BRINCADEIRAS QUE MACHUCAM (BÚLIN)

Brincadeira de criança é normal e até saudável. O problema é quando ela passa do limite e vira um problema sério: o bullying (a pronúncia é búlin). " O bullying é um comportamento agressivo e repetitivo. Nele, uma criança sempre será o dominador e a outra, a dominada".
O bullying ocorre por vários fatores mas, na maioria dos casos, o que predomina é o ambiente familiar: se uma criança vive num clima de desrespeito, ela pode passar de vítima (em casa) a agressora (na escola) e oprimir os colegas. Isso pode resultar em depressão e dificuldade para relacionar-se. Veja como proteger e ajudar seu filho a superar essa difícil situação.
01 - DESCUBRA O PROBLEMA
A conversa é a base de tudo. Questione seu filho, sem usar tom de cobrança. No livro Proteja seu filho do Bullying (ed.Best Seller), o autor Allan L. Beane dá dicas das perguntas certas a fazer:
* Quem estava envolvido ?
* Quem foi o agressor ?
* O que disseram exatamente para voçê ?
* Quando aconteceu ?
* Onde estava ?
* Tinha algum adulto por perto ?
* Como voçê reagiu ?
* Há quanto tempo isso acontece ?
02 - PEÇA AJUDA Á ESCOLA
A maioria dos casos de bullying ocorre dentro da escola. Pense em voçê e na instituição como uma equipe. Entre sempre em contato para ver como andam as coisas por lá:
* Explique o que seu filho está vivendo.
* Conte quem está fazendo isso com ele.
* Peça para que a atenção com aquela turma seja maior.
03 - PRESERVE A CRIANÇA
Tem mãe que incentiva a briga, outras dizem para ignorar. Mas o ideal é a criança se preservar. " A vìtima deve ser inteligente e se defender de um jeito que o agressor não perceba que está conseguindo atingi-la". Ou seja, a criança não deve retrucar e chorar para não mostrar fraqueza, e sim, superioridade.
04 - QUANDO A SITUAÇÃO SAI DO SEU CONTROLE, O QUE FAZER ?
Desesperar-se não vai solucionar o problema. Se a escola não resolveu, se seu filho não conseguiu se defender da humilhação e voçê não sabe o que fazer, mantenha o autocontrole.
* MUDE!
Matricule-o em outra escola se essa não estiver dando certo. Em outra instituição, ele pode encontrar amigos com mais afinidades.
*TROQUE O FOCO
Faça-o se entrosar com outras crianças, colocando-o em aulas de que ele goste, como natação, futebol, cursos de inglês ou outros.
* ELOGIE-O
Assim, voçê demostra que seu filho é improtante. A autoestima dele vai subir de novo.
MEU FILHO SÓ OBSERVA, E AGORA ?
Isso acontece porque o adolescente (ou a criança) tem necessidae de se sentir inserido em algum grupo social. Ele não vai querer perder os amigos e ficar por fora, então acaba 'observando' tudo o que acontece e não faz nada para evitar, mesmo que discorde",. Encoraje seu filho a procurar a ajuda da escola e a defender os colegas, sem medo. Impor-se é a melhor opção. Pergunte o que ele prefere: ficar sozinho, fora da panelinha dos alunos agressores, ou ser maria vai com as outras?
CARACTERÍSTICAS DE UMA VÍTIMA
* Nunca quer ir á escola.
* Vai ou volta da escola sempre chorando.
* O rendimento escolar cai sem motivo aparente.
* Sempre perde a hora e não quer se levantar.
* Quando está em casa dorme o tempo todo.
* Apresenta sintomas de depressão.
* Alteração estranha de comportamento.
CARACTERÍSTICAS DE UM AGRESSOR
* Arrogância.
* Não sente culpa quando faz algo de errado.
* Acha que está sempre certo.
* Perde o controle com muita rapidez.
* Recorre á força por qualquer motivo.
* Preocupação extrema com a aparência e a imagem.
* Quer estar no conrtrole em todas as situações.
FONTE: Revista Ana Maria.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO