TIRE DA SUA VIDA O QUE ENCOMODOU EM 2013

Relacionamento

Ser solteira é muito bom, mas vamos falar a verdade: às vezes cansa. Principalmente quando você não consegue entender qual é a daquele gato: a chama para sair e a noite é ótima, daí some por duas semanas. Ou o carinha que diz com todas as letras que não quer compromisso, mas no seu aniversário aparece com um presente superfofo e manda mensagens quase todos os dias para saber como você está. Tudo isso ocupa seu tempo. E sua mente.

Detox agora!

O jeito é fazer uma detox das bravas. Ou melhor, jejum mesmo. Sem telefonemas, mensagens cifradas, sem flerte, sem obsessão, sem sexo. Ficar um tempo sem pirar na noia do “Por que ele não liga de volta?” vai fazer bem para sua vida. Precisa de um incentivo? Crie uma lista do que incomodava você nos últimos três caras com quem saiu. Tente desligar o chat do Facebook e bloquear, mesmo que temporariamente, aquele cara que você simplesmente não consegue parar de stalkear. Basta se lembrar da sugestão do item abaixo: você em primeiro lugar!
Amizade

Ser amiga é estar junto mesmo a distância e ajudar os amigos na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, quase como em um casamento. O problema é quando as necessidades da sua BFF se sobrepõem às suas e você deixa de prestar atenção em si mesma para olhar mais para ela. Quer um exemplo? Você descobriu um vazamento no banheiro, seu salto quebrou na entrada da empresa, seu computador travou e, para fechar com chave de ouro, você tomou um esporro do chefe porque cometeu um pequeno erro em um relatório, teve que ficar refazendo o arquivo e perdeu o jantar com o gato, que está arrasado. E, quando liga para sua amiga para desabafar, de repente se vê ouvindo sobre como ela está sofrendo porque um cara superbacana que ela conheceu no Tinder sumiu. E você passa 45 minutos dando colo e resolvendo os problemas... dela.

Detox agora!

Você nunca vai conseguir agradar a todos. Portanto, procure ao menos agradar a si mesma. Que tal cuidar de você da mesma forma que cuida da turma? Ou seja, sem problemas atender a moça, mas, depois de dar colo, combine que amanhã o dia de desabafar é seu — e só seu! Afinal, “não está fácil pra ninguém”. É claro que ela vai entender. Se ficar brava a ponto de não desculpar e fizer um dramalhão, vale avaliar se ela não está precisando de uma DR estilo acorda-para-a-vida ou se você não está precisando de novas companhias.

Família

Quando os problemas envolvem a família, não é tão fácil se excluir. Mas, se o tom ficou feio e virou briga, com direito a discussão no almoço de domingo ou gelo na cunhada, isso pode ser o melhor a fazer. “Se os embates afetam a qualidade de vida e a saúde, a pessoa deve evitar interferir, e ser realista a respeito dos seus próprios limites”, diz a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR).

Detox agora!

Sua família é sua família, não dá para mudar. Já que um confronto está fora de cogitação, evite maiores brigas sendo, simplesmente, mais leve. Se os ataques ou implicâncias ficarem mais diretos, o segredo é não internalizar nem levar para o lado pessoal — às vezes, é melhor se fazer de louca para passar bem, acredite.

Trabalho

Muitas mulheres têm dificuldade de dizer não, além da mania de acumular mais funções que os braços podem carregar. E essa síndrome, pelo visto, se espalhou deste lado do Equador. “A brasileira tem medo da reação dos outros, de perder os amigos, do que vão pensar”, diz a antropóloga Mirian Goldenberg, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esses pensamentos a impedem de delegar, como se só você pudesse executar as tarefas, e não deixam que perceba que o excesso de atividades está afetando sua rotina e sua produtividade — você acaba assumindo mais trabalho do que deveria, ou em um prazo humanamente impossível. Como angústia e perfeccionismo definitivamente andam juntos, o resultado de ser tão centralizadora é a impaciência, a hostilidade ou até mesmo a agressividade com colegas de trabalho que, no que devem ser suas próprias palavras, “não acompanham o seu ritmo”... Só que ninguém quer ser a office bitch, certo?

Detox agora

Aprender a dizer não é fundamental para a saúde física e psicológica. Tire um tempo para não fazer nada. Experimente ficar um dia inteiro (calma, pode ser durante o fim de semana!) sem olhar o celular ou o computador. Aceite suas limitações e as dos outros. Em vez de se fixar no que não deu conta, tire um momento ao final de todos os dias para avaliar tudo que você conseguiu fazer. Temos a tendência a olhar sempre para os problemas, o que gera um pessimismo que é como uma toxina para o cérebro. Pensando positivo, invertemos o jogo.

Fonte: Revista Viva.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO