PEPINO


IDEAL PARA DIAS QUENTES
O pepino é uma Cucurbitácea assim como as abóboras, o chuchu, a melancia e o melão. Originário da Índia, tem sido cultivado desde a Antiguidade na Ásia, África e Europa. Foi trazido para a América por Cristóvão Colombo.O pepino contém pequena quantidade de vitaminas A, C, B1, B2, e de sais minerais. É uma hortaliça refrescante, ideal para consumo em dias quentes.
COMO COMPRAR
Os frutos mais comumente encontrados no mercado brasileiro podem ser de três tipos:
1) pepino do tipo Aodai, com frutos verde-escuros e casca lisa;
2) pepino do tipo caipira, com frutos verde-claros, estrias brancas e casca lisa;
3) pepino do tipo japonês, com frutos verde-escuros brilhantes, mais finos e alongados que os anteriores, com reentrâncias na casca. Para a produção de picles, a indústria utiliza variedade próprias para conserva.
Escolha os frutos com cuidado para não danificá-los pois os ferimentos e amassamentos prejudicam sua qualidade e reduzem sua durabilidde. Prefira frutos firmes e com casca brilhante. Frutos muito grandes, que já iniciaram o amadurecimento somente são recomendados para consumo na forma refogada. Frutos muito pequenos são saborosos mas murcham mais rapidamente.
O pepino pode ser comercializado já picado, embalado em sacos de plástico ou bandejas recobertas por filme de plástico. Compre somente quando esse produto estiver exposto em gôndolas refrigeradas para garantir a sua adequada conservação, pois quando os frutos estão descascados e picados, sua durabilidade é menor.
Os menores preços de pepino ocorrem de outubro a janeiro.
COMO CONSERVAR
O pepino se estraga rapidamente se mantido em condição ambiente. Em geladeira, dentro de sacos de plástico perfurado, pode ser conservado por até uma semana sem grandes alterações na cor, sabor e aparência. O pepino deve ser colocado na parte inferior da geladeira.
Frutos consumidos crus devem ser lavados em água corrente e higienizados com uma mistura de 1 litro de água filtrada e 1 colher de sopa de água sanitária. Deixe os frutos de molho por 30 minutos e enxague em seguida em água filtrada.
COMO CONSUMIR
Os pepinos são consumidos essencialmente crus na forma de saladas ou picles mas também podem ser usados cozidos e recheados, em refogados, sopas quentes ou frias. Também é excelente para incrementar sanduíches de carne ou frango, juntamente com tomate e alface.
O pepino tipo Aodai deve ser consumido sem a casca, pois a casca é de difícil digestibilidade.
DICAS
Temperos que combinam com o pepino: vinagre, pimenta, limão, sal, azeite, orégano
Para facilitar a digestão do pepino, recomenda-se mastigá-lo bem.
O pepino batido no liquidificador com água e mel serve para as mãos ressecadas por detergente.
www.cnph.embrapa.br

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO