PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA MENTER UMA GAROTA NA INTERNET

Ciberbullying
1. O que é?
É uma violência virtual semelhante ao bullying e à humilhação entre colegas, só que o ataque a uma pessoa é feito em vídeos, fotos e comentários.
2. Como prevenir ou reagir?
· Estimule a criança a contar para um adulto de confiança esse tipo de fato.
· Nunca responda às ofensas, mas grave todas as mensagens.
· Comunique a professores e coordenadores na escola caso as ofensas estejam partindo de colegas de lá.
· Em casos mais graves, dirija-se ao conselho tutelar, ao Ministério Público ou à delegacia de polícia mais próxima da sua casa e faça uma denúncia.
Aliciamento
3. O que é?
Alguém força encontros ou conversas pela internet e insiste para marcar encontros com crianças e adolescentes.
4. Como prevenir ou reagir?
· Fale para seu filho jamais usar a webcam em conversas com estranhos.
· Diga para ele não responder a mensagens e convites de desconhecidos. Fique de olho nas mensagens que seu filho recebe e salve as que achar suspeitas.
· Ensine-o a nunca aceitar um convite para encontrar um amigo virtual e a desconfiar de elogios excessivos.
Sexting
5. O que é?
Quando adolescentes trocam imagens de si mesmos sem roupa ou parcialmente nus com mensagens de texto eróticas e brincadeiras sensuais.
6. Como prevenir ou reagir?
· Pergunte ao seu filho se ele colocaria fotos sem roupa no mural da escola ou distribuiria imagens desse tipo aos frequentadores de um shopping center. Mostre que, ao expô-las na internet, está fazendo o mesmo.
· Alerte o jovem que não sabemos quem pode ter acesso a um conteúdo on-line. Nenhuma conversa na rede é totalmente confidencial, mesmo que aconteça por meio do celular com o namorado.
Uso excessivo
7. O que é?
Não conseguir ficar sem jogar ou acessar redes sociais por algumas horas. Permanecer o tempo todo na frente do computador. Deixar de dormir para continuar conectado e abandonar o contato com pessoas de carne e osso.
8. Como prevenir ou reagir?
· Ofereça alternativas de diversão, como esportes e brincadeiras com outras crianças ou reuniões com jovens da mesma idade para jogar um jogo de tabuleiro e comer brigadeiro de colher.
· Proponha um passeio, uma ida ao parque ou uma visita à casa dos avós.
Conselhos que você deve dar aos filhos
· A internet não é uma terra sem lei. Assim como você tem direitos e deveres na escola e em outros lugares, também tem na internet.
· O que você compartilha com seus amigos não fica só entre vocês. Informações pessoais nas redes sociais se tornam públicas, por isso, todo cuidado é pouco.
· Evite dar endereços de lugares que frequenta. Cuidado com o check-in (dispositivo que avisa nas redes sociais onde você está).
· Crie uma senha forte para entrar no computador e para acessar as redessociais, mesclando números, letras e outros caracteres. Não revele o código a ninguém, apenas para sua mãe ou seu pai.
· Se tiver algo de muito íntimo para dizer a alguém e quiser guardar segredo, use o telefone ou prefira falar pessoalmente.
· O que importa é a qualidade e não a quantidade de amigos. Não adicione qualquer um à sua rede!

 Fonte: Revista Viva.

Postagens mais visitadas deste blog

COMO DESFIAR FRANGO CONGELADO NA PANELA DE PRESSÃO

DICAS DE CONGELAMENTO

O PODER DE CURA DO ALHO