VERDADES E MITOS SOBRE HIGIENE ÍNTIMA


As farmácias e os supermercados estão cheios de sabonetes especiais para higiene íntima e uma infinidade de absorventes higiênicos. A novidade mais recente é um tipo de lenço umedecido específico para a região vaginal. Mas com tantas opções, fica uma dúvida: será que esses produtos podem fazer mal á saúde ? A higiene íntima da mulher deve ser feita diariamente, da maneira mais simples possível - com água e sabonete neutro. Esse cuidado simples pode fazer muita diferença no bem-estar da mulher. Porém, alguns produtos podem ser prejudiciais.
Veja as principais dúvidas sobre cuidados diários com a higiene feminina e previna problemas ginecológicos, como candidíase.
01 - O SABONETE ÍNTIMO É IGUALZINHO AO SABONETE COMUM.
MITO Os sabonetes íntimos têm um grau de acidez semelhante ao da região genital. Por isso, eles reduzem as chances de irritação na vagina. Porém, segundo os médicos, o ideal para higienizar a vagina é usar água e sabonete neutro (de glicerina).
02 - FAZ MAL USAR SABONETE ÍNTIMO DIARIAMENTE.
MITO Desde que o sabonete íntimo seja de ph neutro e sem perfume, não há problema. Os sabonetes comuns costumam ser ácidos demais ou de menos para a higiene diária da mulher.
03 - LENÇOS UMEDECIDOS PARA HIGIENE ÍNTIMA PODEM SER USADOS TODOS OS DIAS.
MITO Lencinhos umedecidos - das mesmas marcas dos sabonetes íntimos - podem ser guardados na bolsa e são ótimos para situações de emergência. Só não devem ser usados todos os dias, pois podem causar irritação e coceira.
04 - O PROTETOR DE CALÇINHA PODE SER USADO DIARIAMENTE.
MITO O protetor de calçinha diário é contraindicado, porque a região vaginal não deve ser abafada. O uso constante desse produto pode provocar corrimentos, coceira e infecções, porque torna o local excessivamente quente e úmido.
05 - ABSORVENTES PERFUMADOS PODEM DAR ALERGIA.
MITO O ideal é usar absorventes sem fragrância. Afinal, a ação de substâncias perfumantes pode causar ardor, alergias, coceira, fissuras externas e até dor na relação sexual.
06 - ABSORVENTES INTERNOS PODEM CAUSAR CÓLICA.
MITO A maioria das mulheres sente-se confortável com o uso de absorventes internos e não tem problemas com ele. O uso desse produto não tem problemas com ele. O uso desse produto não tem nada a ver com a cólica menstrual.
07 - O ABSORVENTE INTIMO PODE TIRAR A VIRGINDADE.
MITO Mesmo mulheres virgens podem fazer uso do absorvente interno. Esse produto não rompe o hímen: essa membrana é elástica e resiste bem á colocação de absorventes internos.
08 - AS CALCINHAS DE ALGODÃO SÃO MAIS RECOMENDÁVEIS QUE AS DE MATERIAL SINTÉTICO.
MITO A calcinha ideal para o dia-a-dia é a branca de algodão, porque facilita a transpiração e ventilação da vagina. A cor também é importnate: algumas calcinhas com cores berrantes podem liberar substâncias químicas do corante e causar irritação.
09 - O BANHO COM ÁGUA FRIA É MAIS INDICADO PARA A HIGIENE ÍNTIMA.
MITO A água fria agride menos a pele do que a quente, mas para a higiene a temperatura da água é indiferente.
10 - É MELHOR USAR PAPEL HIGIÊNICO BRANCO E SEM PERFUME DO QUE OS COLORIDOS OU PERFUMADOS.
VERDADE O perfume e a tinta do papel higiênico podem agredir a mucosa vaginal e irritá-la. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, dor ao urinar e dor na relação sexual.
11 - EM DIAS DE MENOR FLUXO MENSTRUAL, POSSO FICAR COM O MESMO ABSORVENTE O DIA TODO.
MITO O sangue, mesmo em pouca quantidade, è o ambiente perfeito para reprodução de bactérias e fungos que podem provocar doenças. Então, troque de absorvente a cada quatro horas.
FONTE: Revista Ana Maria.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO