O QUE FAZER QUANDO FOR AMAMENTAR E TIVER EXCESSO DE LEITE

Não hesite em doá-lo a um Banco de Leite Humano e ajudar outros bebês que necessita ou, se preferir, procure uma unidade de saúde.
Descubra agora todo o procedimento de como retirar o leite, como higienizar o frasco onde o leite será guardado, como conservar o leite ordenhado e como oferecer o leite ordenhado à criança.
Vejam como proceder:
Prepare um frasco com tampa de plástico para guardar o leite. Lave o frasco, retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa. Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água. Ferva por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura. Escorra sobre um pano limpo e deixe secar sozinho. Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa. Dica: deixe vários frascos preparados.
Antes da coleta lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão. Lave as mamas apenas com água e seque as mãos e as mamas com toalha limpa.

Como fazer para retirar o leite (ordenha)?
Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo. Coloque o polegar acima da linha onde acaba a aréola. Coloque o dedo indicador e médio abaixo da aréola. Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo. Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite. Pressione e solte. A manobra não deve doer. No começo o leite pode não fluir, mas depois de pressionar algumas vezes, o leite começa a sair com mais facilidade. Despreze os primeiro jatos ou gotas. Abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa forrada com um pano limpo, com a abertura para cima. Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola. Mude a posição dos dedos ao redor da aréola para esvaziar todas as áreas. Alterne a mama quando o fluxo de leite diminuir e repita a massagem e o ciclo várias vezes. Lembre que ordenhar leite de peito adequadamente leva mais ou menos 20 a 30 minutos, em cada mama, especialmente nos primeiros dias. A retirada do leite pode ser feita ao mesmo tempo nas duas mamas. Após terminar a coleta, feche bem o frasco.

Como conservar o leite ordenhado?
Após a coleta, guarde imediatamente o frasco na geladeira, congelador ou freezer. Leite cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por até 12 horas, e, no freezer ou congelador, por até 15 dias.

Como oferecer o leite ordenhado à criança?

- O leite deve ser oferecido, de preferência, utilizando-se copo, xícara ou colher.
- Para alimentar o bebê com leite ordenhado congelado, este deve ser descongelado, de preferência dentro da geladeira. Uma vez descongelado, o leite deve ser aquecido em banho-maria fora do fogo. Antes de oferecer o leite à criança, deve-se agitar suavemente para misturar bem o leite.

ATENÇÃO: Leite descongelado não pode ser congelado novamente.
Fonte: duonutri.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO