BULIMIA NERVOSA



Este transtorno alimentar é grave, merece cuidados, mas tem cura. Fique por dentro dos sintomas e veja como tratá-lo.

Comer excessivamente, sem controle algum e, em seguida, se sentir culpada e apavorada só de imaginar a possibilidade de engordar. A saída? Tomar laxantes ou provocar vômitos, para evitar o aumento do peso. É assim que age a pessoa que sofre de bulimia, distúrbio psicológico que, se não tratado a tempo, pode trazer consequências graves ao organismo. Conheça mais sobre este transtorno alimentar.

BULIMAI E ANEROXIA

Muitas pessoas confundem a bulimia com a anorexia, mas tratam-se de transtornos distintos. Pessoas que sofrem de anorexia comem pouco e são excessivamente magras. Os bulímicos podem ter peso normal e até mesmo estar um pouco acima dele, mas têm pavor de engordar e, por isso, provocam o vômito, tomam laxantes e diuréticos ou fazem exercícios de forma abusiva.

AS MAIORES VÍTIMAS

Segundo dados do Ministério da Saúde, a bulimia atinge cerca de 1% da população mundial, sendo 90% das vítimas mulheres, principalmente adolescentes. Isso porque, nessa fase, as meninas sentem necessidade de ser aceitas e admiradas pelo grupo, e a opinião dos amigos se torna extremamente importante. Somam-se ainda as mudanças hormonais que causam grandes transformações no corpo e no humor.

OS SINAIS DA DOENÇA

- Ingestão compulsiva e exagerada de alimentos.

- Vômitos autoinduzidos, uso de laxantes e diuréticos para evitar ganho de peso.

- Alimentação excessiva, porém sem aumento proporcional do peso corporal.

- Depressão e oscilações de humor.

- Obsessão por exercícios físicos.

- Comer em segredo ou escondido dos outros.

- Evitar lugares como praias e piscinas onde precisam mostrar o corpo.

- Interesse exclusivo por assuntos relacionados à comida, ao peso e à boa forma.

AS CAUSAS DO TRANSTORNOS

A bulimia nervosa é uma síndrome multideterminada, ou seja, é causada por fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. No entanto, a valorização do corpo magro como ideal máximo de beleza tem um papel importante. Problemas familiares, baixa autoestima e insatisfação com o próprio corpo também são fatores que influenciam o desenvolvimento da doença.

FIQUE ATENTO

A família deve observar especialmente as meninas que disfarçam o emagrecimento usando roupas largas e soltas no corpo e se recusam a participar das refeições em casa.- Procure ajuda. O tratamento da bulimia nervosa exige o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos e nutricionistas. - O ideal de beleza que a sociedade impõe está associado à magreza absoluta. É preciso cautela e bom-senso em relação a esses padrões estéticos. Aprenda a valorizar a beleza verdadeira e possível, admirando seu biótipo.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO