dias antes de guardá-lo.
Não use o seu hidratante pessoal.
Existe também um shampoo especial para limpar a sujeira do uso.Umedeça um algodão no shampoo e vá esfregando na peça de couro. Deixe secar à sombra por 2 ou 3 dias antes de guardá-lo.
Caso a peça já esteja manchada de mofo só devemos escová-lo e nada mais.O mofo deixará uma marca que só será removida em lavanderias especializadas. Nunca use café ou qualquer outro produto para remover a mancha, apenas limpe com a escova .
Lembre-se que uma peça de couro é cara e deve ser tratada como tal.
O mofo na verdade é um fungo que mesmo tentando limpá-lo ele continua atacando. Só uma limpeza própria em casas especializadas poderá eliminá-lo. Eles usam um método de matar o fungo com calor e recobrem a mancha.
Nunca guarde seu casaco de couro, após vestí-lo, sem antes colocá-lo para arejar na sombra.
Mantenha-o guardado no armário com uma capa de TNT, pois a de plástico mantém a umidade.
UMIDADE
I-As roupas guardadas durante as estações frias, podem acumular umidade. Coloque paus de giz nos cantos do armário ou gaveta, pois o giz absorve a umidade. Voce pode tambem pendura-los.
II- Para que as suas bijuterias não escureçam, oxidem , coloque um pedaço de giz dentro da caixinha porta jóias, onde elas são guardadas. Bolas de cânfora também evitam umidade nos armários e gavetas.
III-Coloque um pouco de cal virgem em um vidro (que tenha uma boa base ou numa região pouco usada, para evitar acidentes) destampado ou com tampa de pano amarrado, dentro do armário. A cal é hidrófila e absorverá toda a umidade, mas é necessário trocar a cal a cada dois ou três meses.
PROBLEMAS COM MOFO ?
Você vai precisar de: Sílica Gel ou Cloreto de Cálcio
Passo a Passo....
Utilizados para reter e retirar a umidade de ambientes fechados, a Sílica Gel e o Cloreto de Cálcio evitam mofo e fungos que favorecem o aparecimento de traças, mau cheiro e danos em documentos que necessitam de uma vida útil maior. Com a Sílica Gel ou o Cloreto de Cálcio estes problemas desaparecem.
Uma vantagem da Sílica Gel é ser reutilizável quando submetida ao forno entre 100º C e 200º C por aproximadamente 30 minutos. Quando a Sílica Gel perder a sua cor (no caso da Sílica colorida) significa que ela necessita ser aquecida para recuperar seu poder de absorção de umidade.
SÍLICA GEL
Dispor o produto em sachet (feito com tecido permeável) e distribuir no local desejado.
CLORETO DE CALÇIO
Colocar o pote com o produto dentro do local desejado. Tomar cuidado em colocar o produto em local onde não tenha o risco do frasco virar, pois haverá formação de água dentro da embalagem.
Usos na empresa: em arquivo morto, sala de arquivos em geral e equipamentos eletrônicos.
Usos em casa: em armários, guarda-roupas, calçados, caixas com documentos, etc.
CHEIRO DE MOFO
Pendure uma meia fina velha com serragem de cedro, que voce pode encontar, numa marcenaria.
Além de evitar o cheiro é ótimo para espantar as traças.
TRAÇAS
I - Pelo menos duas vezes por ano esvazie o maleiro e o guarda-roupa. Limpe as paredes laterais e as portas internas com um pano úmido. Deixe o móvel vazio e aberto por algumas horas, abra as janelas do cômodo . Certifique-se de que o interior está bem seco, recoloque a roupa no lugar.
II - Retire todas as roupas do armário e deixe-as arejando num lugar bastante ventilado por algumas horas.Peças de lã, linho e seda necessitam ser lavadas com certa frequência.
Depois guarde as roupas pouco usadas em sacos plásticos bem vedados.
III - Para quem não gosta do odor desagradável da naftalina, pode optar por colocar nos armários folhas de louro (que devem ser trocadas a cada 30 dias). Coloque também nas gavetas e prateleiras uma boa quantidade de pimenta-do-reino em grão.
IV - Mantenha as roupas limpas, secas e bem arejadas. Coloque-as ao sol regularmente. Se necessário, coloque nos armários sachês de tecido de algodão recheados com raspas de cedro e lavanda seca ou então partes iguais de menta e alecrim.
NÃO VISTA LANGERIE COM O CORPO UMIDO
As lingeries costumam amarelar depois de várias lavagens.
Para resolver esse problema, coloque-as em uma mistura de água com bicarbonato de sódio, antes de lavar.
Não coloque na máquina
Lavar à mão uma calcinha ou sutiã não custa nada e vale a pena !
Use sabão neutro, água fria e enxague muito bem, elas durarão muito mais.
NÃO TORÇA NUNCA
Tire apenas um pouco do excesso da água.
Se tiver pressa, enrole a peça numa toalha e aperte bem para apressar a secagem..

SEQUE NA SOMBRA
O calor do sol pode tirar a luminosidade própria dos tecidos. Secar pendurada e à sombra.
As rendas de lycra das lingerie, deformam se forem secas em secadora.
NÃO PASSE A FERRO
Os tecidos das lingeries de boa qualidade dispensam o ferro elétrico.
NA HORA DE GUARDAR
Coloque sachês cheirosos ou sabonetes na sua gaveta / armário de lingerie.
Pode colocar também paninho de algodão embebidos no seu perfume preferido.
fonte:bellplastic



Postagens mais visitadas deste blog

COMO DESFIAR FRANGO CONGELADO NA PANELA DE PRESSÃO

DICAS DE CONGELAMENTO

O PODER DE CURA DO ALHO