PARASITA PODE MATAR

Conhecida como barriga d'agua ou doença do caramujo, a esquistossomose é transmitida pelo parasita Schistosoma. Qualquer pessoa que se banhe ou beba água contaminada de lagos, rios e riachos - locais em que o caramujo normalmente vive - está exposta a infecção.
A doença é grave e pode levar a morte. Os períodos chuvosos fazem com que os caramujos sejam levados pela enxurrada. Ao melhorar o tempo, eles retornam e se , proliferam mais rapidamente. Por isso, quando o sol volta a brilhar, o cuidado ao tomar banho em fontes de água doce deve ser redobrado.
O ideal é que as pessoas não andem descalças ou bebam água em lagoas, pois nesse momento ela pode se contaminar.
Normalmente , os sintomas são de sangramento e muco nas fezes, enjoo e febre, mas só aparece com 30, 40 dias após o indivíduo ser infectado.
O tratamento é feito por meio de um medicamento de dose única, que tem 80% de eficácia. Segundo o especialista, quando o remédio não resolve, o proximo passo é a retirada do baço, através de cirurgia.
A doença precisa de muita atenção, já que o parasita pode ir passar no fígado, pulmão ou coração e causar a morte do indivíduo.
DICAS PARA FUGIR DO PARASITA
* BANHO - Como o caramujo gosta de águas limpas, o ideal é evitar os banhos em lagoas após a chuva e dar preferência a água corrente.
*PLANTAÇÕES - Cuidado com a horta, já que o caramujo se alimenta de folhas verdes.
* SAPATOS - A larva entra pela pele. Por isso, os pés devem estar sempre calçados, principalmente em época de chuva.
Fonte: Jornal Massa.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO