NATAÇÃO É O MELHOR REMÉDIO PARA CRIANÇA COM ASMA



Um grupo de pesquisadores da Unicamp (Universidade de Campinas), no interior de São Paulo, conseguiu comprovar cientificamente que a prática da natação melhora o quadro geral da criança que tem asma. As informações são do Jornal da Unicamp.
O estudo foi conduzido no Ciped (Centro de Investigação em Pediatria) da universidade e utilizou um marcador clínico, a hiperresponsividade brônquica, para atestar a evolução positiva na melhora clínica de 30 pacientes, entre sete e 18 anos, acompanhados no Hospital das Clínicas.
Os resultados mostraram que os portadores da doença, depois de passarem pelos exercícios aquáticos e de técnicas de natação por um período de três meses, tiveram uma diminuição significativa da hiperresponsividade brônquica (termo que indica o aumento da sensibilidade que ocorre nos brônquios dos pacientes com asma).
A pesquisa é uma das três finalistas do Prêmio Saúde, promovido pela Editora Abril, cujo vencedor será revelado no dia 29 de novembro.
Com as investigações realizadas no Ciped, foi possível detectar o efeito positivo que a prática exerce no portador da doença. Antes de passarem pelas aulas de natação em 24 sessões, os pesquisadores submeteram essas crianças e adolescentes voluntárias ao teste de broncoprovocação que consiste na inalação de doses crescentes de metacolina – para avaliar o estado inicial do quadro.
Após três meses de prática do esporte, duas vezes por semana em aulas de 50 minutos, as crianças e adolescentes foram novamente submetidos ao teste de broncoprovocação por metacolina.
Segundo os pesquisadores, os resultados foram tão surpreendentes que muitos queriam abandonar o medicamento. A natação pode atuar como uma terapia auxiliar junto ao tratamento medicamentoso. O resultado do estudo ao ser comparado ao grupo controle, composto por 31 crianças que participaram dos testes de broncoprovocação, mas não praticaram a natação, atestaram o melhor desempenho dos praticantes do esporte.
WWW.R7.COM

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO