CUIDADOS COM OS MÓVEIS



MÓVELMANUTENÇÃO
Nutriremos a madeira, e com aguarrás a protegeremos das traças.
I - móveis com acabamento à base de nitrocelulose ou poliuretano, deverão apenas ser limpos com pano levemente umedecido com água.No caso de uma mancha persistir, utilizar um pano levemente umedecido com água e sabão neutro. Nunca utilizar produtos abrasivos, como saponáceos, esponja de aço e outros.
II - Use somente uma flanela seca para efetuar a limpeza;
- Não use qualquer tipo de produto, tais como sabões, palhas de aço, álcool e lustra-móveis;
- Não encoste o móvel na parede;
- Não arraste o móvel. Se for preciso trocá-lo de lugar, esvazie-o totalmente e puxe-o pela base ou em local bem próximo a ela;
- Não molhe nem exponha o móvel à umidade ou à luz solar direta ou outra forma de calor.
O QUE FAZER PARA MANTER OS MÓVEIS SEMPRE BONITOS
Os cuidados são básicos, tais como mantê-los sempre limpos, evitar respingos de água (caso aconteça, secar na hora).
Os móveis não podem ficar expostos ao sol (se o seu quarto é para o sol da tarde, use uma cortina com black-out. Se está exposto ao sol da manhã, pode ser uma mais fina).O sol vai deixar a madeira manchada e as lâminas vão descolar.
Existe no mercado algum produto recomendado para dar brilho à madeira?
Pano seco, limpo e macio ainda é o mais recomendado.
Nos móveis (madeira) com verniz não se deve aplicar produtos químicos. Já as superfícies metálicas exigem um tratamento mais específico.
Os puxadores metálicos com banho de cromo ou os de aço inox devem ser limpos com panos macios. Aplique uma camada muito fina de cera polidora de carro e dê um polimento com pano seco. Este tratamento ajuda a aumentar a vida útil, além de manter o puxador sempre brilhando e com cara de novo. fonte: Movelar
PROTEÇÃO E BRILHO
Á quem diga que um mesmo óleo serve para todas as madeiras... mas não é bem assim !
Nos moveis de madeira escura usa-se óleo de peroba, que ajudará a hidratar a madeira, proporcionando brilho e proteção.
Já em madeira clara não se deve usar oleo de peroba, pois pode manchar em definitivo o seu móvel, é melhor passar cera incolor pastosa com silicone, mas "faça sempre um teste numa parte não visível do móvel" antes de aplicar definitivamente a cera.
fonte:moveis rusticos garcia
DAR BRILHO AO ENVERNIZADO
Para dar brilho a um objeto cujo verniz está opaco, basta fazer uma mistura em partes iguais de terebentina e óleo de peroba.
Depois com um pano macio molhado com esta mistura, esfregar bem a superfície do objeto.
TIRAR A CERA
Se pretendemos pintar, envernizar ou fazer pátina num móvel já encerado, temos de começar por tirar toda a cera, aqui estão algumas ideias que funcionam:
a) Lavar com água morna com um pouco de água sanitária, depois lavar bem com água pura.
b) Eliminar a cera usando terebentina.
c) Lavar com querosene, depois com água e sabão.
ARRANHÕES SUPERFICIAIS
- para tirar arranhões superficiais de um móvel de madeira, esfregar a zona com uns dentes de alho até conseguir encher as marcas, deixaremos secar antes de eliminar o que sobre com um pano, para em seguida aplicar a cera.
- Para disfarçar arranhões ou pequenos defeitos na superfície dos móveis, preencha os orifícios com cera de abelha. Passe em seguida uma boneca de pano para dar lustro. Nos móveis de nogueira, esfregueno arranhão um pedaço de noz-moscada.
Profundos
-Um móvel feito de madeira pode ficar marcado por um golpe de uma cadeira ou a queda de um objeto mais duro sobre ele, etc.
Para retirar uma marca quanto mais rápida for a ação mais chances teremos de sucesso.
Comece por retirar o polimento ou verniz do lugar onde foi feita a marca.
Faça uma boneca ( prepare uma bola pequena de algodão ou pano coloque dentro de um pano macio e torça podendo mesmo dar um nó para que fique firme e fácil de manipular) .
Prepare com cuidado um recipiente com água fervendo.
Molhe a boneca nesta água e aplique encima da marca, tenha cuidado para que não escorra para outros lugares, poderá manchar uma parte do móvel que esta perfeita.
Não deixe a agua esfriar, é muito importante que esteja todo o tempo "fervendo", vá aplicando até que a marca tenha desaparecido.
Deixe secar espontaneamente (pelo menos 12 horas), depois de bem seco passe uma lixa fina para conseguir o nivelamento da região afetada com o resto da madeira em volta.
Dê acabamento de acordo com o resto do móvel.
MADEIRA MACIÇA
É a primeira matéria-prima utilizada na fabricação de móveis. Tem como características a beleza de suas diferentes fibras e colorações, alta resistência física e mecânica, durabilidade e usinabilidade (pode ser emoldurada, torneada ou entalhada).
COMPENSADO
- Uma das maneiras em que pode ser encontrado é a de uma placa (de ótima resistência) formada por folhas de madeiras coladas umas às outras (várias camadas de lâminas).
Importante notar que os veios das folhas devem ser sem-pre dispostos em direções cruzadas uns aos outros, visando equilibrar tensões e reduzir riscos de empenamento. Ademais, existe também o compensado tipo sarrafeado com miolo maciço (painel formado por sarrafos de pinus com camadas de lâminas nas duas faces).
As madeiras utilizadas nos compensa-dos em geral são pinho, cedro ou jequitibá.
Aglomerado
- Trata-se de chapas homogêneas (sem veios ou nós) com excelente resistência ao empenamento, resultantes de partículas de madeiras impregnadas com resinas sintéticas sob a ação de pressão e de calor.É composto por três camadas as quais lhe dão resistência física e mecânica, estabilidade dimensional e resistência a empenamentos e deformações.
Aceita todos os tipos de revestimento como lâminas de madeira, fórmica, pintura, filme de PVC, BP (Baixa pressão – melamina) e etc.Não raro, o aglomerado pode ser observado revestido com lâminas de madeiras nobres (como o mogno, por exemplo), bem como com folha de papel e resina melamínica.
MDF (Medium Density Fiberboard)
Painel de média densidade constituído por fibras de madeira e resinas sintéticas, unidas pormeio de calor e pressão.É homogêneo em toda a sua superfície, o que permite melhor usinabilidade e aplicação de revestimentos. Com características e consistência que o aproximam muito da madeira maciça. Possui superfícies suaves, praticamente sem imperfeições dando uma aparência de madeira maciça.
Aceita todos os tipos de revestimento como lâminas de madeira, fórmica, pintura, filme de PVC, BP (Baixa pressão – melamina) e etc.
*as madeiras utilizadas na fabricação do MDF são o pinus e o eucalipto, obtidas através de reflorestamento, o que contribui para a preservação do meio ambiente.
PAINEL COM REVESTIMENTO MELAMÍNICO
Melamina é uma placa de aglomerado ou de MDF revestida (igual ao revestimento da fórmica), em uma ou duas faces, com películas decorativas impregnadas com resinas melamínicas, o que lhe permite uma superfície totalmente fechada, livre de poros, dura e resistente ao desgaste superficial.
Devido a sua alta qualidade a melamina impede o desenvolvimento de micro-organismos, sendo qualificada como material ideal para ser utilizado em ambientes altamente esterilizados, já que resiste de maneira eficiente ao calor e ao uso de líquidos abrasivos utilizados para limpeza. É um produto que não requer trabalho adicional de acabamento, apenas a colagem de bordas.
OSB
Painel estrutural de tiras de madeira ou “strands”, orientadas em três camadas perpendiculares, unidas com resinas e prensadas sob alta temperatura, tornando-o um painel com alta resistência mecânica e grande rigidez. Ideal para construções, embalagens, móveis e decorações.
MATÉRIA PRIMA UTILIZADA
• Madeira reflorestada e principalmente espécies florestais de rápido crescimento • Emulsão de parafina
• Resina de MUPF (resina fenólica, uréia formol e melamina).
• Água.
FONTE:
http://www.fazfacil.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO