DICAS PARA VENCER O CANSAÇO


Hoje em dia, é difícil achar alguém que não se queixe de cansaço - especialmente no fim do ano, quando ninguém aguenta mais a correria com o trabalho, a casa e a família (e vêm as festas!). O problema é quando essa fadiga não passa. Quase 10 milhões de brasileiros sofrem de cansaço permanente, segundo uma pesquisa da Associação Americana da Sindrome da Fadiga Crônica. E as mulheres que costumam acumular múltiplas funções, ficam quatro vezes mais expostas a sofrer esse tipo de problema.
RISCO DE DOENÇAS
A falta de energia pode se manifestar em qualquer idade, mas costuma aumentar com o passar dos anos. "Noites maldormidas, alimentação inadequada, falta de atividade física e problemas psicológicos, como estresse, não deixam o corpo e a mente descansarem", explica o médico cardiologista Hélio Castelo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O resultado do cansaço acumulado é um risco maior de sofrer diabetes, hipertenção e doenças do coração.
Veja o que fazer para aumentar - e manter - o pique em cada etapa da vida e evite doenças crônicas.
QUANDO O CANSAÇO NÃO PASSA
Tem gente que sofre demais com o cansaço. È a síndrome da fadiga crônica, uma doença que costuma se instalar após uma infecção. Por razões desconhecidas, quando a doença vai embora ficam os sintomasde indisposição, fadiga e fraquesa muscular. Para saber se voçê sofre desse mal, fique atenta a estes sinais:
- Dor de garganta
- Nódulos inflamdos e dolorosos no pescoço
- Dores musculares
- Dor nas articulações, sem vermelhidão nem inchaço
- Dores de cabeça persistentes
- Dificuldae de memória ou concentração
- Sono que não alivia a fadiga
- Fraquesa intensa que persiste por mais de 24 horas depois da prática de quaisquer tipo de atividade física.
Se voçê apresentar mais de quatro sintomas por um período de pelo menos seis meses, voçê pode ser vítima dessa síndrome. Contudo apenas um médico pederá confirmar o diagnóstico.
VENÇA A FADIGA E A INDISPOSIÇÃO EM TODAS AS FASES DA VIDA
DOS 20 AOS 39 ANOS
01 - NÃO DESCONTE NA BEBIDA
Voçê pode até aproveitar o fim de semana para tomar uma cervejinha. Porém nunca afogue o cansaço na bebida. O excesso de álcool irá desgastar ainda mais seu organismo.
02 - FAÇA DO BANHO UM RITUAL
Toda mulher tem o direito de se presentear com um banho relaxante. Use e abuse de óleos de lavanda e camomila, que garantem um sono tranquilo.
03 - RESPIRE DIREITO
Tampe a narina direita com o polegar e inspire pela esquerda. Quando encher os pulmões, tampe a narina esquerda e solte o ar pela direita. Comece denovo agora com a narina esquerda tampada.
04 - DESLIGUE A TV
Não fique até altas horas da noite vendo TV para tentar baixar a adrenalina do dia de trabalho. Assista apenas um programa e, depois, leia. Livros e revistas relaxam.
05 - DESCUBRA SE TEM ANEMIA
A falta de glóbulos vermelhos no corpo (anemia) causa fraquesa.Previna-se comendo alimentos que são ricos em ferro: carne, ovos, derivados de leite e vegetais verdes-escuros.
06 - EVITE ESTIMULANTES SEM INDICAÇÃO MÉDICA
Não use sem prescrição médica remédios que prometem dar pique extra. Só um médico poderá te indicar qual é o medicamento certo para seu organismo.
07 - DURMA NA HORA CERTA
Nada como uma noite de sono para curar qualquer canseira. Tenha horário regular para dormir e acordar. Isso ajuda a recuperar o cansaço de um dia cheio.
08 - DESLIGUE O TELEFONE
Quando quiser descansar, nada de manter o celular ou telefone por perto! Só atenda em caso de urgência.
09 - DESCANSE DURANTE O TRABALHO
Dê ao seu corpo e ao seu espírito alguns minutos de descanso a cada hora.
Levante-se e ande. Estique um pouco o pescoço, os ombros e as costas. Isso vai eliminar as tensões da musculatura.
10 - FAÇA UMA MASSAGEM
Chame seu parceiro e aplique técnicas de massagem para um fazer no outro. Tente esta: pegue uma bolinha pequena e, com uma leve pressão, peça a ele que passe a bolinha em suas costas. Faça o mesmo nele. Tira o cansaço e ainda anima o parceiro para o sexo!
11- PARE COM DESCULPAS
voçê vive recusando convites para sair? Pois saiba que ver amigos, caminhar, passear no shopping ou ir a uma festinha não vão fazer voçê ficar mais cansada! Pelo contrário: sua mente vai se distrair e o cansaço irá embora num instante!
APRENDA A RELAXAR NO TRABALHO
12 - INCLINE A CADEIRA PARA TRÁS
Feche os olhos por alguns instantes, tentando relaxar.
13 - NÃO FIQUE NA FRENTE DO MINITOR EM LUGARES ESCUROS
Seus olhos recebem diretamente a forte luz do minitor e se desgastam. Deixe o local claro.
14 - CULTIVE PLANTAS AO REDOR
Elas diminuem a tensão do ambiente e dão um clima mais natural ao lugar. Isso desestressa todos!
15 - NÃO CANSE OS OLHOS NEM AS COSTAS
Procure manter uma certa distancia do monitor do computador. Segundo especialistas, a distância ideal é de 50 á 70 cm.
16 - TOME GUARANÁ
Garante uma boa disposição. Nas fases complicadas, recorra ao guaraná em pó, batido no liquidificador com água. Dá uma boa animada.
17 - RECORRA Á VITAMINA C
Tome vitamina C e um bom banho para despertar com mais disposição.
18 - NÃO FUME
Fique longe do cigarro. Ele só vai tirar sua disposição e levar embora todo seu fôlego.
19 - FAÇA UM CHECAPE
A partir dos 40 anos, é importante fazer uma avaliação anual para saber se o coração vai bem. Se a mulher for obesa ou fumante, os exames devem ser antecipados para os 30 anos.
DOS 40 AOS 59 ANOS
20 - ALONGUE-SE
Ao se levantar da cama, alinhe os pés e mantenha a postura ereta. Contraia o abdômen, estenda os braços para o alto e entrelace os dedos. Aí, é só espreguiçar em direção ao céu.
21 - MEXA-SE!
Tire uma hora do seu dia para fazer algum tipo de exercício. Vale caminhada, hidroginástica ou qualquer outra atividade de que voçê goste.
INVISTA NUMA BOA NOITE DE SONO
22 - TENHA SEMPRE UM QUARTO BEM-ARRUMADO
Mantenha os lençóis macios e cheirosos.
23 - EVITE SERVIÇOS DOMÉSTICOS Á NOITE
Encarar uma vassoura antes de deitar só te deixará mais agitada. Programe-se para acordar mais cedo no dia seguinte.
24 - NÃO SE AUTOMEDIQUE
Nada de usar remédios para dormir sem orientação de um especialista!
25 - ELIMINE PEQUENAS LUZES NO QUARTO
A luminosidade do DVD ou da televisão ligada atrapalha seu sono.
26 - VÁ PARA CAMA COM SONO
Isso evita que voçê fique rolando de um lado para o outro, irritada porque não consegue dormir.
27 - FAÇA AMOR
O sexo tem a capacidade de relaxar o corpo. Uma noite de prazer ás vezes é um santo remédio para aliviar o estresse do dia a dia.
28 - VÁ PRA CACHOEIRA
Nadar numa cachoeira revigora. Como nem sempre isso é possível, prepare um banho de ervas relaxantes em casa e tenha momentos de descanso na banheira.
ACIMA DE 60 ANOS
29 - ENERGIA PELO OLFATO
Cheiros gostosos são ótimos aliados para energizar um ambiente. Coloque seu óleo essencial preferido num difusor de aromas ou use um incenso. Voçê e sua casa vão mudar de vibração na hora!
30 - PROCURE A NATUREZA
Entrar em contato com o verde reforça a proteção do organismo e baixa a pressão arterial, dando a sensação de leveza. Vale passear num parque, cultivar um jardim ou até plantar ervas em potes de margarina.
31 - FAÇA ATIVIDADE EM GRUPO
Pode ser na igreja, na rua ou no condomínio. Voçê pode aprender ou ensinar crochê, pintura, receitas culinárias...Monte um clube do livro ou um grupo de orações. O mais importante é manter a mente ocupada com atividades que te dão prazer.
32 - TOME CHÁS
Chá-verde e chá-branco são ótimos para acordar o corpo e a mente. já erva-cidreira e camomila acalmam antes de dormir.
33 - DÊ E RECEBA CARINHO
Conforto, aconchego e segurança são três necessidades básicas para o bem-estar psicológico do ser humano. Nunca perca a oportunidade de demonstrar amor e afeto por seus filhos, netos, marido, amigos, vizinhos e bichos de estimação.
34 - CUIDE DOS PÉS
Faça um escalda-pés com ervas. Numa bacia, coloque chá de camomila ou capim-limão. Se preferir, acrescente umas bolinhas de gude para massagear os pés.
35 - COCHILE DEPOIS DO ALMOÇO
Feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Com apenas dez minutos de sono, voçê terá a sensação de ter descansado o suficiente.
36 - ACEITE A PASSAGEM DO TEMPO
É preciso aceitar com harmonia a passagem do tempo.
EMAGREÇA E COMBATA O CANSAÇO EM QUALQUER IDADE
Com uma alimentação saudável e o hábito de caminhar três vezes por semana, voçê pode perder até 6kg por mês. Siga as dicas abixo e elimine gorduras com batendo a fadiga.
37 - EVITE AFRAQUESA SEM CAIR EM TENTAÇÃO
Pegue leve no consumo de doces,. Invista em alimentos integrais, cereais, iogurtes, queijos e carnes magras, que ajudam a manter estável a glicemia. "Doces estimulam a queda de açúcar no sangue. Com isso, vem a sensação de fadiga e a vontade de comer novamente".
38 - CONTROLE OS CARBOIDRATOS
Alimentos com pão, milho, batata e macarrão são as principais fontes de energia de nosso organismo. Em quantidade balanceadas, garantem pique e bom humor. Em excesso, transformam-se em gordurinhas indesejadas. Ao consumí-los, opte pelas versões integrais. Além de energia, elas fornecem mais fibras, vitaminas e minerais, e também ajudam no bom funcionamento do intestino.
39 - ALIMENTE-SE COM BOAS FONTES DE BEM-ESTAR
Inclua na sua dieta leite e derivados (iogurte,coalhda,queijos), banana,abacate e frutas secas( ameixas e damasco). "Esses alimentos são ricos em triptofano, substância responsável por equilibrar os níveis de bem-estar no corpo. Eles são ótimos para melhorar o humor.
FONTE: Revista Ana Maria

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS DE CONGELAMENTO

COMO DESFIAR FRANGO CONGELADO NA PANELA DE PRESSÃO

O PODER DE CURA DO ALHO