COMO CONTROLAR A LABIRINTITE


A tontura é uma sensação muito comum para quem sofre de labirintite. Esse é um problema que afeta o labirinto, uma região que fica dentro do ouvido e é essencial ao equilíbrio do corpo. O otorrinolaringologista Ricardo Testa, de São Paulo, explica que esse pequeno órgão pode entrar em colapso por diversos motivos. "Na maioria dos casos, a labirintite está relacionada a diabetes,problemas vasculares, disfunções hormonais e tumores", diz. A boa notícia é que, com o tratamento adequado, dá pra controlar a doença.
APRENDA A CONTROLAR A DOENÇA
01 - Procure eliminar o cigarro, a cafeína e o álcool.
02 - Não fique muito tempo em jejum. Então cuidado com as dietas radicais. Alimente-se a cada três horas.
03 - Aumente a ingestão de água: beba pelo menos seis copos por dia.
04 - Repouse, mas sem exageros. Caminhe meia hora por dia.
05 - Evite os sucos de fruta industrializados.
CINCO RESPOSTAS SOBRE LABIRINTITE
01 - COMO É O TRATAMENTO DA DOENÇA ?
Depende da causa. Nem todas as tonturas se originam de um distúrbio no labirinto. Ás vezes, o problema está no cérebro, mas a maioria delas esta realmente relacionda ao ouvido. Depois de diagnosticada, a doença pode ser tratada com medicamentos tomados via oral ou com exercícios feitos em casa, para reposicionar o labirinto.
02 - QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA LABIRINTITE?
No caso das crianças, a doença pode causar mau rendimento escolar. Nos idosos, uma consequência gave são as quedas. " Como eles têm uma estrutura física mais frágil, aumenta o risco de quebrar ossos".
03 - EM QUAIS SITUAÇÕES A LABIRINTITE PIORA?
Sem receber tratamento adequado, a pessoa corre o risco de ficar incapacitada. A doença pode evoluir para um quadro mais grave, como a síndrome de Méniére, uma versão mais potente da labirintite. "Nesses casos, pode ser necessário fazer uma cirurgia",.
04 - O QUE FAZER DURANTE UMA CRISE?
Vá pra um lugar ventilado e não se deite. Fique sentada de olhos abertos, olhando para um ponto fixo na parede. Assim que a tontura melhorar, procure um médico. E lembre-se: labirintite não causa desmaios.
05 - COMO SOCORRER ALGUÉM COM LABIRINTITE?
Coloque-o sentado e nunca dê estimulantes, como refrigerante e café, nem coloque sal debaixo da língua. Jamais dê qualquer medicamento, pois isso pode prejudicar o doente. Se a crise persistir, leve-o ao hospital.
FONTE: Revista Ana Maria.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO